Invent lança robô para montagem de pedidos em pequenas operações
Lançado no Brasil pela Invent (Fone: 11 2833.0005), o Swift é um robô fabricado pela empresa americana IAM Robotics que não necessita de nenhuma adaptação no ambiente onde será utilizado para que possa operar. Gerenciado por uma interface na nuvem, é especializado na montagem de pedidos fracionados. De maneira totalmente independente, seleciona os produtos nas prateleiras do Centro de Distribuição, organiza-os numa caixa e entrega para o check-out. “Não é necessário investir em qualquer infraestrutura ou adaptação do galpão logístico e também não é preciso auxílio de nenhum funcionário”, conta Augusto Ghiraldello, diretor comercial da Invent. Além da independência, a confiabilidade e a precisão na montagem dos pedidos são as grandes vantagens do robô, segundo Ghiraldello, que também destaca o baixo custo e a performance otimizada dentro de galpões menores. “Por conta disso, a solução preenche um vácuo de tecnologia para empresas que trabalham com pequenas operações logísticas”, explica ele. O robô também é recomendado para operar dentro do setor de produtos de alto valor agregado – os cofres – de grandes CDs, assim como em áreas que demandam um alto nível de acuracidade.
Transpanorama está com nova estrutura em São Paulo
A Transpanorama (Fone: 44 3261.0000) está com nova estrutura em São Paulo – na Vila Jaguara, na Zona Oeste da Capital. A mudança de endereço ocorreu para melhor atender a demanda da base que, atualmente, recebe diariamente cerca de 250 caminhões, a maioria na operação dedicada ao transporte dos Correios. O novo espaço possui área total de cerca de 6.000 m² e conta com sala administrativa, pátio, abastecimento, oficina e dormitórios. A base da Transpanorama de São Paulo integra o mapa de infraestrutura da transportadora, que atualmente conta com 12 bases de apoio espalhadas por todo o Brasil em Estados como Paraná, Espírito Santo, Rondônia, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
LATAM Cargo Brasil inicia parceria com a rede Pague Menos no Rio Grande do Norte
A LATAM Cargo Brasil (Fone: 11 98644.0128) iniciou parceria com a rede de farmácias Pague Menos, que permitirá aos clientes realizarem o envio de suas encomendas para os destinos desejados, de forma prática e conveniente. O projeto começa pelo Rio Grande Norte, com pontos de venda do produto AJATO em quatro lojas localizadas em Natal (Petrópolis e Ponta Negra), Mossoró e Currais Novos. Voltado para o mercado de entrega rápida e para o comércio eletrônico, o AJATO é especializado no transporte de mercadorias de pequeno porte, até 15 quilos, como documentos, confecção, peças, calçados, livros e revistas. “O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado a ganhar uma parceria da LATAM Cargo Brasil com a Pague Menos. Isso decorre da boa capilaridade e logística terrestre eficiente do operador que atende as empresas no local, a L’auto Cargo, bem como da expertise e reputação da rede de farmácias e sua distribuição no Estado, onde dispõe de 40 lojas”, afirma a gerente sênior de Estratégia da LATAM Cargo Brasil, Gabriela Mundim.
Fibria inicia movimentação de madeira com guindastes em terminais marítimos
Já estão em operação nos Terminais Marítimos da Fibria (Fone: 0800 283.8383) – líder mundial na produção de celulose de eucalipto –, em Barra do Riacho, Aracruz, ES, e em Caravelas, BA, os primeiros dois guindastes – de um total de quatro – que fazem parte do projeto de modernização do transporte de madeira por via marítima entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. A movimentação de madeira com guindastes garante operações mais seguras, sustentáveis e produtivas. A Fibria está investindo R$ 54,4 milhões nesse projeto, incluindo obras civis e equipamentos. Fabricados na Finlândia, os guindastes de grande porte operam no carregamento das barcaças que transportam madeira, no Terminal de Caravelas, e no descarregamento das embarcações, em Barra do Riacho. Cada barcaça comporta uma carga equivalente a 100 viagens de caminhões tritrem, contribuindo para desafogar o tráfego nas rodovias.
Frota de blindados da Protege ganha 1º caminhão refrigerado
O Grupo Protege (Fone: 11 3156.0800) expandiu a atuação do serviço de Carga Segura com a chegada do seu primeiro caminhão blindado com baú refrigerado. O veículo é certificado pela ANVISA e pela Polícia Federal e será destinado a medicamentos, vacinas, insumos farmacêuticos e produtos perecíveis de uma maneira geral, que necessitam de rígido controle de temperatura durante todo o percurso de transporte da carga. O novo caminhão é equipado com conjunto cavalo mecânico da Volkswagen modelo Constellation 24.280 8×2, com blindagem que atende o nível mais alto de homologação estipulada pelas autoridades brasileiras e com capacidade para 14 toneladas de carga. O transporte é realizado com uma equipe embarcada de quatro vigilantes armados, com rastreamento por satélite e abertura de portas remota controlada pela central. O modelo “Troodon Pharma” da Protege foi projetado com baú revestido em placas de poliuretano, apropriado para transporte de produtos perecíveis, e acabamento em placas de fibra de vidro e cantoneiras moldadas em gel coat para melhor higienização do ambiente. Se houver qualquer problema de funcionamento com o sistema de refrigeração no modo elétrico, automaticamente é acionado motor diesel independente, garantindo alto nível de qualidade e eficácia no transporte de cargas que requerem controle de temperatura. O caminhão refrigerado ficará sediado na base da capital paulista, atendendo prioritariamente clientes de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.
Grupo Polar cria novo conceito em embalagem térmica para transporte de hemoderivados
O Grupo Polar (Fone: 11 4341-8600), considerado líder no mercado de fabricação de elementos térmicos para transporte de produtos termossensíveis, acaba de desenvolver uma solução refrigerada de transporte compacto. “A Hemosafe Pró é muito mais que uma embalagem para transporte de sangue, hemoderivados, materiais biológicos e reagentes químicos, é um sistema de transporte com monitoramento e rastreabilidade que oferece alertas e relatórios completos e eficientes das informações obtidas durante o processo logístico”, conta o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Leonardo Fernandes. Ele também diz que isso é possível por conta da tecnologia embarcada, Polar Sat Move, que monitora a temperatura, localização, ocorrência de impactos e acelerômetro em tempo real pela internet. “A inclusão do Polar Sat Move na Hemosafe, que é a embalagem mais econômica e leve das opções disponíveis no mercado, é opcional, no entanto esse sistema permite prevenir falhas que possam prejudicar a integridade e estabilidade dos produtos transportados e ainda reduzir custos”, explica Fernandes.
Rockwell transfere logística reversa para Columbia
A Rockwell Automation (Fone: 11 5189.9500), especializada em automação industrial, transferiu para o CD da Columbia (Fone: 11 3330.6700), em Cotia, SP, sua unidade de reparos de equipamentos e componentes. Os produtos que passam por manutenção são aqueles que estão dentro do prazo de garantia ou que, por motivo de danos mecânicos, elétricos ou eletrônicos, não são classificados como mau uso. A Rockwell já era cliente da Columbia desde 2003. Agora, o Operador atua em toda a cadeia de suprimentos da empresa no Brasil: importação, distribuição, logística da assistência técnica e recebimento da logística reversa. O objetivo da Rockwell ao transferir sua unidade de reparos para a Columbia foi, primeiramente, eliminar o estoque de componentes e equipamentos de reposição dentro empresa. Mas houve também ganhos de eficiência: a troca de produtos agora é feita em até 24 horas e o nível de serviço está acima de 99%. Os custos administrativos e com frete também foram reduzidos, já que todos os processos logísticos e de assistência técnica são realizados no mesmo local.
Golden Cargo inaugura Centro Logístico em Dourados, MS
Especializada no gerenciamento e na operação da cadeia logística de insumos – como defensivos agrícolas e produtos químicos embalados – a Golden Cargo (Fone: 11 2133.8800) acaba de inaugurar um Centro de Armazenagem e Distribuição na cidade de Dourados, MS. Trata-se do segundo CD da empresa no Estado – o primeiro foi inaugurado em 2002 na cidade de Campo Grande. O CLAG – Centro Logístico Avançado Golden, como foi batizado, é um importante passo na estratégia da empresa de estar cada vez mais próxima da produção agrícola do País. “Estamos ampliando nossos serviços e soluções e quanto mais perto estivermos das revendas e produtores melhor será para toda a cadeia”, afirma Oswaldo D. Castro Jr., presidente da Golden Cargo. De acordo com a empresa, o objetivo é que, no futuro, o CLAG se torne um centro de apoio a toda a cadeia de suprimentos do agronegócio. Em breve, além de defensivos, ele também abrigará sementes e outros insumos. O novo CLAG de Dourados consumiu investimentos da ordem de R$ 9 milhões e conta com 5.000 m² construídos, em um terreno de 34.000 m². Sua estrutura contará com mais de 4.000 posições-palete para armazenagem verticalizada, além de área dedicada a produtos inflamáveis e infraestrutura completa de prevenção e combate a incêndios.
Petlove muda política de entrega no Brasil
Com o objetivo de descentralizar a distribuição dos produtos no país e incluir novos estados na política de frete grátis, a Petlove (Fone: 11 3335.0200), considerado o maior e-commerce PET do Brasil, iniciou uma nova ação, que requereu investimentos em torno de R$ 2 milhões, para que outras regiões sejam surpreendidas com os novos valores na hora de finalizar a compra. No cenário atual, a Grande São Paulo ficou com frete grátis para pedidos acima de R$ 119,00, o interior/litoral de São Paulo e todo o Estado do Rio de Janeiro com frete grátis para pedidos acima de R$ 189,00 e estados como ES, MG, PR, SC, DF e RS: frete grátis para pedidos acima de R$ 299,00. Além de ficar mais proveitoso para o consumidor, a marca espera crescer 20% mais rápido nessas regiões, pois a mudança representa novas perspectivas em relação ao valor final, principalmente em regiões mais distantes. Com mais de 50 mil visitas diárias no site, a Petlove é a companhia que possui o maior tráfego no Brasil do segmento PET e em 2016 foi responsável por 25% do online.
Librelato lança furgão frigorífico
A Librelato Implementos Rodoviários (Fone: 48 3478.2400) acaba de lançar o seu furgão frigorífico. A expectativa é que as vendas sigam num bom ritmo já a partir de setembro, com cerca de 20 unidades comercializadas por mês. O lançamento pode ser acoplado a um caminhão 6×2 ou 6×4, variando o comprimento entre 14,6 metros (28 paletes) ou 15,55 metros (30 paletes). A capacidade de carga também pode variar, dependendo do número de eixos. “Entre outros destaques, o modelo conta com processo de injetamento moldado dos painéis laterais, teto e assoalho, tendo um ganho térmico em relação aos demais produtos já existentes no mercado, gerando uma economia de 6%”, diz o engenheiro Nevio Poletto. Os produtos serão fabricados em Concórdia, SC, por meio de uma parceria com a Pavan Indústria de Carrocerias Frigoríficas, pois na região concentra-se cerca de 40% do consumo nacional do produto.
Unidade da Multilog é certificada como Operador Econômico Autorizado
A unidade CLIA Itajaí da Multilog (Fone: 47 3341.5000) comemora a certificação como Operador Econômico Autorizado (OEA). A conquista foi na modalidade OEA-Segurança, como Depositário de Mercadoria sob Controle Aduaneiro. O Programa Brasileiro de OEA consiste na certificação dos intervenientes da cadeia logística que representam baixo grau de risco em suas operações, tanto em termos de segurança física da carga quanto ao cumprimento de suas obrigações aduaneiras. Além de contribuir para aprimorar os controles aduaneiros por meio da gestão de risco, as empresas certificadas como OEA ajudam a melhorar a imagem do país e atrair investimentos. Djalma Vilela, presidente da Multilog, informa que a empresa está buscando, também, a certificação para sua unidade de Transportes e, posteriormente, para suas demais unidades presentes nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.
DHL recebe Certificação de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem de Produtos da área de saúde
A DHL Supply Chain (Fone: 19 3206.2200) recebeu a terceira certificação em boas práticas para equipamentos médicos e produtos para saúde/correlatos pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O Certificado de Boas Práticas, referente ao Centro de Distribuição localizado em Osasco, SP, comprova que a empresa cumpre com todos os requisitos da agência reguladora na prestação de serviços a clientes da área, além do foco na melhoria contínua de processos, padronização e excelência operacional. A DHL já havia obtido este certificado para os Centros de Distribuição em Anápolis e Barueri. Para a concessão desses certificados, a ANVISA realizou rigorosa auditoria em todos os processos, como: documentos, procedimentos, validação, qualificação, sistema informatizado, licenças, treinamentos, capacitação e processos operacionais.
Elog implementa novo sistema de leitura de código de barras
A Elog (Fone: 11 3305.4100) está implementando, em seu Centro de Distribuição de Alphaville, São Paulo, a leitura de código de barras GS-128, que permite o rastreamento de itens desde a chegada até a saída do armazém. A adoção desse padrão é voltada ao segmento de healthcare e permitirá, também, fazer a leitura de uma série de informações variáveis em um único código de barras. “Será possível ler números de série, datas de validade, número de lote de produtos, além de rastrear cada item”, diz Maurício Leonel, gerente de Operações e Transporte. O CD Alphaville oferece um espaço altamente especializado, dedicado ao setor de healthcare. Dos 62.000 m² de área de armazenagem, o segmento ocupa 8.500 m², incluindo espaços segregados para produtos de alto valor agregado. “Nessas áreas, fazemos adequação de produtos, como etiquetagem, manuseio e montagem de kits para clientes de diferentes perfis, como fabricantes de curativos, cosméticos e preservativos”, comenta o gerente.
Porto do Açu assinou contrato de parceria com Porto de Antuérpia Internacional (PAI)
A Prumo Logística (Fone: 21 3725.8000), empresa que opera e desenvolve o Porto do Açu, comunicou ao mercado a assinatura de um contrato com o Porto de Antuérpia Internacional (PAI) – subsidiária da autoridade portuária da Antuérpia e segundo maior porto da Europa. Pelo contrato, a PAI irá investir US$ 10 milhões na Porto do Açu, subsidiária da Prumo e responsável pela operação do Terminal Multicargas (T-MULT) e aluguel de áreas no complexo portuário. Pelo investimento, a empresa irá deter 1,176% do capital social da Porto do Açu, além de contar com um assento no conselho de administração da subsidiária. O documento também prevê a opção de investimento de outros US$ 10 milhões, em até 18 meses, ampliando a participação do PAI para 2,352%.
Merheje faz parceria com a transpoBrasil para implantação de TMS
A Merheje, produtora de acessórios de cuidados pessoais, fechou parceria com a transpoBrasil (Fone: 47 3237.5816), empresa especializada no desenvolvimento de soluções para a gestão de transportes e logística dos embarcadores, a qual prevê a implantação do TMS transpoFrete. Com o TMS, todo o trajeto da mercadoria – desde a criação do pedido até a entrega final no cliente – será monitorado em tempo real, com informações precisas de todo o ciclo do pedido, de forma integrada aos transportadores. As áreas de SAC e comercial terão acesso ao painel centralizador de rastreamento de mercadorias. Os clientes da Merheje, por sua vez, poderão acessar o portal do cliente para fazer consultas sobre a sua mercadoria. O transpoFrete vai atuar, ainda, na contratação de fornecedores de transporte, desde a captação dos transportadores, pré-seleção, cadastro das tabelas de fretes e prazos de entregas até a análise de viabilidade com base no histórico de movimentações. Além disso, o TMS embarcador vai realizar toda a parte de auditoria financeira nos conhecimentos de transporte e nas faturas de frete evitando, por exemplo, que haja pagamentos divergentes do que foi combinado com os fornecedores de transporte, seja por tabelas de frete ou por cotações SPOT.
Mercado Livre expande serviços de logística e lança fulfillment para vendedores do seu marketplace
O Mercado Livre – empresa de tecnologia para e-commerce líder na América Latina – anunciou o início de suas operações de fulfillment para vendedores que atuam em seu marketplace no Brasil. Oferecido e desenvolvido pela unidade de negócios de logística Mercado Envios, o fulfillment é um modelo de serviço que realiza a gestão do armazenamento, da embalagem e entrega de produtos de diversos vendedores a partir de um Centro de Distribuição, incluindo, também, o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente. O CD onde Mercado Envios faz a operação de fulfillment fica localizado em Louveira, na região de Campinas, a cerca de 60 km de São Paulo, e possui 17.000 m², com potencial para atingir 50.000 m². O objetivo da empresa com a iniciativa é garantir uma experiência de compra e venda ainda melhor em seu marketplace. “Para o comprador, o produto chegará mais rápido e embalado dentro de um padrão de qualidade pré-estabelecido; para o vendedor, deixar que o Mercado Livre realize essas etapas significa ter mais tempo para se dedicar à estratégia do negócio e às vendas”, destaca Leandro Bassoi, diretor do Mercado Envios. Atualmente, 130 vendedores já aderiram ao serviço e estão em fase de implantação; 10 deles já em operação. Neste primeiro momento, o fulfillment atenderá os lojistas que tenham produtos com alto volume de vendas no marketplace, a maioria PMEs. O vendedor que adotar a solução não precisará realizar nenhum investimento. Inicialmente, as despesas operacionais serão subsidiadas pelo Mercado Livre, um diferencial que se soma à iniciativa de frete grátis, já oferecida pela companhia. A tecnologia utilizada no serviço – WMS e TMS – foi desenvolvida pelo time de desenvolvedores do Mercado Livre, incluindo a expertise da equipe do Axado, empresa adquirida pelo Mercado Livre em 2016. No CD, a operação é realizada em parceria com a CEVA Logistics.