O Tecon Salvador, terminal de contêineres operado pelo Grupo Wilson Sons na capital baiana, iniciou o ano de 2017 com bons resultados. As importações apresentaram alta de 51,9% no mês de janeiro, em relação a janeiro de 2016, gerado pela movimentação de Químicos e Petroquímicos com alta de 39% (EUA, Espanha e Rússia); Polímeros diversos com alta de 62% (Argentina e Singapura); Borrachas e suas obras com alta de 16% (Rússia e Itália).
Para o diretor executivo do Tecon, Demir Lourenço, os números são resultado de políticas assertivas que vêm sendo adotadas pela empresa nos últimos anos, como otimização no uso de recursos e excelência em gestão.
A cabotagem também apresentou alta de 13,9% no período. Os números positivos são resultado do incremento nos embarques de: Químicos e Petroquímicos +11% (Manaus); Construção Civil (Santa Catarina e Manaus) +384%; e Plásticos (Manaus) +482%. Na descarga, os setores em destaque foram: Arroz +20% (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e Alimentos +9% (Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco).
Na soma total de todas as operações realizadas pelo Tecon Salvador, o crescimento foi de 25,6% no mês de janeiro, com relação a janeiro de 2016. A alta acontece pelo terceiro mês consecutivo.