O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador voltou a investir em infraestrutura e adquiriu três novos eRTGs (Eletric Rubber Tyre Gantry Crane – guindaste elétrico de pórtico sobre pneus), que chegaram no terminal no último domingo, 5 de março, e demandaram um investimento de R$ 20 milhões. Fabricados pela chinesa ZPMC, – referência mundial em tecnologia na fabricação de equipamentos portuários em larga escala e maior fabricante de equipamentos pesados no mundo -, os guindastes têm características exigidas pelo Tecon Salvador, a exemplo da implantação dos mecanismos automatizados que colocam a máquina e todo entorno no estado totalmente seguro em caso de quaisquer riscos durante a operação. Após a chegada ao terminal, serão necessários em média 30 dias para que estejam montados e aptos para o funcionamento.
Os eRTGs oferecem mais segurança e alta performance para as operações. Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador, explica que, com a chegada desses guindastes elétricos, o terminal reduz as movimentações de contêineres no pátio, aumentando ainda mais a produtividade. “A inciativa, além de contribuir para nosso desempenho, representa nosso compromisso com a sustentabilidade. As novas aquisições chegam para somar à atual estrutura que dispomos, com os mais modernos equipamentos ecoeficientes do mercado”, ressalta a executiva.
O Tecon Salvador passa a contar agora com 11 RTGs (9 elétricos) e 6 portêineres STS – ship to shore crane) que funcionam através de um sistema que dispensa o consumo de óleo diesel, portanto, sem gerar gases poluentes (carbono e CO²). A energia gerada na descida do contêiner é acumulada para ser reutilizada na próxima movimentação da carga. “Com este mecanismo, uma só máquina deixa de emitir 48t de CO², em um ano”, ressalta David Wolfovitch, gerente de manutenção do Tecon Salvador. Outro ganho fundamental desta aquisição é o aumento na automação dos eRTGs, que possibilitam mais rapidez em seu manuseio, manutenção e prevenção com muito mais segurança.
A empresa também adquiriu em 2015 um escâner para inspecionar todas as cargas importadas ou aquelas solicitadas pela Receita Federal, movimentadas no terminal. Todos esses investimentos fazem parte do planejamento do Tecon Salvador para seguir atendendo às demandas do mercado com agilidade e segurança, consolidando-se como um dos portos mais bem equipados das regiões Norte e Nordeste.