Comprometida com a segurança e a qualidade de suas operações, o que garante processos ainda mais ágeis e confiáveis, a unidade CLIA Itajaí da Multilog comemora a certificação como Operador Econômico Autorizado (OEA). A conquista foi na modalidade OEA-SEGURANÇA, como Depositário de Mercadoria sob Controle Aduaneiro.
O Programa Brasileiro de OEA consiste na certificação dos intervenientes da cadeia logística que representam baixo grau de risco em suas operações, tanto em termos de segurança física da carga quanto ao cumprimento de suas obrigações aduaneiras. Além de contribuir para aprimorar os controles aduaneiros por meio da gestão de risco, as empresas certificadas como OEA ajudam a melhorar a imagem do país e atrair investimentos.
No Brasil, o OEA faz farte de um Programa Internacional, AEO – Authorised Economic Operator. Surgiu em 2005, durante uma convenção da OMA, Organização Mundial Aduaneira, que aconteceu em Bruxelas, na Bélgica, com a proposta de integrar as aduanas e todos os operadores envolvidos na cadeia do comércio internacional.
“Estamos muito satisfeitos. Passamos a fazer parte de um seleto grupo de empresas compromissadas com a melhoria contínua de seus processos, focadas na segurança e atendendo a uma série de requisitos pertinentes ao nosso segmento”, pontua Djalma Vilela, Presidente da Multilog. Ele complementa que a Multilog está buscando também a certificação para sua unidade de Transportes e, posteriormente, para suas demais unidades presentes nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.
A certificação, formalizada por meio de publicação no Diário Oficial da União, deste dia 14 de julho, existe desde 2014 e é considerada um importante diferencial. Segundo o site da Receita Federal do Brasil, apenas 33 empresas no Brasil possuem a modalidade OEA SEGURANÇA.