A TI marca o futuro da logística

Quando iniciei no segmento, as empilhadeiras eram imensas, sem praticamente qualquer recurso. Inclusive alguns modelos usavam o motor do Opala, da GM.

A mesma falta de recursos ocorria com os demais equipamentos aplicados à movimentação e armazenagem de materiais – não se usava o termo logística e, muito menos, Supply Chain. Além de tudo isto, o mais difícil era provar a eficiência da mecanização da movimentação e armazenagem de materiais.

Hoje, decorridas mais de três décadas, a Tecnologia da Informação se faz presente em todos os aspectos da logística – da tecnologia embarcada nas máquinas àquela aplicada nos armazéns, CDs e nas diversas operações do segmento. A ponto de podermos afirmar que a TI é, hoje, tão importante quanto os equipamentos que compõem a Supply Chain.

E é isto que o leitor vai perceber na matéria especial desta edição, que aborda a importância da TI aplicada à logística hoje e as tendências em termos de tecnologias de informação a serem implementadas no nosso setor.

Aqui, um número significativo de representantes de empresas fornecedoras de tecnologia oferece uma ampla análise, mostrando que, atualmente, não seria possível implementar as boas práticas aplicadas à cadeia de suprimentos sem o uso de ferramentas de TI. Uma reportagem que deve ser lida por quem realmente quer saber como será o futuro da logística inserida na indústria 4.0.

Outro destaque desta edição é a cobertura da solenidade de entrega do Prêmio Top do Transporte, promovido pelas editoras Logweb e Frota e já em sua 11ª edição. Foram 190 empresas que conquistaram a pontuação para figurar no Ranking Top do Transporte, em 17 categorias, de acordo com os próprios embarcadores.

Outra cobertura desta Logweb diz respeito à realização da terceira edição do Pharma Supply Chain & Health Brazil, realizado pela Anfarlog – Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística. Além do espaço dedicado à exposição de produtos voltados ao setor, o evento contou com o Congresso 3rd Pharma e mais dois fóruns simultâneos: o 1º Fórum Internacional de Cadeia Fria e Logística de Pesquisa Clínica e o 1º Fórum Internacional de Segurança na Cadeia Logística Farmacêutica.

E, em meio a muitas outras reportagens, também mostramos aqui alguns lançamentos: de duas empilhadeiras, de uma linha de caminhões e de um galpão logístico, o que demonstra que o mercado começa a dar sinais de recuperação.

Aproveite mais esta edição de Logweb. Atualize-se e faça a diferença no mercado.

Os editores