Com mais de 60 anos de atuação no mercado brasileiro de autopeças, a Nakata, fabricante de sistemas de suspensão, freio, transmissão e direção, acaba de automatizar o processo de solda na produção dos amortecedores na fábrica de Diadema-SP. Com a automatização desta etapa de fabricação, a produtividade dobrou, além de garantir mais segurança na operação.
Desde o início do ano, quando foi implantada a metodologia do Sistema Nakata de Produção (Lean Manufacturing), a fábrica melhorou a eficiência e produtividade em mais de 10%, aumento que o gerente da planta, Carlos Moura, responsável pelas operações da fábrica e também pela implementação do Sistema Nakata de Produção, esperava alcançar somente no final de 2017. Ele conta que a equipe de colaboradores é muito motivada e comprometida, o que ajudou a alcançar a meta de eficiência em julho, bem antes do previsto. “Fica mais fácil quando as pessoas se sentem parte da empresa, isso é fundamental, pois ficam envolvidas e a fase de implantação da gestão de manufatura acontece mais rápida e de forma efetiva”, explica Moura, engenheiro com mais de 30 anos de experiência em fábricas de autopeças.
O investimento em melhorias de ergonomia e automatização deve continuar nos próximos anos, visando aprimoramento em segurança, qualidade e produtividade. “O Sistema Nakata de Produção prevê melhorias contínuas, com implementação de processos e sistemas na busca de eficiência e redução de custos. Avaliamos continuamente os processos da área produtiva para torná-la cada vez mais eficaz e competitiva para atender a demanda de mercado”, conta.
Com certificação SGI – Sistema de Gestão Integrado que inclui: ISO9001 – Gestão de Qualidade, ISO14001- Gestão de Meio Ambiente, OHSAS18001- Gestão de Saúde e Segurança, a planta também eliminou por completo resíduos sólidos adotando sistema de nanotecnologia para pintura das peças, entre outras práticas sustentáveis que também foram aplicadas.