Livro detalha implementação e resultados da logística lean num centro de distribuição

Analistas são unânimes: uma logística eficiente é sempre um desafio para boa parte das empresas. Se não for bem equacionada, ela pode se tornar um “ralo” de custos, gerar perda de competitividade e clientes mal atendidos.

Segundo a Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte (MG), mais de 13% dos custos das empresas vem da logística. Em alguns setores, pode representar até 20% do faturamento. A infraestrutura deficitária do Brasil acentua o problema, com perdas anuais em logística de US$ 83,2 bilhões, cerca de 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB), estimam especialistas.

Para ajudar as empresas a diminuir o prejuízo nessa área é que o Lean Institute Brasil está lançando o livro “Logística Lean em Centros de Distribuição”, de Alexandre Cardoso, um dos mais experientes especialistas no tema no país. O lançamento oficial será 19 de agosto, às 16h, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo (SP).

Em formato de manual ilustrado por infográficos e organização editorial também em tópicos – o que atende tanto a leitura aprofundada quanto a consulta rápida –, a obra detalha como implementar o sistema lean em centros de distribuição. Trata-se de uma das áreas mais estratégicas em empresas que precisam armazenar, separar e entregar o produto certo, no tempo correto, na quantidade adequada e no local preciso – atividades fundamentais para manter clientes satisfeitos, num setor cada dia mais complexo, com clientes exigentes, em tempos de comércio digital e enorme variedade de produtos.

O sistema lean é uma filosofia de gestão originária do modelo Toyota que vendo sendo adotada por empresas de diversos setores, incluindo nas áreas de logística. O livro detalha, então, como implementar nesse contexto alguns dos principais conceitos e práticas lean, como Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), tempo takt, nivelamento, trabalho padronizado, entre outros. A obra faz isso numa narrativa simples, didática e prática, tendo como base a adoção da logística lean numa empresa fictícia, a Alpha, mas baseada em fatos reais. E detalha também os resultados conseguidos. Por exemplo, aumento de 60% de produtividade, diminuição de 87,5% de erros, ganho de 30% de espaço físico, com redução de custos de aluguéis, entre outros ganhos.

O autor do livro, Alexandre Cardoso, tem mais de 20 anos de experiência prática em implementações do sistema lean em companhias dos setores de alimentos, químico, automotivo, metalúrgico, consumo e de serviços. Engenheiro eletricista, mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em lean pela Universidade de Kentucky, dos EUA, Cardoso é Gerente de projetos do Lean Institute Brasil, onde desenvolve materiais didáticos e ministra treinamentos.

Para Alvair Torres, professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e especialista no tema, a obra contribui com as operações logísticas ao colocar um olhar lean nos centros de distribuição. “O autor incorpora mais de duas décadas de experiência com os conceitos lean e, em particular, em como contribuem para a melhoria do desempenho logístico”, resumiu Alvair.

Para o professor José Roberto Ferro, fundador e presidente do Lean Institute Brasil, a obra é necessária porque os elevados custos de logística são um dos principais problemas das empresas. “Vai ajudar as companhias a lidarem melhor com isso e a ter clientes mais satisfeitos”, resumiu Ferro.

Segundo Francisco Barbeiro, Vice-presidente Executivo de Negócios de Consumo da 3M do Brasil, a obra é estratégica para quem precisa iniciar a jornada lean nesse setor. “É um livro para profissionais que acreditam na importância estratégica da logística, buscando processos integrados, eficientes e agregadores de valor para seus clientes”, ressaltou Barbeiro.

Já para Luis Gustavo Bragatto, Gerente de Logística da Antilhas, a obra representa uma oportunidade de aprendizado lean. “Expõe de forma simples os problemas enfrentados nas operações logísticas”, resumiu o executivo.

O livro tem seis partes básicas. Na primeira, o leitor aprende com o caso da empresa “Alpha” a identificar o que é valor do ponto de vista do cliente, a enxergar os problemas na logística, a analisar as causas por meio do método científico e a eliminar desperdícios com técnicas como o fluxo contínuo, o kanban e o sistema puxado.

A segunda parte, detalha como implementar uma série de conceitos lean necessários para melhorar os processos logísticos, como a Folha de Estudo de Processos, diagrama espaguete, cálculo do tempo takt, a forma correta de lidar com o ritmo e o padrão de trabalho, entre outros. Na terceira parte, foca nos processos de expedição e entrega, fazendo um detalhamento sobre técnicas para agilizar os trabalhos de logística externa, implementar a gestão visual, trabalhar com o conceito de milk run, entre outros.

Na quarta parte, detalha-se a aplicação lean, desta vez, no recebimento de materiais, em técnicas e conceitos como fluxo contínuo, gestão visual, kanban, sistema puxado, milk run, entre outros. Na quinta parte, o leitor aprende a desenvolver técnicas e conceitos para sustentar a implementação lean na logística. De forma similar, na sexta parte, o leitor acompanha os principais resultados e aprendizados gerados, assim como os próximos passos necessários para continuar evoluindo a logística lean.

O livro foi produzido e será lançado no Brasil pela Lean Institute Brasil (www.lean.org.br), de São Paulo, entidade sem fins lucrativos, referência mundial em lean, que há mais de 18 anos dissemina o sistema entre as organizações brasileiras. A entidade foi a segunda do tipo a surgir no mundo – a primeira foi a norte-americana (www.lean.org). Hoje, o instituto brasileiro é parte de uma rede de 17 institutos distribuídos por 17 países e 5 continentes (www.leanglobal.org).

Serviço:

O quê: lançamento do livro “Logística Lean em Centros de Distribuição”, de Alexandre Cardoso.
Quando: dia 19 de agosto, sábado, às 16h.
Onde: Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos. Avenida Nações Unidas, 4.777, piso 2, loja 245, Pinheiros, São Paulo (SP).

Realização

Lean Institute Brasil
www.lean.org.br