O caminhoneiro baiano Luis Carlos dos Santos é o mais novo proprietário de um caminhão topo de linha do mercado. Ele foi recebido com uma grande festa ontem (4), na Casa Scania Movesa, para levar para casa o tão sonhado prêmio que ganhou ao se tornar o melhor motorista de caminhão da América Latina, em novembro de 2016.
Natural de Salvador, o profissional derrotou os outros 11 condutores classificados para a final latinoamericana do Scania Driver Competitions 2016, e conquistou o desejado título. A disputa inédita contou com participantes de Brasil, Argentina, Chile e Peru. Santos já é proprietário de um caminhão Scania Streamline R 440 6×2 zero quilômetro. As provas foram disputadas nos dias 26 e 27 de novembro, em São Bernardo do Campo, São Paulo.
“Estou muito feliz. Foi um dia inesquecível. Receber o caminhão na minha terra me proporcionou levar a minha família e amigos, pois com eles foi ainda mais especial. Minha vida toma um novo rumo a partir de hoje. Será totalmente diferente, especialmente em um momento de crise econômica, vou ter a chance de ser dono da minha própria empresa. Agradeço a Scania por mudar a minha vida”, afirma Luis Carlos dos Santos, 31.
“É um orgulho ter um brasileiro como o primeiro vencedor do SDC América Latina. A Bahia é um grande polo de transporte e de um enorme potencial. Desejamos que o Luis Carlos seja muito feliz com seu caminhão. Nestes tempos de dificuldades da economia brasileira, ter o próprio caminhão abre muitas oportunidades”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do SDC Brasil.
“A Scania Movesa será a responsável por oferecer todo o suporte que o Luis Carlos precisar na sua operação. Nós seremos uma “segunda casa” para o campeão. Ele poderá ver de perto nossa forma de atender as necessidades dos clientes, um diferencial já reconhecido no mercado baiano. Além disso, estamos muito felizes por ser um baiano o primeiro campeão da América Latina desta competição”, afirma Eduardo Shinohara, gerente-geral da Casa Scania Movesa.
Caminhão topo de linha
O Scania Streamline R 440 6×2 zero quilômetro que Luis Carlos ganhou é um sonho de consumo no mercado. Ele vem com programa de manutenção Scania, Seguro e Pacote Desempenho dos Serviços Conectados. Ou seja, o campeão recebeu uma solução Scania como prêmio para melhorar sua rentabilidade e produtividade, que é uma preocupação constante da marca. A Casa Scania Movesa será responsável por oferecer toda a cobertura ao campeão.
Os Serviços Conectados é uma das recentes novidades da marca, com início de comercialização em janeiro de 2017. Trata-se de uma solução inovadora para ajudar o transportador a fazer a gestão de sua frota por meio do uso inteligente de dados do veículo, a fim de encontrar alternativas rentáveis. Os Serviços Conectados Scania superam a barreira da telemetria para oferecer uma alternativa completa ao transportador com a disponibilização dos dados do veículo, uso inteligente dessas informações e consultoria customizada prestada pela rede de concessionárias, conforme as demandas de negócios e logísticas de nossos clientes. O pacote Desempenho permite a leitura e a identificação de dados de operação de uma forma muito mais detalhada, tanto para informações operacionais dos veículos quanto individualmente por motorista. O cliente e a rede de concessionárias Scania podem determinar com exatidão quais são os pontos que precisam de atenção, e, eventualmente, correção no estilo de condução de um motorista.
A história de um campeão
Cada um dos quatro países que competiram teve os três melhores motoristas classificados após meses de disputas em várias fases. No sábado (26), os 12 competidores fizeram quatro provas, entre elas teórica e de percurso. O domingo (27) começou com o teste de manobra individual ao volante. A soma dessas cinco avaliações classificou oito motoristas dentre os 12. Os oito candidatos se enfrentaram em duplas, em provas eliminatórias de habilidade na condução do caminhão e corrida contra o tempo.
Na grande final, Santos enfrentou o argentino Hugo Armando Valdiviezo, de 35 anos. Ambos tinham algo em comum, pois ficaram em terceiro lugar na fase nacional de seus países. Ou seja, não chegaram como favoritos entre os 12. A difícil prova que valeu um caminhão consistia em fazer um circuito em Z, dirigindo de ré e depois de frente derrubando pinos com a máxima destreza e no menor tempo possível. O brasileiro errou logo no começo e teve de manter a calma para vencer o argentino, que ao cometer uma sequencia de falhas foi superado pela agilidade de Santos.
Santos estava prestes a desistir da profissão, após seis anos de estrada. Mas, com a vitória mudou totalmente sua visão.