A expansão do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), unidade da operadora logística VLI no Porto de Santos, será inaugurada nesta sexta-feira (5). O projeto recebeu investimentos de R$ 2,7 bilhões e permitiu que a empresa passasse a embarcar açúcar e grãos. Quando estiver totalmente implantado, ampliará a capacidade anual do complexo marítimo para movimentar estas cargas em 14,5 milhões de toneladas.
Esse volume representa pouco mais de um terço do movimentado pelo Porto com essas duas mercadorias no ano passado. Em 2016, das 113 milhões de toneladas escoadas pelo cais santista, 39,38 milhões de toneladas foram referentes a carregamentos de açúcar e do complexo soja (grãos e farelo).
“Este é um momento de celebração, de um projeto que está 99% concluído”, comemorou Alessandro Gama, gerente do Tiplam. Para a inauguração, além de clientes da companhia, órgãos ligados ao setor e prefeitos das cidades da região, foram convidados o governador Geraldo Alckmin e o presidente Michel Temer. Até sexta-feira, os chefes do executivo nacional e estadual não haviam confirmado presença.
Localizado na Área Continental de Santos, o terminal fica às margens do Canal de Piaçaguera (via de navegação que sai em frente à Alemoa), ao lado do cais da Usiminas. Apesar da inauguração nesta semana, o projeto só será concluído totalmente em junho.
Fonte: A Tribuna