Criado em 2003, o Hall of Fame da Logística homenageia líderes que não mediram esforços para promover o desenvolvimento da cadeia de suprimentos em diversos níveis. Seu objetivo é documentar fatos importantes na logística em todo o mundo e honrar as pessoas responsáveis por eles.
Em agosto último foi revelado o mais novo integrante: Jeff Bezos, fundador da Amazon e pioneiro na internet, considerado “o revolucionário do e-commerce e da logística”. Ele será oficialmente incluído no grupo na cerimônia de gala anual do Hall of Fame da Logística, que acontecerá este ano no dia 9 de novembro, em Berlim, na Alemanha.
“Jeff Bezos reescreveu a história da logística. Seu nome é sinônimo de e-commerce bem-sucedido e representa uma geração de empreendedores cujos modelos de negócios são baseados em algoritmos e soluções de logística inovadoras. Se não fosse por ele, a evolução no setor não teria sido tamanha”, comenta Anita Würmser, presidente do Júri Executivo.
Segundo os jurados, Bezos foi o primeiro a perceber que o software e a logística são fundamentais para a mudança das negociações baseada em compras para o comércio on-line por demanda. Graças a uma combinação de software, entrega eficiente, automação e estratégia de longo prazo, o profissional transformou a logística de transporte e a intralogística, tornando a Amazon um ponto de referência para todo o setor. Praticamente qualquer desenvolvimento tecnológico é hoje influenciado pelo comércio eletrônico e muitas inovações são direcionadas exclusivamente para o e-commerce. Bezos também demonstrou que inovar em logística contribui de forma importante para o sucesso corporativo.
O CEO da Amazon lançou sua carreira empresarial em 1994 com uma loja de livros on-line, que não apenas passou de maior livraria do mundo para maior loja de departamentos do mundo em pouco tempo, como também evoluiu como uma empresa de tecnologia. Em 2016, a Amazon registrou um volume de negócios de mais de 135 bilhões de dólares.
No entanto, o sucesso de Bezos não se baseia nos bens e serviços oferecidos pela empresa. Sua receita para o sucesso é a forma com que os produtos são entregues aos clientes: ele substituiu a abordagem de “push” (empurrar) para “pull” (puxar, atrair). Enquanto o comércio armazenava apenas uma parcela de produtos com estatísticas de vendas somente avaliadas após o evento, a internet forneceu informações em tempo real sobre pesquisas de produtos. Bezos foi o primeiro a usar algoritmos com o objetivo de prever os desejos dos consumidores, espalhando Centros de Distribuição pelo mundo para entregar quase todos os produtos de forma econômica, rápida e segura.
Trabalhando com base em “testes e erros”, a Amazon testa inovações tecnológicas quase todos os dias para otimizar o processo de compra. Por exemplo, a empresa vem experimentando a entrega por drones desde 2013, sem falar que o primeiro Centro de Distribuição, onde cerca de 2.500 robôs transportadores apoiarão a equipe, foi inaugurado em Winsen, na Alemanha. Outros exemplos bem-sucedidos de uso da tecnologia são a opção de compra com um clique, com base nos dados armazenados do cartão de crédito, e o botão dash, que, espalhado pela casa dos consumidores, permite repor o estoque de qualquer item doméstico com apenas um toque.
Bezos pretende tornar a Amazon uma rede de logística global na qual a empresa atuará como mediadora entre vendedores e clientes, operando todos os elementos da cadeia de fornecimento – desde a produção de bens até a entrega porta a porta.
Seus passos
Jeffrey Preston “Jeff” Bezos nasceu em Albuquerque, no Novo México, em 12 de janeiro de 1964. Graduou-se em engenharia elétrica e ciência da computação pela Princeton, lançando sua carreira em 1986 na empresa tailandesa de telecomunicações móveis Fitel, depois atuando na Bankers Trust e na D.E. Shaw. No final da década de 1980, desenvolveu um sistema de computador para a gestão de fundos de investimento e, enquanto trabalhava na Shaw, ajustou os sistemas de computador para lidar com transações de hedge funds. Hoje, ele emprega mais de 350.000 pessoas. Em sua vida privada, é fascinado pela indústria aeroespacial e atualmente está trabalhando para tornar possíveis as viagens espaciais para todos.
Saiba mais
O Hall of Fame da Logística é uma iniciativa sem fins lucrativos apoiada por governos, associações, indústria de logística, mídia e ciência, tendo como patrono Alexander Dobrindt, Ministro dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha. Entre seus membros estão Norman Joseph Woodland, George Laurer e Bernard Silver, inventores do código de barras; Eugene Bradley Clark, inventor da empilhadeira; Heidi Senger-Weiss, empresária bem-sucedida e estimuladora da logística; Gerhard Schäfer, inventor do conceito de sistema de armazenagem; e Frederick W. Smith, inventor da logística expressa e fundador de Fedex. Veja mais no site: www.logisticshalloffame.net.