Modal Marítimo chega com força total

É com muita satisfação que lançamos mais está publicação do Grupo Logweb, mostrando que estamos em constante expansão, cobrindo os mais variados segmentos da logística para levar conteúdos cada vez mais completos para os profissionais em suas atividades diárias.

Após conversas com representantes do setor marítimo, verificamos que havia uma lacuna nas publicações especializadas. Faltava espaço para matérias mais aprofundadas, que se relacionam diretamente com a realidade daqueles que atuam com esse tipo de transporte.

Neste número inicial, trazemos matéria sobre a tão falada – e comemorada – parceria entre o Porto de Antuérpia e o Porto de Açu, que promete catalisar o desenvolvimento de rotas comerciais entre os portos e acelerar o desenvolvimento do complexo industrial ao redor do porto brasileiro.

José Di Bella, o novo diretor-presidente da ABTP, é um de nossos entrevistados. Ele aponta as perspectivas para o setor portuário, especialmente com a aprovação do Decreto 9.048, que visa flexibilizar e desburocratizar as regras de operação para concessões, arrendamentos e também para terminais de uso privado.

Outro que analisa o segmento, com foco nos desafios, é Adalberto Tokarski, diretor-geral da ANTAQ. Para ele, o desenvolvimento do transporte marítimo mercante do Brasil depende, acima de tudo, de uma ação integrada entre governo, em todos os níveis, e a iniciativa privada, tanto do lado do produtor quanto do transportador.

Especificamente sobre cabotagem, entrevistamos três grandes empresas do ramo. Além de suas novidades, elas revelam que a perspectiva de crescimento é boa, mas que o modal ainda tem baixa representatividade na matriz de transporte brasileira, cerca de 9,6%, o que evidencia seu grande potencial de desenvolvimento.

Não deixe de ver, também, a matéria sobre a Intermodal South America, o maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, que, em 2018, estreará em outro pavilhão e em nova data de realização. A Logweb Editora será a responsável pela execução do catálogo do evento.

É isso! Esperamos que gostem! Estamos abertos para receber seus comentários. Não deixem de dar sua opinião!

Boa leitura!
Os editores