A MRS Logística está abrindo as portas para um novo serviço de transporte, que irá conectar todo o noroeste do estado de Minas Gerais com as regiões metropolitanas de BH, Rio e São Paulo, além de portos estratégicos do Sudeste, com destaque para os Portos do Rio e de Santos.
Neste último dia 14/2, uma composição com origem no Porto do Rio chegou ao terminal da Multilift Logística, em Sete Lagoas (MG). Este novo serviço foi desenvolvido para atender a clientes tanto de cargas a granel quanto de cargas em contêineres, permitindo a integração da região com os maiores centros consumidores e produtores e com as principais portas de entrada e saída de produtos do país.
“Somente considerando as cargas a granel, temos potencial para transportar entre 250 e 300 mil toneladas já em 2017”, explica Magela Titonelli, gerente de logística e planejamento de demanda da MRS. “Com a abertura deste novo terminal para a operação com a MRS, a região passa a ter, além de uma nova conexão com a malha da VLI, uma solução de acesso direto aos portos do Rio de Janeiro e ao porto de Santos, ou seja, uma solução de alta performance tanto para a logística de abastecimento, com insumos nacionais ou importados, quanto para distribuição e exportação de seus produtos”, analisa.
O terminal rodoferroviário da Multilift está localizado às margens da rodovia MG 424, com acesso também pela BR 040, e possui cerca de 290 mil metros quadrados de área total. Para a operação com a MRS, foi disponibilizada área coberta de armazenamento com capacidade para 8 mil toneladas, além de pátios pavimentados totalizando cerca de 30 mil metros quadrados para a movimentação de granéis e contêineres. Segundo a Mutlilift, a oferta do novo serviço terá um impacto significativo para todo o município, que tem forte vocação industrial, num momento em que o setor produtivo precisa traduzir menores custos em competitividade.
“A parceria com a MRS é um grande passo para a Mutlilift consolidar o Terminal de Sete Lagoas como uma alternativa viável e imediata para a sua atual carteira de clientes, grande parte deles também atuantes nas regiões de abrangência da MRS. Além dos atuais fluxos conhecidos, novas perspectivas se abrem para a região em mercados potenciais, tais como o agronegócio e cargas conteineirizadas”, analisa Luiz Fernando Villela, diretor comercial da Multilift.
CONTÊINERES
A região de Sete Lagoas vem ampliar a abrangência do sistema de transporte de contêineres da MRS, que inclui rotas como Belo Horizonte-Rio, Rio-São Paulo, Vale do Paraíba-Santos e Campinas-Santos, nos dois sentidos (porto e interior). Essas rotas seguem o modelo de grades fixas, isto é, os trens possuem dias e horários pré-defiidos para partida e chegada ao destino, garantido confiabilidade e previsibilidade para os clientes, além dos naturais ganhos em escala e custo que o transporte ferroviário oferece.