Grupo TGA encara 2017 com o desafio de diversificar negócios e crescer 20% no Brasil
Os planos da TGA Logística (Fone: 11 3464.8181) para 2017 são bastante desafiadores: a Operadora pretende crescer pelo menos 20% a mais que os 25% do ano passado. “Estamos, mais do que nunca, empenhados em buscar esta marca nesse período de transição entre a crise e uma possível retomada de fôlego”, afirma o CEO da TGA Logística, Adilson Santos. Sobre o crescimento da empresa também em 2016, ele diz: “uma das alavancas mais significativas do nosso crescimento foi deixarmos de ser uma Operadora de médio porte para nos transformarmos em um grupo de empresas capaz de oferecer ao mercado qualquer tipo de solução logística”. Com isso, surgiu o Grupo TGA, criado para consolidar e expandir os negócios, sob novo organograma. A antiga TGA Logística agora está dividida em três unidades de negócios: TGA Transportes (transporte nacional urbano), TGA Logística (armazenagem e logística promocional) e Expresso TGA (transporte internacional). Ainda em 2016, a Operadora cresceu em todos os segmentos em que atua, especialmente o Logístico, com a aquisição de importantes clientes e investimentos de cerca de R$ 5 milhões em equipamento, tecnologia e recursos humanos. A empresa adquiriu novos cavalos mecânicos, carretas, empilhadeiras e transpaleteiras, contratou força de vendas e promoveu capacitação para motoristas. A sinergia entre os setores internos e com clientes e fornecedores também ganhou o reforço de um moderno software de gestão integrada, para todo o Grupo TGA, no Brasil e na América Latina. “Esse novo software permitirá aos nossos clientes o total acesso, via portal do cliente, ao rastreamento das cargas, ao controle do estoque em nosso poder e à gestão de documentos entre eles e a TGA”, explica o CEO. Além disso, outros dois Centros de Distribuição foram adquiridos em São Paulo, como base da expansão contínua para todo o território nacional. Agora, uma área total de 10.000 m² de piso de armazém e capacidade de movimentação de carga e descarga de até 2.500 ton/mês já opera com capacidade para abrigar até 7.000 posições-paletes. Santos também informa que, apesar da retração do mercado, a empresa espera uma recuperação da economia em médio prazo, que gere novas oportunidades de negócios e que lhe permita ingressar em outros setores da economia cuja viabilidade já vem sendo analisada. Um dos mais recentes é o de mineração. “A união com um parceiro internacional especializado em soluções para esta indústria será em breve anunciada e permitirá à TGA oferecer a este mercado, de maneira especializada, uma infinidade de produtos e serviços.”
Infor lança nova versão de seu pacote de soluções para otimizar o Supply Chain
A Infor (Fone: 11 5508.8800), provedora de aplicações empresariais específicas por mercado e desenvolvidas para a nuvem, lançou nova versão do Infor Integrated Business Planning (IBP), um pacote de soluções que oferece acesso às informações e ferramentas necessárias para otimizar os processos de Supply Chain. O novo combo integra processos de gerenciamento, como, por exemplo, planejamento de vendas, planejamento de operações (S&OP), planejamento de demanda (DP) e planejamento de suprimento (SP), em única solução para melhor visibilidade e controle de toda a cadeia. E pode ser desenvolvida na nuvem e on-premise, além de contar com recursos que unificam conjuntos de dados e permitem que os usuários colaborem globalmente para criar planos centrados nos objetivos do negócio, melhorando a confiabilidade e gerando os resultados esperados.
RTE Rodonaves amplia unidade em São João da Boa Vista, SP
A RTE Rodonaves (Fone: 11 2192.3100) está ampliando a capacidade da sua unidade em São João da Boa Vista, interior de São Paulo – Avenida 13 de Maio, próximo à Rodovia São João – Águas da Prata, que dá acesso à Mogi Mirim, Campinas e a São Paulo, capital. Os 6.000 m² de área total da nova unidade são mais que o dobro do espaço anterior.
BD inaugura Centro de Distribuição no Complexo Multilog
A BD (Fone: 0800 055.5654) – empresa global de tecnologia médica que produz e comercializa suprimentos médicos, anticorpos, reagentes, equipamentos e dispositivos para laboratórios e hospitais – inaugurou um Centro de Distribuição na Multilog (Fone: 47 3341.5000), em Itajaí, SC. Segundo Djalma Vilela, presidente da Multilog, esse espaço integra o Polo de Saúde da Multilog, consolidando-o como uma área desenvolvida e especializada para armazenagem de produtos farmacêuticos e equipamentos médicos e hospitalares. O Centro de Distribuição da BD fica junto à Bomi Logistics, Operador Logístico fármaco que desde 2013 opera na Multilog e participou do início do Polo de Saúde na empresa, com importações de produtos pelos Portos do Estado. O novo Centro de Distribuição da BD passa a oferecer dois produtos: os tubos e seringas preenchidas com heparina (PAS e PosiFlush), atividade que fará com que o volume de operações em Santa Catarina cresça, movimentando aproximadamente 2.500 posições-paletes. E, com o início das operações do CD na Multilog, a BD tem previsão de dobrar, ainda em 2017, seus valores de vendas, atingindo R$ 150 milhões de reais. Para 2018, prevê aumento de 50% em seu faturamento.
Asia Shipping inaugura novo armazém de carga geral em Santa Catarina
A Asia Shipping (Fone: 11 2179.1799)acaba de inaugurar um novo armazém de carga geral em Santa Catarina. Situado nas imediações de Itajaí, o espaço, localizado na Rodovia Jorge Lacerda, tem área de 2.000 m², será gerido pela empresa, com suporte operacional da APM Terminal, e conta com maquinário para movimentação de carga e mais oito salas comerciais dentro da própria unidade. “O novo armazém nos permite atender toda cadeia logística e oferecer aos clientes, efetivamente, uma logística integrada, door to door”, afirma Ricardo Tavares, diretor de contract logistics da Asia Shipping. Com o novo armazém, a empresa passa a incluir a distribuição, com uso do departamento rodoviário, como mais um dos serviços disponíveis aos clientes.
Columbia está operando o novo CD de exportação de peças da Ford na Bahia
A Columbia Logística (Fone: 71 2106.7200) começou o ano de 2017 com uma nova operação: o Centro de Distribuição de Exportação de Peças da Ford, em Simões Filho, BA – que funciona no Complexo Logístico da Columbia Nordeste. A nova unidade vai receber, consolidar e expedir material de 20 fornecedores da região Nordeste e exportar para fábricas da Ford na Venezuela, Índia, China, Tailândia, Rússia, México e Vietnã. Com a globalização, as linhas que produzem os modelos Ka e EcoSport nesses países utilizam muitas peças fabricadas exclusivamente no Brasil, incluindo estampados da fábrica da Ford em Camaçari. A entrega será feita diretamente no entreposto, de onde as exportações seguem para o destino de saída do país, através do porto de Salvador ou, em casos urgentes, por aeroporto. Este é o primeiro CD do Nordeste a usar um novo conceito de exportação de autopeças, em que todo o processo é feito dentro de uma área alfandegada, trazendo mais velocidade, controle e competitividade para a operação. Com uma área de 1.500 m², o novo armazém conta com área de escritório e docas virtuais para depósito de contêineres. Anteriormente, a operação de exportação era feita em um armazém externo, que operava como extensão do Complexo de Camaçari. As principais mudanças em relação ao sistema anterior incluem a realização da operação externa dentro de área alfandegada e a otimização de embalagens de exportação, com padrão global.
Nova solução de frete da Total Express atende pequenos e médios e-commerces
A Total Express (Fone: 11 2820.4601), empresa de logística do Grupo Abril, está lançando o e-TOTAL, solução de frete para pequenos e médios e-commerces. A novidade, que contou com investimento de R$ 8 milhões, entre infraestrutura, tecnologia e campanha de marketing, chega em meio à discussão sobre a suspensão definitiva do e-Sedex pelos Correios, que atendia grande parcela do comércio eletrônico de pequeno e médio porte. Com a iniciativa, a Total Express espera aumentar em cinco vezes a base de clientes com este perfil e crescer suas operações em 30% até o final de 2017. “Entre os diferenciais do e-TOTAL estão a coleta grátis, cargas 100% seguradas e entrega para regiões que representam 95% do potencial de consumo do país. O novo serviço também promete rapidez: o e-commerce que agendar suas coletas até às 11h terão suas encomendas retiradas no mesmo dia. O rastreamento online é outro diferencial, pois permite que tanto o lojista como o cliente acompanhem o processo. A contratação do serviço, o agendamento das coletas e a simulação do valor do frete estão disponíveis online e podem ser realizadas de forma simples e rápida”, completa o diretor geral da Total Express, Bruno Tortorello.
Martins e INLOG fecham parceria
O Grupo Martins (Fone: 11 3638.8200) e a INLOG vão atuar em parceria no transporte de cargas fracionadas na rota de Itajaí, Porto Navegante, SC, para a Grande São Paulo, SP. Segundo Abel Paré, CEO da INLOG, com essa parceria será possível fornecer a melhor solução logística para os clientes que não possuem grandes quantidades de mercadorias, suficientes para completar a lotação de um veículo. “Esse sistema permitirá a redução dos custos com a viagem e, consequentemente, melhora e eficiência no serviço oferecido”, completa.
Prosegur investe na logística de valores
A Prosegur (Fone: 11 3611.6788) segue seu plano de investimentos na área de negócio Prosegur Cash, responsável pelo serviço de logística de valores da operação brasileira. A empresa está investindo R$ 370 milhões (início em 2016 seguindo ao longo 2017) para ampliar a segurança de suas bases e frota de veículos. Com este montante, as bases receberam fortes investimentos em tecnologia e infraestrutura de ponta, tornando-as ainda mais eficientes e seguras, inclusive com uso de tecnologias que invalidam o dinheiro ou impossibilitam a chegada ao mesmo. Uma dessas tecnologias, o SIPE, sistema já instalado nos carros-fortes da companhia, impede o arrombamento do cofre pela formação de uma barreira de poliuretano que impossibilita o acesso ao dinheiro. A Prosegur também está renovando parte da sua frota de carros-fortes com novas tecnologias de segurança e investindo na ampliação da frota de caminhões para a operação de transporte de cargas especiais com alto valor agregado – eletrônicos, joias, medicamentos, entre outros.
GreenChem auxilia IC Transportes no controle de abastecimento
A IC Transportes (Fone: 19 2101.9999), um dos primeiros clientes, no Brasil, da GreenChem (Fone: 48 3012.2116) – empresa especializada na produção e na distribuição de Arla 32, bem como no fornecimento de sistemas profissionais de abastecimento –, iniciou a operação de abastecimento de Arla 32 para sua frota na matriz de Sumaré, SP, e mais duas unidades, Uberaba, MG, e Mauá, SP. O contrato de longo prazo firmado contempla fornecimento dos equipamentos, além do suprimento do Alar4you, a marca da GreenChem de Arla 32. Ao todo, a IC Transportes conta com capacidade instalada de 40.000 litros: sistema de abastecimento de 25.000 litros + dois dispensers de dois bicos em Sumaré; sistema de abastecimento de 12.000 litros + um dispenser em Uberaba; e sistema de abastecimento de 3.000 litros em Mauá. Os projetos destes sistemas foram desenvolvidos pela GreenChem e funcionam na modalidade “tudo incluso”, que garante ao cliente uma operação com equipamentos profissionais, desenvolvidos especificamente para o produto, visando durabilidade e confiabilidade, sem a necessidade de altos investimentos na compra dos mesmos, uma vez que entram no negócio como comodato.
Comfrio assume logística de alimentos perecíveis do Walmart no Paraná
A Comfrio (Fone: 11 4016.7979), empresa brasileira de inteligência em soluções logísticas de frio para a cadeia de alimentos e agronegócios, passa a responder por toda a operação logística e de armazenamento de alimentos perecíveis do Walmart no Paraná. O Centro de Distribuição voltado para a operação do Walmart fica instalado em Pinhais e tem área de 31.000 m², parte dedicada a hortifrutis e alimentos, com espaços em temperatura controlada e ambiente.
Software GFE da TOTVS chega aos transportadores e Operadores Logísticos
A TOTVS (Fone: 11 4003.0015) anunciou a expansão do software GFE para novos mercados. A solução de gestão de frete, que já atendia ao embarcador, passa a abranger, também, os transportadores e Operadores Logísticos. Para isso, o sistema passou por melhorias que permitem maior flexibilidade para atender às necessidades específicas desses mercados, de maneira intuitiva e adaptada às diferentes realidades de negócios. “Por exemplo, para uma transportadora, é comum contratar empresas parceiras para atuar em áreas que não sejam cobertas pela sua malha logística. O GFE está preparado para suportar essa operação, permitindo a gestão completa dessas contratações”, explica Angela Gheller Telles, diretora do segmento de Manufatura e Logística da TOTVS. O mesmo é valido para os Operadores Logísticos, que realizam o gerenciamento de frete dos seus clientes, e que, por nem sempre possuir frota própria de caminhões, contratam esse transporte de terceiros. “A partir de agora, essas empresas também podem utilizar o GFE para otimizar as suas atividades. Além disso, a TOTVS trabalhou na evolução do GFE, que ganhou novas funcionalidades, como a de Pátios e Portarias. Desenvolvida com o conceito de Yard Management System, a ferramenta proporciona a organização, o monitoramento e aumento da produtividade na entrada e saída de produtos, permitindo a gestão do fluxo de caminhões, desde o agendamento e registro dos veículos, passando pela pesagem e inspeções necessárias, até o controle das filas. Ou seja, contempla todas as atividades de transportes dentro das instalações da empresa”, finaliza Angela.
Canguru adota indicador de performance para monitorar qualidade nas entregas
Visando fortalecer o relacionamento com o mercado e melhorar o grau de confiabilidade da empresa, a Canguru Embalagens (Fone: 48 3461,9000), empresa do setor de plásticos e embalagens com destaque nos segmentos de higiene, beleza, alimentos e pet food, tendo como clientes marcas como Nestlé, Johnson & Johnson, Mars e Procter & Gamble, implementou um sistema interno de monitoramento das entregas que se baseia no indicador de performance OTIF (On Time In Full). Utilizada por grandes empresas de padrão internacional, a métrica conta com duas premissas básicas: os itens da venda devem ser entregues no intervalo de tempo negociado (On Time), estando em perfeitas condições físicas e dentro das quantidades estipuladas (In Full). “Para avaliar se estamos atingindo o grau de excelência OTIF, utilizamos uma ferramenta de Business Intelligence que faz varreduras no banco de dados logísticos da empresa. Parametrizada de acordo com o indicador, a ferramenta confronta informações dos produtos entregues com os dados do que foi acordado na hora da comercialização. Deste modo, é possível analisar se os prazos estão sendo cumpridos e se atendemos o cliente dentro daquilo que foi previamente negociado, podendo reduzir consideravelmente eventuais falhas no delivery”, explica Daniel Ghislandi, coordenador de TI da Canguru Embalagens.
Antes da implementação do OTIF como pilar de avaliação da qualidade nas entregas, a Canguru mantinha uma porcentagem de eficiência logística na casa de 60%, levando em conta tanto o cumprimento de datas quanto a distribuição correta dos itens aos clientes. “Com a nova métrica, nossa expectativa é aumentar o grau de êxito logístico para mais de 95% até o fim do segundo trimestre”, diz Marcelo Viera de Sá, gerente de negócios da Canguru.
Dentre as vantagens do novo sistema de monitoramento, o executivo destaca a rapidez na consulta de informações gerenciais do delivery (informações como ordens de venda, comprovantes de entrega e datas de recebimento), interação mais ágil entre as pessoas envolvidas no departamento de logística, capacidade para consulta em dados de até 12 meses anteriores e controle automatizado de todas as etapas da entrega.