Por Bruno Colla
Nesta terça-feira, 6, teve início, em São Paulo, a Regional Conference LATAM, que reuniu cerca de 450 pessoas no Sheraton WTC Hotel, localizado na Av. Nações Unidas. Apesar do tempo ruim pela manhã na capital, o público superou as expectativas da organização. Os assuntos abordados no primeiro dia foram a Indústria 4.0 e a Internet das Coisas, seus conceitos e implicações no mundo atual e futuro.
O evento reuniu especialistas e diretores de diversas áreas, que falaram da transformação digital que estamos vivendo em toda a indústria. Primeiramente, o sr. Brad McBride, Gerente de Vendas da América Latina e Canadá da OSIsoft deu as boas vindas aos participantes. Na sequência, o professor de Pós-Graduação e MBA da ESPM, Gil Giardelli, trouxe uma apresentação sobre a transformação digital, estimulando todos a buscarem inovações que tragam mudanças.
Logo depois, o palestrante foi Sérgio Alexandre, consultor da PwC Brasil, que trouxe aos participantes casos no mercado de produtividade, dados e robotização na 4ª Revolução Industrial. Ainda na parte da manhã, Dominic John, Gerente de Marketing Digital da OSIsoft, falou um pouco sobre o papel do PI System na Viabilização de IloT. “A Internet das Coisas já está promovendo hoje uma completa transformação digital na indústria mundial”, afirmou em seu discurso.
Durante a tarde, empresas como a Vale, Comgás, Chevron, NOS e Klabin apresentaram cases de sucesso no que diz respeito à transformação digital possibilitada pela Internet das Coisas. Hoje, os workshops estão divididos por áreas da indústria, energia, indústria química e petroquímica e também metais, mineração e metalurgia. Entre as empresas que apresentam seus cases, estão a Hydro Alunorte, CSN e Vale, Braskem, Solvay, IHM, Insight, NOS e Itaipu. Já no debate acadêmico, participam representantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Unal (Universidade Nacional da Colômbia) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).