Galpões lonados: necessidades adicionais de armazenagem atendidas de forma rápida e a baixo custo

Solução de baixo investimento, não imobiliza o ativo, é de rápida implementação, não gera resíduos e impactos ambientais, já que possui fundação simplificada e elimina altas despesas com construção, terraplanagem e aterramento.
Estas avaliações são feitas por um fabricante de galpões lonados, quando se refere às suas características e benefícios. “Outra questão que vem à nossa cabeça quando pensamos em galpão lonado é a segurança. Afinal, eles devem proteger tudo aquilo que queremos estocar”, diz Edman Aquino, analista de Inteligência de Mercado da Tópico Soluções para Armazenagem (Fone: 0800 120.1200). Ele também ressalta que, para proporcionar esta segurança, os galpões lonados devem ser construídos com lona 100% autoextinguível e serem à prova de ventos fortes.
Raphael Caetano, sócio-diretor da Canvas Coberturas, Galpões e Serviços (Fone: 11 4749.7022), também lembra que o galpão lonado é um tipo de abrigo rápido de ser montado. Outra vantagem é a sua rápida transferência para novas plantas da empresa.
A estes benefícios dos galpões lonados, Paulo Renato Silveira, gestor de negócios da Rentank Macrogalpões Ind. Com. Coberturas (Fone: 11 4138.9282), acrescenta outros: não apresentam limites de comprimento quanto à área útil de instalação, permitem ampliação e redução rápida, de acordo com a necessidade do cliente, oferecem vãos livres de 10 até 40 metros e dispensam “Habite-se”.
“Além da agilidade na implementação, os galpões lonados podem ser instalados em qualquer tipo de piso, desde que nivelado, e por serem estruturas desmontáveis, não há necessidade de processo burocrático e são considerados provisórios, não havendo incidência de impostos”, complementa Claudio Bonetto, sócio-diretor da Topflex (Fone: 11 3459.6872). Ainda segundo a empresa, o galpão lonado é uma boa opção para as empresas otimizarem seus espaços, dentro do próprio site, reduzindo custos com aluguel externo.

Como selecionar
Todavia, para se obter todos estes benefícios atribuídos aos galpões lonados, alguns pontos devem ser considerados.
“Quando a demanda das empresas aumenta, sempre há necessidade de mais espaço, seja para produção, seja para armazenagem. Nessa hora, o empresário ou corpo diretivo do negócio irá procurar soluções para enfrentar esse gargalo. Na grande maioria dos casos, construir uma nova sede não é uma alternativa viável, pois os custos de terreno e construção são elevadíssimos, aliados ao tempo de concretização. Nesse contexto, o uso de galpões lonados se mostra a alternativa mais rápida e econômica”, destaca Eduardo Orteney, gerente de operações da Cobertex Soluções em Coberturas (Fone: 11 4546.8200).
Mas, segundo Caetano, da Canvas, um dos principais pontos a considerar é a real necessidade de expansão de estoque ou a nova logística que um galpão lonado pode trazer ao fluxo de carregamentos. Sem se esquecer, como diz Silveira, da Rentank, que se trata de um espaço adicional para estocagem, um produto de armazenagem temporária de rápida montagem e customizado às necessidades de cada cliente. “Podemos considerar também que os segmentos fazem uso cíclico destes galpões”, acrescenta.
Finalizando esta questão, Aquino, da Tópico, lembra que os galpões lonados podem substituir as construções de alvenaria quando tomados alguns cuidados quanto à escolha do fornecedor. “É importante sempre avaliar a qualidade da estrutura, com aspectos como galvanização e durabilidade do aço, assim como as especificações técnicas da lona de acordo com os órgãos competentes.”

Mercado
Mesmo diante destas vantagens, e a exemplos de outros segmentos da economia, os galpões lonados vêm enfrentando alguns problemas de mercado, em razão da crise econômica pela qual passamos.
“O mercado de galpões lonados para armazenagem vinha crescendo consideravelmente, porém, com a crise se alastrando por esses anos a demanda por esse tipo de produto caiu bruscamente até 2016. Nesse primeiro semestre de 2017 o mercado nacional reagiu bem às mudanças, e com a indústria produzindo mais, a venda e locação de galpão lonado para esse segmento vêm retomando força gradativamente e, se manter essa mesma linha de investimentos, temos uma previsão otimista para o fechamento do ano. O segmento vem retomando força em 2017, e esperamos que o mercado reaja mais com a ajuda dos governos e investimentos externos”, diz Caetano, da Canvas.
Também otimista, o gerente de operações da Cobertex salienta que a utilização dos galpões lonados no segmento da armazenagem está umbilicalmente ligado ao consumo. “Com as últimas medidas governamentais, pouco a pouco, a economia está aquecendo e, portanto, vem ocorrendo uma retomada da demanda por galpões lonados. Estamos otimistas com a retomada da economia”, diz Orteney.
Por seu lado, Silveira, da Rentank, diz que este segmento, como está basicamente inserido na indústria de base e infraestrutura, foi o primeiro que sentiu a crise, e também o primeiro que reage. “Passamos, sim, por algumas situações difíceis, onde tivemos que proteger o caixa e os investimentos, e agora, de uma forma muito leve, porém contínua, começamos a perceber uma recuperação de investimento nas empresas.”
Sobre as perspectivas para o setor, o gestor de negócios da Rentank salienta que, “imaginando que atuamos de uma forma muito forte no mundo das commodities e infraestrutura e temos segmentos importantíssimos ligados a esses eventos, como logística portuária, fertilizantes, mineradoras, papel e celulose, ou seja, todos os mercados ligados à infraestrutura ou exportação, o movimento é positivo, com a esperada retomada do crescimento”.
Na avaliação de Bonetto, da Topflex, o mercado hoje está muito disputado, com muito equipamento em estoque, ocasionando queda significativa nos preços praticados. Ainda segundo o sócio-diretor da Topflex, a expectativa em relação ao segmento, apesar das circunstâncias econômicas, é positiva, já que o produto é dinâmico e muito versátil, podendo atender o cliente com rapidez, suprindo sua demanda de curto e longo prazo.
“Na atual situação da economia brasileira, quando há escassez de crédito, somada à insegurança do mercado, os níveis de investimentos foram reduzidos drasticamente, fazendo-se necessário recorrer a alternativas flexíveis e que proporcionem baixo investimento. Os galpões lonados entregam as vantagens de expandir de forma rápida e eficiente sem despender de altos recursos financeiros, além de sua montagem rápida e que possibilita a redução ou o aumento da estrutura de acordo com o atual cenário de necessidade de armazenagem do cliente, proporcionando aumento de eficiência e redução de custos para toda a cadeia de Supply Chain”, aponta Aquino, da Tópico.
Ainda segundo ele, os galpões lonados ainda possuem bastante potencial para ganhar cada vez mais espaço no mercado. “Neste semestre já notamos que a economia começou a reagir, embora ainda timidamente. Para o segundo esperamos algo ainda mais positivo.”

Novos nichos de mercado
O galpão lonado é um produto muito versátil e pode se fazer presente em diversas áreas. “Um nicho não muito explorado, mas que vem aparecendo com frequência, são as coberturas para revitalização de monumentos e igrejas ou exploração de áreas, onde arqueólogos podem trabalhar sem interferência de intempéries”, comenta Caetano, da Canvas, sobre os novos nichos de mercado que se apresentam aos galpões lonados.
Na verdade, ainda há muitos nichos a serem explorados. No Brasil, a utilização dos galpões lonados está cada vez mais diversificada, mas ainda não se compara ao uso que é feito na Europa.
De acordo com Orteney, da Cobertex, no mercado interno, o uso de galpões lonados atende principalmente os setores industriais (variado), empresas de logística, transportadoras, depósitos, Centros de Distribuição, mercados, grandes obras, etc. Há um uso crescente de galpões lonados em stand de vendas e feiras, entre outros segmentos. No setor de eventos também há utilização. “Porém, ainda não há a mesma abrangência que existe na Europa, onde atendem desde as forças armadas até estabelecimentos comerciais. Na cidade de Berlim, por exemplo, é possível encontrar estabelecimentos comerciais funcionando sob galpões lonados”, finaliza o gerente de operações da Cobertex.