No último dia 6 de abril, a Sodimac abriu sua loja em Guarulhos, apresentando aos clientes da região uma proposta completa de produtos e serviços para construção, reforma e decoração. Localizada à Rua Bartolomeu de Gusmão, 316, com acesso à Rodovia Presidente Dutra, na altura do Km 223, trata-se da quarta loja no Brasil da rede que é líder no setor na América Latina. As três primeiras lojas Sodimac estão localizadas nas cidades de Barueri (bairro Tamboré), Ribeirão Preto e São José dos Campos.
Mais de 160 colaboradores, em sua maioria pessoas da região de Guarulhos, foram contratados para atuar na nova loja, que conta com uma ampla variedade de produtos, cujo cadastro contempla 80.000 itens nacionais e importados, sendo 30.000 com estoque disponível para retirada na hora.
Instalada em um terreno de 24.600 m², a megaloja tem aproximadamente 13.000 m² de área construída, sendo mais de 11.000 m² de área de vendas, e mais de 380 vagas de estacionamento para carros e motos.
Com a inauguração, a empresa, que é subsidiária do conglomerado chileno de varejo Grupo Falabella, passa a operar 247 lojas do setor em seis países: Brasil, Chile, Peru, Colômbia, Argentina e Uruguai. Em processo de expansão na América Latina, a companhia abrirá, futuramente, lojas Sodimac também no México.
Para conquistar os clientes de Guarulhos e região, a Sodimac aposta em seus diferenciais competitivos que proporcionam uma experiência de compra baseada em três pilares: preço baixo sempre, variedade de produtos com grande estoque na loja e assessoria aos clientes, que são atendidos por vendedores especialistas e têm à disposição uma ampla oferta de serviços de instalação, aluguel de ferramentas, entre outros benefícios.
A Sodimac tem o inovador formato “duas lojas em uma”, contando com as áreas Sodimac Homecenter, voltada para o consumidor final, e Sodimac Constructor, direcionada ao profissional do setor. Apesar de terem fachadas distintas, esses espaços são integrados e visam facilitar a compra e atender com excelência as necessidades dos diferentes perfis de clientes.
“Estamos otimistas. Nossas três primeiras lojas no Brasil são um sucesso de público e temos certeza de que a Sodimac Guarulhos também será. Sabemos do potencial da região e apostamos que conquistaremos os consumidores ao apresentar um novo conceito de loja, oferecendo tudo para a casa, com o preço mais baixo do mercado e ainda com a assessoria para entregar o projeto completo ao cliente, incluindo serviços de instalação, por exemplo”, explica Eduardo de Vries, diretor presidente da Construdecor, companhia que opera a bandeira Sodimac no Brasil.
Evandro Silva, diretor da loja Sodimac Guarulhos, chama a atenção para a localização estratégica, que contribuirá para atrair também clientes das cidades vizinhas, inclusive da capital paulista. “Nossa loja está localizada próxima à Rodovia Dutra, sendo visualizada por todos que passam por essa importante estrada”. Ele destaca também a política de preço baixo. “Temos o preço baixo sempre, mas se o cliente encontrar o mesmo produto vendido a um valor menor na concorrência, cobrimos a oferta e ainda damos 10% de desconto. Não é promoção temporária, isso está no DNA da Sodimac em todos os países onde atuamos”, garante.
A loja vai funcionar de segunda a sábado, das 7h00 às 22h00 e, aos domingos e feriados, das 8h00 às 20h00.
Duas lojas em uma: diferenciais da Sodimac Homecenter e Sodimac Constructor
Na Sodimac Homecenter estão os itens de iluminação, organização, decoração, móveis, tintas, pisos e revestimentos, utilidades domésticas e produtos de jardinagem. Vale destacar que a área de jardinagem ocupa mais de 1.000 m2, onde o consumidor encontra uma diversidade de plantas e flores, além de móveis, maquinários, ferramentas e acessórios para o jardim. Além disso, a loja em Guarulhos traz ainda uma área de pet shop, com artigos e ração para animais de estimação, e outra área com pneus e acessórios para automóveis.
A Sodimac Homecenter é pensada para o consumidor final, com exposições de produtos e sugestões de ambientes decorados. Um dos grandes diferenciais da marca é a oferta do serviço de instalação (pisos, pintura, montagem de móveis, ar-condicionado, cortinas, ventiladores de teto, luminárias, portas, kits de banheiro e cozinha, chuveiros e torneiras, entre outros). Assim, o consumidor pode comprar a tinta e o serviço de pintura, por exemplo, e terá sua parede pintada com a garantia da empresa. Outro destaque é o Centro de Projetos, onde desenhistas estão à disposição para auxiliar o cliente em projetos de cozinhas e banheiros, englobando desde o planejamento dos móveis ideais para o espaço até assessoria em relação a revestimentos, louças e metais. Além disso, na Sodimac os produtos são expostos com fichas técnicas, que auxiliam a conhecer melhor suas características, combinações e até aplicações – o que é ideal para os adeptos do “faça você mesmo”. A empresa também traz ao país sua marca própria de tintas, Kolor, que é preparada na hora, na cor da preferência do cliente. Com qualidade garantida, todas as opções coloridas são vendidas no mesmo preço que a tinta branca.
Já a Sodimac Constructor tem foco principalmente nos profissionais da construção (como eletricistas, pedreiros e pintores), disponibilizando materiais básicos para construção, ferramentas, portas, janelas, fechaduras, materiais hidráulicos e elétricos, equipamentos de proteção individual, entre outros. Um dos destaques do espaço é o circuito rápido de compra, que opera por um sistema de drive thru, permitindo o acesso de veículos dos clientes para o carregamento dos materiais. É uma modalidade inovadora no país, priorizando a economia de tempo do profissional.
Além disso, a loja oferece serviços personalizados, como aluguel de ferramentas e cortes de madeiras e ferros. Para fidelizar os profissionais, a empresa conta ainda com o programa Círculo de Especialistas (CES), que disponibiliza gratuitamente cursos de capacitação, treinamentos e visitas técnicas às indústrias. O profissional tem ainda diariamente café da manhã na loja e escritório com computadores e técnicos à disposição.
A Sodimac Constructor foi pensada para o profissional. E o que é bom para o profissional é excelente para o consumidor final, o dono da casa, que quer comprar diretamente os produtos para a primeira fase da obra, ou seja, a construção, com o mesmo preço que é pago por um profissional.
Vale destacar que, em ambos os espaços, há uma grande quantidade de estoque disponível na loja, que ficam expostos em pallets, juntamente com os produtos de mostruário e visíveis ao consumidor.