Mercado Livre lança sistema de gestão de vendas para micro e pequenos empreendedores

Com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia de gestão entre micro e pequenos empreendedores, o Mercado Livre, considerado a maior empresa de tecnologia para o comércio eletrônico da América Latina, lançou um sistema que permite a esse público organizar e profissionalizar suas operações.

Chamada de Mercado Back Office Express, a solução é o principal resultado da aquisição da empresa KPL Soluções, realizada dois anos atrás, que previa o desenvolvimento de um produto que apoiasse aqueles que realizam cerca de 300 vendas por mês. Seu uso é gratuito, e nesta fase inicial está disponível aos vendedores que atuam no marketplace do Mercado Livre. Em uma segunda fase, uma versão será oferecida também ao e-commerce como um todo, atendendo a lojas online próprias e outros marketplaces.

A solução oferece ferramentas que automatizam as etapas de recebimento de pedidos; emissão de nota fiscal e cálculo de impostos; controle de fluxo de caixa; controle de estoque; conferência de pedidos; e emissão de etiqueta de postagem. Com essas fases automatizadas e agilizadas pelo sistema, o empreendedor terá uma economia média de tempo de 75 horas por mês.

Segundo estudos realizados pelo Mercado Livre junto a seus vendedores, um pequeno empreendedor do e-commerce chega a gastar o equivalente a 10 dias no mês para fazer a gestão de suas vendas. Com o sistema ERP, esse tempo é reduzido para o equivalente a um dia no mês. Outra vantagem é a redução de erros humanos durante a operação, evitando retrabalho, custos extras e trocas ou devoluções de produtos.

Nova área
Com esse lançamento, o Mercado Livre apresenta a mais nova área de negócios de seu ecossistema: o Mercado Backoffice, responsável por desenvolver tecnologias para a gestão no comércio eletrônico. A nova unidade atenderá todos os portes de vendedores: micro e pequenos, com o ERP recém-lançado; e médias e grandes empresas de e-commerce, com o sistema KPL Enterprise.

“Temos pesquisas que mostram que a demanda por tecnologia de gestão entre os vendedores pequenos é enorme. E os pontos críticos para eles são o controle financeiro e o de estoque. Se essas duas partes não caminharem bem, todas as outras ficam comprometidas, dificultando um crescimento sustentável”, afirma Renato Pereira, que está à frente dessa nova área.

Os micros e pequenos empreendedores do Mercado Livre já vêm registrando crescimento médio de 41% ao ano, de acordo com as últimas pesquisas encomendadas pela companhia ao Ibope Conecta, conforme acrescenta Helisson Lemos, presidente da empresa no Brasil. “Ou seja, são lojistas extremamente competentes. Esperamos ajudá-los a conquistar percentuais de crescimento ainda maiores”, afirma.

Mercado Envios
O Mercado Livre oferece há quase dois anos o serviço de cross docking para a cidade de São Paulo, voltado a vendedores que comercializam de 4 a 5 pacotes por dia, pelo menos. Recentemente, este serviço foi expandido para a região de Campinas e Ribeirão Preto.

No cross docking, assim que o cliente efetua uma compra no site, o lojista, que não possui produto em estoque, solicita que o fornecedor o envie para o seu Centro de Distribuição, onde ele não é estocado, mas sim conferido, embalado e enviado o mais rápido possível para o cliente.

Leandro Bassoi, diretor de Mercado Envios, Unidade de Negócios de Logística da empresa, explica que com a compra do Axado, líder nacional na gestão de fretes, no ano passado, foi possível melhorar muito a tecnologia de gestão desse serviço. “Em breve, o cross docking será estendido para outras regiões do Estado de São Paulo e outros estados”, anuncia.

A aquisição do Axado veio para ampliar os serviços da Mercado Envios, potencializando a entrada de lojas oficiais no Mercado Livre e aprimorando o sistema interno de gestão de transportes. “Oferecemos a comodidade de uma coleta no mesmo horário todos os dias e embalagens personalizadas grátis aos vendedores”, explica.

O Axado, por meio de suas soluções, automatizou o cálculo do frete para diferentes pesos e medidas de produtos, o que possibilitou a melhoria no desempenho e a agilidade das operações logísticas de grandes empresas. Além de garantir a melhor performance no cálculo do frete, a equipe de especialistas do Axado presta suporte diretamente aos lojistas quanto às dúvidas relacionadas ao frete, eliminando esforços por parte dos assessores de atendimento do Marketplace Mercado Livre.

Já o projeto de Fullfiment, que consiste no conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final, está sendo avaliado e será oferecido no futuro.

Bassoi lembra que a empresa opera em parceria com as melhores empresas de logística do mercado. “Nossos investimentos são em ferramentas de tecnologia para otimizar as operações logísticas do e-commerce”, destaca.

A área Mercado Envios foi criada em 2013 para facilitar o processo de entregas de mercadorias dos vendedores do site. Antes disso, o vendedor fazia internamente todo o processo logístico, desde a cotação do valor para envio e resposta ao cliente até a embalagem e despacho. “A logística era um ponto de muita atenção e desgaste por parte do comprador e do vendedor, que trocavam mensagens para combinar prazo e preço e, somente depois disso, fechavam a compra”, conta Bassoi.

Além disso, o vendedor de médio ou grande porte precisava ter um contrato com cada transportadora, renegociar valores e tabelas de fretes periodicamente, o que sugava tempo e esforço da equipe. Com o Mercado Envios, o vendedor passou a contar com uma padronização do custo de frete já no ato da compra, acompanhamento do envio do produto por rastreamento e seguro em caso de extravio ou roubo da mercadoria. “Do outro lado, o comprador também ganhou com essa nova ferramenta. Os valores de frete passaram a ser mais baixos, pois o contrato utilizado e a tabela de frete negociada são do Mercado Livre. Além do preço de frete mais baixo, ele passou a receber o código de rastreio diretamente no link do produto comprado, o que reduziu a quantidade de perguntas ao vendedor sobre a localização do produto”, finaliza.

NÚMEROS

A cada 1 segundo, são realizadas mais de 4.000 buscas e 6 compras no site do Mercado Livre. São 7,8 milhões de vendedores únicos e 23 milhões de compradores únicos. Atualmente, 372.000 pessoas na América Latina têm o marketplace como principal ou única fonte de renda, 111.000 delas só no Brasil.