PepsiCo premia transportadores por eficiência em logística

A PepsiCo reconheceu, no segundo semestre deste ano, oito transportadoras que prestam serviço à companhia pela eficiência nas operações de logística ao longo dos últimos 12 meses. A premiação foi criada em 2015 e se baseia em um ranking mensal, atualizado de acordo com o desempenho das empresas em aspectos como on time delivery (pontualidade das entregas), aderência ao dock, no-show (não comparecimento), recusa de cargas, tempo de envio da fatura, entre outros. Durante o período de avaliação, foram feitas mais de 71 mil viagens para os quatro cantos do país.

As transportadoras premiadas neste ano, divididas em três categorias, foram: Pontual, Utress, Renovação Logística, Lotus, Lippaus, Odinei Transportes, Rodomendes e SR Log. “Um dos principais desafios de uma companhia com alcance nacional como a PepsiCo é a logística. E reconhecer os transportadores que atuam de acordo com nossos padrões de segurança, eficiência, sustentabilidade e qualidade é fundamental para incentivá-los a manter o bom trabalho e ainda contribuir com o seu desenvolvimento e crescimento”, afirma Célio Reis, gerente de Distribuição da PepsiCo Brasil.

Ao longo de 12 meses, os motoristas de 57 transportadoras parceiras da PepsiCo foram monitorados mensalmente, com auxílio de um software instalado nos computadores de bordo dos veículos. Foram avaliados oito KPIs relacionados a níveis de eficiência das operações e desempenho das empresas no ano.

“A PepsiCo está cada vez mais focada em estabelecer fortes laços com seus parceiros e fornecedores. Prova disso é que, além de definir os ganhadores do prêmio com base no ranking de medição de cada KPI, enviamos a cada uma das concorrentes e parceiras uma análise feita pela própria companhia com a performance de cada transportadora em comparação às demais, para ajudá-los a identificar gargalos e vantagens competitivas”, conta Reis. A companhia também realizou reuniões de SLA (Service Level Agreement) para melhoria contínua no processo e treinamentos focados em Qualidade Logística.

O gerente de Distribuição conta que a companhia já está trabalhando em inovações para o futuro da premiação, que, em 2018, seguirá reconhecendo as transportadoras com melhor desempenho. Ele conta que essa ideia de melhoria contínua vai ao encontro da visão de negócio da PepsiCo, Performance com Propósito, que desde 2006 orienta as ações da companhia com foco em pessoas, produtos e planeta. “Estender nossos padrões a toda cadeia de suprimentos contribui com os objetivos desta visão. É por acreditar nisso que a PepsiCo investe e seguirá investindo em capacitação e reconhecimento para os transportadores que levam nossos produtos até os consumidores em todos os cantos do Brasil”.