Volume de cargas exportadas e importadas cresce em Viracopos pelo 8º mês consecutivo

Os segmentos Papelaria e Publicações, Têxtil, Metal Mecânico, Automotivo, Farmacêutico e de Tecnologia alavancaram o crescimento da movimentação de cargas no mês de agosto no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Este é o 8º mês seguido de alta nas importações e nas exportações, reforçando mais uma vez a tendência de elevação do comércio exterior por meio do aeroporto.

No mês de agosto, as importações recebidas cresceram 31,37% em peso transportado pelo terminal de carga em relação ao mesmo período de 2016. No total, foram importadas 12.119 toneladas no mês passado, contra 9.225 toneladas em agosto do ano passado.

Este número de 12.119 toneladas recebidas no mês de agosto de 2017 já o maior volume registrado em um mês na área de importação desde novembro de 2014, quando foram registradas 15.033 toneladas.

Já no acumulado dos sete primeiros meses de 2017, o crescimento de peso movimentado na importação foi de 21,77% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 79.599,52 toneladas (de janeiro a agosto).

Entre os destaques na importação (por peso movimentado), comparados ao mês de agosto de 2016, estão os segmentos Papelaria e Publicações (735%), Têxtil (104%), Metal-Mecânico (75%), Tecnologia (15%) e Farmacêuticos (11%).

Exportação

O setor de exportação também manteve a tendência de crescimento pelo oitavo mês seguido. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 7,26%. Deixaram o país em agosto por meio de Viracopos 5.285 toneladas contra 4.927 do mesmo mês de 2016.

No acumulado do ano, a alta das exportações foi 13,51% em relação aos oito primeiros meses de 2016, com um total de 40.470,53 toneladas.

Entre os segmentos com maior destaque na exportação em relação a agosto de 2016 estão Equipamentos e Instrumentos Médicos (1.925% de alta), Móveis (28.987%), Tecnologia (203%), Automotivo (24%) e Papelaria e Publicações (2.352%).

Remessas Expressas

Também foi registrada expansão no setor de remessas expressas internacionais, denominadas de Curier. Somados os transportes importados e exportados, o crescimento nos oito primeiros meses do ano foi de 6,5% em relação ao movimentado no mesmo período de 2016, com um total de 3.431 toneladas movimentadas de janeiro a agosto de 2017.

Para a Gerência de Negócios de Carga e a Gerência de Operações de Carga Viracopos, essa tendência de crescimento reflete um reaquecimento no comércio exterior e indica que mais clientes têm preferido utilizar a infraestrutura de Viracopos por causa do trabalho eficiente e seguro que vem sendo desenvolvido pelas equipes do terminal de carga do aeroporto.

Terminal de Carga

O Aeroporto Internacional de Viracopos foi eleito em abril deste ano o 2º melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2017. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo.

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

No ano passado, Viracopos já havia ficado com o título de melhor aeroporto de carga da América Latina. “Nosso principal objetivo é a otimização da performance do aeroporto para os clientes, tanto para o terminal de passageiros quanto para o terminal de cargas. Essa premiação mostra mais uma vez que nossos investimentos e esforços estão no caminho certo”, destacou o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.

Desta vez, Viracopos evoluiu para a segunda colocação mundial na categoria de até 400.000 ton./ano, ficando atrás somente do aeroporto de San Juan Luis Muñoz Marín Airport (SJU), de Porto Rico, que ficou também com o título de melhor aeroporto de Cargas da América Latina.

Em 2014, o Air Cargo Excellence Awards já havia premiado Viracopos como o Melhor Aeroporto de Carga do Brasil e segundo melhor da América Latina, além de ter reconhecido o terminal como o melhor aeroporto da América Latina no quesito Operação de Carga.