As embalagens mais usadas na logística – e agora também para decorar jardins, produzir móveis para residências e até decoração de festas – os paletes de madeira apresentam várias tendências de uso.
Por exemplo, Vitor Ferreira, do departamento comercial do Grupo Cia. do Pallet´s (Fone: 19 3831.3811), ressalta que muitas empresas estão optando pelos paletes PBR, pois têm custo menor que os sob medida – dependendo do modelo e da carga que se vai utilizar – e por serem utilizados mais vezes, quando a empresa consegue o seu retorno. “Na minha ótica, o uso dos paletes de madeira será cada vez maior. A madeira traz a versatilidade na confecção de várias medidas, a fim de customizar a movimentação de todo tipo de carga. É ambientalmente correto, já que é confeccionado com madeiras reflorestadas”, completa Joelma Marchi, do departamento de vendas da Ripack Embalagens (Fone: 19 3445.4501).
Por seu lado, Jose Ricardo Braulio, diretor da Jose Braulio Paletes/GEE Paletes Vermelhos (Fone: 11 3229.4246), diz que a tendência mundial que já chegou ao Brasil é a mesma que acontece em vários setores, como de veículos, bicicletas, escritórios, equipamentos e os mais variados nichos: compartilhamento (sharing), ou seja, pool de paletes, onde você usa de forma inteligente e otimizada os paletes, e paga somente pelo tempo que utilizar, com ganhos financeiros, de gestão e, ainda, um ganho ambiental com menores emissões de CO2.
“Temos hoje a resposta de que o mercado de paletes de madeira evoluiu além dos objetivos iniciais ‘do passado’, que eram as grandes empresas, já que, atualmente, as médias, pequenas e, principalmente, as microempresas aderiram a este tipo de embalagem, tornando-se, assim, mais competitivas. Portanto, creio que a evolução deste mercado está realmente acentuada e extremamente disputada”, completa Claudinei Antonio Duarte Ienna, diretor comercial da Palletem Palletes & Caixas de Madeira (Fone: 11 2028.9501).
De fato, segundo Eduardo Jack Jr, gerente comercial da Pallets Thomson (Fone: 81 3479.1613), existe a tendência ou, ao menos, a intenção de universalizar a aplicação do palete na cadeia produtiva. Uma maior padronização de medidas traria uma redução de custos na produção do palete e facilitaria o descarte ou reaproveitamento da embalagem, acrescenta ele.
Finalizando a análise das tendências de uso dos paletes de madeira, Wagner Mohr, diretor da Serraria Mohr (Fone: 11 3904.3788), pontua que outra delas é a de se utilizar paletes customizados que atendem necessidades pontuais de mercados específicos, mantendo as características adequadas à cadeia logística para armazenamento em rack’s metálicos e o transporte em geral. “Mas são projetos próprios, voltados à economia de material que propiciam redução de custo e abrangem consumidores de paletes tipo descartáveis e, também, de uso cativo, de acordo com suas peculiaridades e que não realizam operações intercambiáveis com suas embalagens”, completa Wagner.
Maior uso
Mas, a despeito desta versatilidade dos paletes de madeira, o seu uso poderia ser incrementado ainda mais com algumas medidas ou ações.
Jose Ricardo, da Jose Braulio Paletes, diz que os paletes têm uma estreita dependência da sua principal aliada, a empilhadeira, e talvez um incentivo fiscal no setor de fabricação de empilhadeiras e redução do custo gerem uma facilidade para as empresas adotarem empilhadeiras em outros setores ainda não explorados.
Já segundo Wagner, da Serraria Mohr, com o aumento da demanda da exportação, novos produtos e mercados incentivarão a produção de paletes de acordo com as necessidades destes projetos, abrindo novas frentes e expectativas ao setor.
“Porém, existe ainda boa parte de cargas que são empilhadas de forma manual, principalmente no que tange a cargas fracionadas, e há empresas que, em meio às dificuldades de mão de obra e de controle, insistem nesta operação morosa e de maior risco para sua atividade. Mas, com a melhora econômica e consequente aumento da demanda de consumo, certamente haverá um equilíbrio, diante da necessidade de movimentar maiores volumes – sejam transportados embalados e paletizados –, gerando rapidez com controle, segurança operacional e maior qualidade aos serviços”, completa o diretor da Serraria Mohr, falando agora dos fatores que impedem o maior uso dos paletes.
Seguindo nesta análise, Marcos Brito Costa, administrador da Briso Indústria e Comércio de Madeiras (Fone: 11 4543.6179), diz que não vê um fator que possa impedir o uso dos paletes de madeira, a não ser o investimento, mas levando em conta os benefícios, estes podem ser utilizados facilmente. “Além do investimento inicial, fatores como desconhecimento da utilização e de suas benfeitorias também são impeditivos ao maior uso dos paletes de madeira”, completa Ienna, da Palletem.
Na visão de Jack Jr, da Pallets Thomson, por não existir, ainda, uma padronização mais abrangente, que permita um fácil redirecionamento dos paletes usados, algumas empresas acabam tendo dificuldades para diminuir seu estoque de paletes usados. “Caso fosse possível, realmente, chegar ao nível ideal de padronização, a empresa que recebesse produtos acomodados nesses paletes padrões teria muito mais facilidade de fazer o intercâmbio, destinação, venda, etc.”, completa.
Importância
Diante do exposto, fica fácil reconhecer as vantagens do uso dos paletes. Afinal, como diz Jose Ricardo, da Jose Braulio Paletes, o palete é o equipamento de unitização de toda a cadeia, e sua importância é fundamental para o fluxo de mercadorias, “protegendo-as”, evitando perdas e damage, facilitando os inventários e gerando velocidade na carga e descarga de veículos. “Essa talvez seja a maior importância do paletes, acelerar a movimentação de materiais, o que permite economizar recursos de toda a cadeia, tanto financeiros, com o menor tempo do veículo parado para carga e descarga, como ao meio ambiente, com redução de viagens e, consequentemente, menores emissões de CO2”, diz o diretor da Jose Braulio Paletes. Ele também lembra que o palete de madeira já está consolidado em praticamente todos os mercados, e os setores que ainda têm espaço para crescer e adotar a paletização são o da construção civil e de materiais de construção, além de alguns setores do agronegócio.
Costa, da Briso, também lembra que o palete de madeira sempre teve uma grande importância na cadeia logística, levando em consideração os benefícios em tempo, organização e otimização de espaço – “o custo-benéfico é muito representativo, e hoje fica difícil imaginar o fluxo logístico sem os paletes”. Ele também destaca que os paletes de madeira têm uma grande vantagem: podem ser adequados facilmente às necessidades dos clientes e fabricados de acordo com as dimensões das embalagens dos mesmos – desta forma, se adéquam aos clientes sem que estes tenham que fazer mudanças nas embalagens já desenvolvidas. “Por outro lado, além da agilidade na locomoção dos produtos, a otimização de espaço e a organização com um custo relativamente baixo, as empresas que usam os paletes de madeira contam com um produto livre de poluição – desde o plantio das florestas até o produto acabado, o palete de madeira não polui o meio ambiente e é de fácil restauração e reuso, o que aumenta a sua vida útil”, aponta o administrador da Briso.
A análise de Ienna, da Palletem Palletes, também aponta para o fator custo. Levando em conta que “tempo é dinheiro” – diz ele –, hoje podemos afirmar que os paletes de madeira tornaram-se extremamente necessários, visando a movimentação de produtos e estoques com segurança, rapidez, organização e, o mais importante, custo de aquisição baixo, além de manutenção barata e fácil. “Tanto que seu uso está se disseminando por empresas médias, pequenas e micro-empresas, incentivado por fatores como rapidez, organização e custo favorável.”
O gerente comercial da Pallets Thomson diz que, com toda crise, vem, também, a busca por uma maior eficiência em todo o processo de produção. “Tempo é dinheiro”, também diz ele, e, para uma empresa continuar no mercado, é de extrema importância entregar seus produtos no menor tempo possível, sem riscos de perdas e com toda segurança nesse processo. “Sendo assim, os paletes, com sua importante função de simplificar movimentação e armazenagem, seguem auxiliando empresas a racionalizarem o uso de seu espaço e agilizarem o envio de suas cargas, diminuindo, assim, o custo do produto final”, completa Jack Jr.
Ainda de acordo com ele, o palete de madeira é o tipo de embalagem mais indicado para a carga que precisa ser armazenada/transportada por uma estrutura com custo baixo, alta resistência e, com aplicação de tratamento fitossanitário, até frutas frescas podem ser acondicionadas nessas embalagens de madeira.
Joelma, da Ripack, também lembra que os paletes de madeira assumem cada vez mais importância enquanto ferramenta de movimentação de produtos dentro da cadeia logística. “Num momento econômico de dificuldades como nosso pais atravessa, a busca por otimizar espaços, facilitar a movimentação, reduzir custos é cada vez mais valorizada, e nesse contexto o palete de madeira exerce um papel fundamental.”
A representante da Ripack também lembra que toda a cadeia logística está utilizando paletes de madeira, como os setores químico, petroquímico, farmacêutico, alimentício, de peças, autopeças, papel e celulose. “Apenas lugares úmidos, como câmaras frigorificas, por exemplo, são inibidores da utilização da madeira.” Ela também destaca a versatilidade da madeira que, “diferente do concorrente plástico, não requer investimento em matrizes e formas, que encarecem e dificultam mudanças e adequações de medidas.”
Wagner, da Serraria Mohr, ressalta que os paletes de madeira, por serem de custo relativamente baixo de aquisição e possuírem longa duração, haja vista as propriedades físicas e mecânicas das madeiras utilizadas, são de suma importância e assumem grande responsabilidade quanto à operação logística de armazenamento e transporte de mercadorias, atendendo todos os meios modais disponíveis. “Os paletes de madeira, por serem de fácil manutenção e baixo custo para reparos, atualmente têm sido muito procurados desde o fornecimento de componentes avulsos até a prestação de serviços de forma especializada, dando sobrevida e melhor aproveitamento ao investimento inicial dos mesmos”, completa o diretor da Serraria Mohr.
Por sua vez, Ferreira, do Grupo Cia. do Pallet´s, também falando da importância dos paletes de madeira dentro de logística hoje, informa que o mercado nacional hoje se encontra basicamente rodoviário, e o palete tem grande importância nesse fluxo. Apesar do momento econômico, ainda existe um crescimento favorável, principalmente nos paletes sob medida e PBR, completa.
O que as empresas oferecem
Briso – Produz todos os tipos de paletes de madeira – em pinus e eucalipto –, sempre de acordo com os requisitos dos clientes.
Cia do Pallet’s – Oferece paletes em eucalipto e pinus, além de desenvolver paletes especiais sob medida para acomodação de materiais específicos.
Jose Braulio Paletes – Fornece todos os tipos e modelos de paletes: one-way, padrão Abras PBR, Euro Palet, palete para exportação com tratamento fitossanitário HT e em medidas especiais, além do pool de paletes através de sua empresa especializada, a GEE Paletes Vermelhos.
Palletem – Produz paletes de madeira em modelos e medidas especiais, além dos tradicionais. Trabalha, também, com a renovação, reforma e reutilização de paletes.
Pallets Thomson – Está focada na produção nos mais de 50 modelos de paletes e outras embalagens industriais. Em sua grande maioria, trata-se do tipo one-way, utilizado no processo de exportação.
Ripack – Atende a uma gama bem variada de produtos, incluindo paletes confeccionados em pinus e eucalipto, padrão PBR e sob medida.
Serraria Mohr – Produz paletes para os mais diversos setores da economia, com madeiras de origem certificadas, podendo ser confeccionados sob medida de acordo com as necessidades do cliente, seja face simples ou dupla, reversível ou não, duas ou quatro entradas, além de modelos fora de série para peças de grandes extensões ou cuja base seja customizada para acomodação de produtos de carga pesada e/ou apoios especiais.