A ATN Log (Fone: 11 4977.2600) iniciou suas atividades em 2010, especializada principalmente em operações voltadas para o mercado papeleiro. Hoje, conta com mais de 20.000 m² e atende aos mais diversos segmentos do mercado, como alimentação humana, ração animal, higiene e limpeza, correlatos da saúde, cosméticos, eletroeletrônicos, resinas e termoplásticos, fios e cabos, borrachas e outras matérias-primas, pisos, papéis e outros. Oferece serviços como armazenagem, gestão de estoque, cross-docking, picking, etiquetagem, montagem de kits e serviços in house.
Em meados de 2012, a empresa buscou no mercado uma solução em WMS para suportar o seu crescimento, tendo adotado o Store WMAS, da Store Automação (Fone: 11 3087.4400).
O que era apenas uma parceria de negócios se tornou uma aliança estratégica, para buscar redução de custos e aumento de produtividade, que consequentemente trouxe maior competitividade perante o mercado. “Somos um armazém customizado às necessidades dos nossos clientes e com o uso do Store WMAS, obtivemos grande melhoria na produtividade do nosso armazém. É como imaginar que antes não tínhamos um norte a seguir e com a utilização da solução da Store os processos se tornaram robustos e, consequentemente, o aumento de produtividade fluiu com eficácia”, afirma Roberto Ferreira, gerente de logística da ATN Log.
Ele também lembra que, agora, a empresa tem total controle sobre a acuracidade de inventário. Isso é possível porque o Store WMAS oferece uma gama de controles e indicadores no que diz respeito à movimentação e localização dos produtos dentro do armazém. “A organização e o aparato para acompanhamento de inventário que o Store WMAS fornece deixam os funcionários animados em verem a produtividade deles exibida em tempo real”, diz Ferreira.
Questionado sobre os erros no processo de expedição, o gerente de logística da ATN Log afirma que ao se unir bons processos e um sistema robusto, a consequência é uma redução drástica em erros de expedição. “Operamos com uma margem satisfatória de expedições corretas, aliás, poderia dizer que hoje me preocupo muito pouco com esse tipo de problema.”
Outro ponto fundamental é o controle operacional que Store WMAS fornece ao gestor. “Imagine um armazém onde o gestor não tenha ferramentas para controlar sua movimentação e a produtividade. Rastrear produtos seria bem complicado. Hoje tenho isso bem direcionado e quando preciso de qualquer informação tenho tranquilidade, pois o sistema permite ter os dados que preciso, logo se conclui que ninguém controla aquilo que não se mede, parafraseando uma empresa não é nada sem um sistema de gestão.”
Com uma operação enxuta, Ferreira diz que estão sempre atentos aos recursos tecnológicos e sempre investem em novas tecnologias e a equipe tem voz ativa em todas as tomadas de decisão.
Expansão
Mesmo diante de um cenário político e econômico cheio de incertezas, a ATN Log pretende continuar expandindo suas operações de modo equilibrado e oferecendo inovação e qualidade tecnológica aos clientes, e o WMAS da Store é peça importante para esse processo de expansão.
Neste contexto, Wagner Tadeu Rodrigues, presidente da Store Automação, coloca que a empresa que se estruturar e inovar, permanecerá viva. Empresas que continuarem com as mesmas metodologias e práticas de antes estarão fadadas à extinção. “Com essa linha de raciocínio dinâmico que a ATN Log possui, com certeza se destacará cada vez mais perante a concorrência.”
Finalizando, Ferreira destaca que a Store Automação mudou o perfil de atendimento, contando agora com vendedores consultores que, após fazer o diagnóstico da operação, propõem novas ideias, o incremento de novas funcionalidades e melhoria continua aos processos no armazém.