Indústria 4.0 e Internet das Coisas são temas da Regional Conference LATAM

Por Bruno Colla

Nesta terça-feira, 6, teve início, em São Paulo, a Regional Conference LATAM, que reuniu cerca de 450 pessoas no Sheraton WTC Hotel, localizado na Av. Nações Unidas. Apesar do tempo ruim pela manhã na capital, o público superou as expectativas da organização. Os assuntos abordados no primeiro dia foram a Indústria 4.0 e a Internet das Coisas, seus conceitos e implicações no mundo atual e futuro.

O evento reuniu especialistas e diretores de diversas áreas, que falaram da transformação digital que estamos vivendo em toda a indústria. Primeiramente, o sr. Brad McBride, Gerente de Vendas da América Latina e Canadá da OSIsoft deu as boas vindas aos participantes. Na sequência, o professor de Pós-Graduação e MBA da ESPM, Gil Giardelli, trouxe uma apresentação sobre a transformação digital, estimulando todos a buscarem inovações que tragam mudanças.

Logo depois, o palestrante foi Sérgio Alexandre, consultor da PwC Brasil, que trouxe aos participantes casos no mercado de produtividade, dados e robotização na 4ª Revolução Industrial. Ainda na parte da manhã, Dominic John, Gerente de Marketing Digital da OSIsoft, falou um pouco sobre o papel do PI System na Viabilização de IloT. “A Internet das Coisas já está promovendo hoje uma completa transformação digital na indústria mundial”, afirmou em seu discurso.

Dominic John, Gerente de Marketing Digital da OSIsoft
Dominic John, Gerente de Marketing Digital da OSIsoft

Durante a tarde, empresas como a Vale, Comgás, Chevron, NOS e Klabin apresentaram cases de sucesso no que diz respeito à transformação digital possibilitada pela Internet das Coisas. Hoje, os workshops estão divididos por áreas da indústria, energia, indústria química e petroquímica e também metais, mineração e metalurgia. Entre as empresas que apresentam seus cases, estão a Hydro Alunorte, CSN e Vale, Braskem, Solvay, IHM, Insight, NOS e Itaipu. Já no debate acadêmico, participam representantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Unal (Universidade Nacional da Colômbia) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).