O e-commerce continua crescendo a bons números, o que faz dele um mercado promissor. A projeção é que o setor tenha movimentado no Brasil R$ 44 bilhões em 2016 e que, em 2017, esse número cresça de 8% a 12%. Para Luis Pelizon, diretor comercial da Rakuten (Fone: 11 3874.4568), multinacional que atua desde 1997 auxiliando lojistas de todo o mundo a serem bem sucedidos, apesar de essa taxa ser muito maior do que as perspectivas de crescimento da economia brasileira de um modo geral, ainda existe espaço para grandes incrementos, tanto de novos vendedores na internet quanto de novos compradores que ainda não tiveram a primeira experiência de aquisição online. “Menos da metade da população economicamente ativa sequer comprou na internet ainda, o que mostra que há um potencial de mercado grande ainda a ser explorado”, expõe.
Pelizon conta que o principal desafio da logística do e-commerce para o comprador é o custo do frete, que pesa na decisão de compra, interfere no aumento do tíquete médio e nos gastos adicionais. Para o lojista, o principal desafio é conseguir parceiros eficientes e de fácil integração com as plataformas.
“Por isso, a importância de se utilizar ferramentas que auxiliam o vendedor na otimização da tomada de decisão a ponto de escolher o melhor (e mais barato) fornecedor logístico, dependendo da origem e destino de um determinado pedido, que é o chamado leilão reverso de frete”, explica o profissional.
Soluções
A Rakuten oferece serviços que compõem os principais pilares do e-commerce, como plataforma, pagamentos, mídia e logística. “O ecossistema de alta performance da marca tem como diretriz única auxiliar o lojista, fazendo com que a tecnologia entregue todos os serviços de maneira personalizada às reais necessidades a um custo imbatível. Desta forma, deixamos o varejista com tempo, tranquilidade e, principalmente, mais recursos financeiros para investir naquilo que ele faz de melhor, que é encantar o cliente”, destaca Pelizon.
Entre as soluções da empresa está o Rakuten Logistics Gateway, que é capaz de reduzir até 50% os custos com frete do lojista virtual, evitando que contrate os serviços dos Correios. “Ele obtém isso automaticamente quando fecha o contrato com a Rakuten. Neste sistema, o lojista conta com uma tabela de frete diferenciada e o rastreamento da entrega”, explica.
Um dos clientes da marca é a Casalandia, que dobrou o faturamento, aumentou o volume de vendas em 30% e multiplicou por 15 o número de produtos diferentes em catálogo depois de adotar o Genesis, solução para grandes lojistas que não traz custos de setup e manutenção.
“Antes, nossa plataforma era quadrada, tinha um layout engessado e funções limitadas. Ela não se integrava ao nosso ERP e não podíamos oferecer cupons de desconto ou múltiplas formas de pagamento. Hoje conseguimos fazer tudo isso”, explica o proprietário da loja virtual, Bruno Feitosa Ferraz. Para ele, entre os benefícios da plataforma está o fato de não haver limitação de pageviews ou número de produtos catalogados.
O empreendedor acredita que o segredo para uma loja virtual nunca parar de crescer é a incessante renovação do mix de produtos – mais até do que o preço –, algo que só as plataformas mais inteligentes do mercado conseguem manejar.
“No ano passado, tínhamos na loja 300 SKUs. Hoje, com a nova plataforma, oferecemos 1,5 mil SKUs e a expectativa é que até o final do ano ofereçamos 4,5 mil tipos de itens. Quando decidimos fechar contrato, não imaginávamos que a diferença seria tão gritante, mas a mudança foi da água para o vinho”, comenta.
Por sua vez, a HOPE, pioneira no e-commerce de moda íntima no Brasil, desenvolveu totalmente seu novo projeto B2B em parceria com a Rakuten, da qual é cliente desde 2010. O canal B2B da marca já dobrou de tamanho várias vezes e o sucesso foi tanto que resolveu estender a parceria para todos os canais da empresa. Com a plataforma, a HOPE melhorou a exposição dos produtos e agilizou o processo de compra.
Já para a marca de calçados mineira Luiza Barcelos, o que fez a diferença na hora de escolher a fornecedora de tecnologia foi o recurso dedicado. “A empresa, que também utiliza a ferramenta Genesis, já havia trabalhado com outra plataforma cujo suporte não era satisfatório e não nos deixava seguros. Isso prejudicava muito a eficiência nos processos. Na Rakuten, há uma pessoa dedicada a cada negócio”, finaliza Pelizon.