A DHL Supply Chain acaba de lançar no Brasil seu primeiro Centro Multicliente de Packaging – embalamento secundário, que consiste na produção de uma embalagem suplementar de um produto, conjunto de produtos, com ou sem brindes, para fins promocionais ou de comunicação de forma geral.
Com capacidade de atender clientes de diferentes tamanhos e mercados, o centro irá desenvolver kits, fazer a prototipagem, gerenciar os itens envolvidos, montar, acondicionar em caixas e paletes para armazenagem e distribuição.
Inicialmente, são 7 linhas de produção com a capacidade de montar até 3 milhões de kits por mês, com flexibilidade para expansão no curto prazo. A estrutura está localizada em Guarulhos, próximo ao Aeroporto Internacional, com uma área dedicada de 3.800 m², infraestrutura completa e capacidade de até 2.500 posições-palete.
“O centro irá viabilizar a produção de kits de baixo e médio volume a custos competitivos, através da captura de ganhos de escala com a combinação de diferentes clientes e segmentos, e com produtividade e eficiência no transporte e armazenagem”, declara Maurício Almeida, diretor de operações da DHL Supply Chain Brasil.
A empresa irá também oferecer serviços de desenvolvimento de embalagens secundárias, montagem e desmontagem de embalagens e kits, retrabalhos e etiquetagem para nacionalização de produtos importados – atividade muito demandada por multinacionais de forma geral. Nas atividades de packaging, serão aplicadas diversas tecnologias, tais como shrink, inkjet, sleeve, bags, cartuchos, etc., além de etiquetagem e rotulagem de produtos e embalagens. Destaque também para as etiquetadoras automáticas e semiautomáticas e a utilização de robôs, em alguns casos, para manuseio de produtos.
Os mercados alvo desta solução são empresas das áreas de consumo, automotivo, energia, tecnologia, saúde, além de editoras e veículos de imprensa (jornais, revistas, etc.).