Programa de Excelência em Transporte da Ypê continua promovendo as empresas participantes

O PETY – Programa de Excelência em Transportes Ypê, realizado pela Química Amparo (Fone: 19 3808.8000), mais conhecida pela marca Ypê, e do qual a revista Logweb é divulgadora oficial, continua agitando o segmento de transportes.

Reconhecimento
“Recebemos diversas ligações de parceiros que viram a matéria e a premiação através da revista e, com isso, novas oportunidades de negócios foram surgindo após essa divulgação.”
O relato é de Daniel Nascimento Santos, gerente comercial e de operações da Ferreira & Salles Logística e Transportes (Fone: 71 3394.1600), sobre a mudança no “olhar do mercado” pelo fato de a sua empresa ter ficado em primeiro lugar, na edição passada do PETY, na categoria Carga Fracionada.
Com relação às mudanças ocorridas ao participar deste Programa, Daniel diz que entre elas está o melhor acompanhamento das entregas, identificando pontos que precisavam ser aprimorados para um melhor atendimento dos seus clientes.
“Estamos melhorando nossos processos internos, investindo ainda mais em capacitação de nosso pessoal administrativo e operacional, revendo, elaborando, otimizando e desenvolvendo novos processos e rotinas para um melhor acompanhamento e o cumprimento dos prazos para que possamos, quem sabe, sermos novamente ganhadores do prêmio em 2018, não só no segmento de cargas fracionadas, mas nos demais segmentos. E, atuando desta forma, temos o objetivo de sermos referência no segmento de transportes e, assim, poder alcançar um número maior de clientes, primando sempre pela qualidade no atendimento e cumprimento dos objetivos”, completa Daniel.

Excelência
“Esse Programa tem grande importância, visto aproximar cliente e fornecedor a ponto de proporcionar visibilidade sobre a operação. Visibilidade esta que integra plano de ação imediato para um resultado efetivo de excelência”, comenta, por sua vez, Luciano Baitelo, gerente operacional da T.G. Logística e Transportes (Fone: 19 3818.1749).
Ele lembra, ainda, que para se adequar às exigências do Programa, a empresa passou por um aprimoramento e pleno entendimento dos processos.
“Seja qual for o resultado, várias mudanças terão ocorrido na T.G. em razão de participar deste Programa. Principalmente no senso de prestar o melhor serviço possível. Serviço esse que começa no treinamento da equipe, passando pelo aceite da carga, alinhamento e cumprimento dos processos, bem como pela finalização da entrega na data e horários agendados pelo cliente”, conclui o gerente operacional.

Resultados positivos
A Valerini & Valerini Transportes (Fone: 16 3721.1484) já participou da versão 2016 do PETY. Com isso, obteve o aprimoramento e aperfeiçoamento dos processos desenvolvidos nos setores da empresa, desde as manutenções preventiva e corretivas e de sistema de monitoramento de veículos até o acompanhamento final das entregas nos clientes.
“Alem disso, houve mudanças no ‘olhar do mercado’ para a empresa em consequência desta participação. Tivemos a oportunidade de oferecer aos nossos outros clientes, como diferencial de nossa prestação de serviço, a mesma excelência exigida pelo Programa”, comenta Gilson Antonio Valerini, diretor da empresa.
Ele também aponta os principais benefícios alcançados pela Valerini & Valerini ao participar do PETY: o estreitamento e a maior confiabilidade entre transportador e cliente. E sobre os próximos passos da empresa para continuar competitiva, tanto do PETY, quanto em relação ao mercado como um todo, o diretor lembra que, como em todo processo de evolução, “nós buscaremos sempre estar melhorando a maneira de atender nossos clientes, sempre analisando suas necessidades e buscando atendê-las da melhor maneira possível”.

Mais melhorias
“O Programa trouxe uma proximidade extremamente positiva entre nós, como transportadores, e nossos clientes. Sentimos que ao olharmos para cada processo que o PETY analisa estávamos entendendo toda a complexidade e as necessidades do nosso negócio, e, só assim, olhando para cada parte individualmente que conseguimos chegar a uma melhoria contínua do todo. Entendemos que após o PETY conseguimos transformar cada um de nossos colaboradores em reais donos do processo. O programa trouxe uma visão de dono do negócio para que, assim, eles pudessem nos mostrar, como empresa, onde cada etapa da operação podia melhorar. Essa valorização do funcionário trouxe uma visão mais sistêmica e menos operacional. Aproveitamos também toda a vontade e disponibilidade da Ypê para melhorar nossos processos internos e aproximar nossa equipe da equipe da Química Amparo”, comenta, agora, Leandro Crepaldi Barbosa, diretor da Transportadora Onofre Barbosa (Fone: 14 3312.8000).
Sobre o “olhar do mercado” para a sua empresa em consequência da participação no Programa, ele diz que conseguiram aplicar as melhorias que o PETY trouxe para as demais necessidades da empresa – além de olhar o mercado de maneira mais estratégica e menos operacional. Transformando, assim, a rotina em momentos de grande intensidade de melhoria.
Leandro reforça que o Programa trouxe grandes melhorias. “Mas acreditamos que o mais difícil é a manutenção da qualidade do serviço e a melhoria diante das novas dificuldades e demandas do mercado. Para isso entendemos que nossos próximos passos são visando estar sempre atentos a essas demandas e transformações do mercado. Estar pronto para aplica-las da melhor forma na nossa empresa e buscar cada vez mais essa proximidade entre empresa, funcionários, fornecedores e clientes”, completa.