Comemorando 81 anos, Setcesp lança instituto de pesquisa sobre TRC

Para dar maior embasamento técnico aos seus estudos, o Setcesp – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Fone: 11 2632.1000) criou o IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Cargas, que vai funcionar como um hub de informações do TRC.

Na cerimônia de lançamento, ocorrida no dia 24 de janeiro último, Tayguara Helou, presidente do sindicato, contou que há algum tempo, em viagem técnica ao departamento de trânsito de Nova Iorque, conheceu Fernando Zingler, que atuava como executivo no local. “Quando ele terminou seu período de trabalho e o mestrado em engenharia de transportes, veio para São Paulo. Eu não poderia desperdiçar essa oportunidade e tive a felicidade de contratá-lo para implementar o IPTC e ser o diretor executivo”, disse.

Na sequência, Zingler explicou que o instituto funciona como uma interface entre a área acadêmica e o mercado. “O TRC necessita de mais espaço para debate, pois é indispensável para o abastecimento urbano, estando atrelado à atividade econômica da região.”

As frentes de atuação do IPTC são: frota e infraestrutura (integração das restrições de trânsito, padronização dos estacionamentos e dos VUCs), políticas urbanas (estacionamento nas áreas centrais e miniterminais de cargas), uso do solo (integração metropolitana e contornos rodoferroviários), entregas noturnas (políticas urbanas), combates às ineficiências (roubo de cargas, informalidade e frota irregular) e gestão de dados (centralização e interpretação das informações).

“Por exemplo, no caso das entregas noturnas, queremos viabilizá-las e entender as dificuldades que impedem sua implantação. Com relação às multas, 4,45% das infrações de trânsito ocorridas em São Paulo em 2016 foram causadas por caminhões, precisamos mudar esse perfil”, explicou o diretor.

O instituto vai promover, ainda, workshops e eventos para atender as principais necessidades das transportadoras e da sociedade. Além disso, também será elaborada uma cartilha orientando os motoristas sobre as restrições de circulação.

Sem fins lucrativos, o IPTC está localizado na própria estrutura do Setcesp e, com o tempo, poderá contar com uma diretoria independente do sindicato. O site está em construção e irá abrigar todas as informações referentes aos TRC.

Primeiros levantamentos
Estudos já realizados pelo instituto mostram que cerca de 25% dos acidentes nas rodovias federais do Estado de São Paulo envolvem veículos de carga. Desse total, 57% acontecem durante o dia, em horário comercial, e, apesar da maioria dos motoristas sair ileso, há prejuízos para outros veículos, trânsito e estradas. A falta de atenção é responsável por 30% desses acidentes.

Já o levantamento sobre a frota instalada na base do Setcesp identificou mais 1,1 milhão de veículos de carga licenciados nos 50 municípios que compõem a base territorial da entidade – o número representa 38% da frota estadual.

Aniversário
Na ocasião de lançamento do IPTC, foi comemorado o 81º aniversário do Setcesp com um brinde entre todos os convidados. Dois ex-presidentes estiveram presentes: Manoel Sousa Lima Jr., diretor da RG LOG, e Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress Transportes Urgentes. Flávio Benatti, presidente da Fetcesp – Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo, também prestigiou a entidade. Por sua vez, a Mercedes-Benz entregou uma placa à instituição em reconhecimento à sua importância no setor. Considerado o maior sindicato patronal da categoria na América Latina, a entidade conquistou ao longo da sua história grandes realizações, alcançando, com o passar dos anos, abrangência e credibilidade junto à transportadores e representantes da esfera pública.