MAN Latin America pronta para mais êxitos em 2018

A MAN Latin America, prestes a fechar em 2017 seu maior volume de exportações dos últimos cinco anos, está preparada para ainda mais êxitos em 2018. A montadora dará novos e importantes passos rumo à internacionalização: a produção da nova linha de caminhões Delivery e do ônibus Volksbus 14.190 SCD no México, a montagem de caminhões Worker na Nigéria e o fortalecimento em Vendas e Assistência Técnica na América Central. As novidades foram anunciadas no último dia 7 (quinta-feira) por Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America em São Paulo (SP).

“Em 2017, enviaremos ao exterior quase 9 mil unidades, crescendo 35% em relação ao ano anterior. A Argentina receberá o maior lote de caminhões e ônibus Volkswagen de todos os tempos, totalizando quase 4 mil unidades. Além de avançarmos em mercados consolidados como o México, onde teremos excelentes resultados, nos preparamos para ampliar a presença da marca Volkswagen no continente africano, graças a uma nova parceria com o grupo empresarial Leventis na Nigéria”, diz Roberto Cortes.

Presente em mais de 30 países, a MAN Latin America já ultrapassou a marca de 136 mil veículos exportados ao longo de seus 36 anos de história. Com fábricas em Resende (RJ) e Querétaro, no México, a montadora também envia kits SKD de modelos Constellation e Volksbus para a parceira MAN Truck & Bus na África do Sul, e agora abre mais uma linha de produção no continente africano.

Argentina: sucesso em ônibus e caminhões VW

A Argentina é o principal destino dos caminhões e ônibus Volkswagen produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende. Os embarques programados até o final do ano totalizarão 3.900 unidades – o maior volume ao país de todos os tempos, num crescimento de 60% apenas em 2017. O caminhão Constellation 17.280 é o modelo mais vendido daquele mercado, com 2 mil unidades enviadas até final do ano.

Em pouco mais de um ano após o lançamento, o semipesado mostrou-se a melhor opção, principalmente no agronegócio argentino. Equipado com motor MAN D08, o modelo dispensa o uso de Arla 32 e torna a operação mais prática, além de reduzir custos operacionais.

Os ônibus Volkswagen também fazem sucesso nas ruas e estradas argentinas: graças ao sucesso dos Volksbus 17.230, 15.190 e 18.280 Low Entry, a MAN Latin America celebra o marco de mais de 600 chassis já exportados até novembro deste ano. Outro destaque naquele país é a concessionária Buswagen, primeira revenda do mundo com foco exclusivamente no negócio de ônibus da marca, localizada em Buenos Aires.

Novidades 2018 “hechas en México”

A linha de montagem da MAN México na cidade de Querétaro se prepara para receber no segundo trimestre do ano que vem mais duas novidades: a nova família de caminhões leves Delivery, com 3,5 a 13 toneladas de PBT, e o ônibus Volksbus 14.190 SCD, especialmente desenvolvido para o mercado local. Inauguradas em 2004, as operações mexicanas da MAN Latin America já produziram mais de 12 mil veículos, hoje distribuídos numa rede de 17 concessionários autorizados em todo o país.

Os novos Delivery foram projetados, desenvolvidos e testados na América Latina, seguindo padrões mundiais de certificação e qualidade. Composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas, a nova família está pronta para conquistar o mundo: nasceu a partir da receita de sucesso da primeira linha Delivery e da experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas.

A configuração do novo Volksbus 14.190 SCD é específica para atender a demandas e padrões do transporte de passageiros no México. Com motorista reposicionado, também conhecido localmente como trompudo, o produto chega para ampliar a participação da Volkswagen no maior mercado de chassis urbanos do país: veículos com motor dianteiro neste formato representam mais de 50% das vendas, concentradas especialmente nos modelos de 12 a 15 toneladas.

Caminhões Constellation também na Nigéria

Caminhões Volkswagen Worker já estão sendo montados em Ibadan, na Nigéria, numa parceria da MAN Latin America com o grupo Leventis, importadora local dos produtos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os kits SKD (sigla para “parcialmente desmontados”) são fabricados e enviados de Resende (RJ), no mesmo sistema já adotado pela coirmã MAN Truck & Bus para produzir modelos Constellation em Pinetown, na África do Sul.

Uma equipe brasileira da MAN Latin America acompanhou a montagem inicial dos modelos VW Worker 15.180 e 17.220 na Nigéria. Graças a acordos de livre comércio na região do oeste africano, o potencial de mercado anual poderá passar de 400 unidades, segundo estudos iniciais.

A previsão de volume para os primeiros anos é de 300 unidades, buscando atingir 1 mil unidades em cinco anos de operação. No continente africano, são produzidos ainda veículos com direção do lado direito, a partir de kits enviados à África do Sul.

Estrutura mais robusta na América Central

A MAN Latin America também está fortalecendo sua presença na região da América Central e Caribe, onde o mercado anual de caminhões e ônibus acima de 3,5 toneladas de peso bruto total é de aproximadamente 14.500 unidades. Honduras, Nicarágua, Guatemala e Panamá agora contam com estrutura própria de Vendas e Assistência Técnica.

“Temos grande interesse em explorar ainda mais o mercado centro-americano. Nossa estratégia de internacionalização não se baseia apenas em prospectar novos mercados, mas em consolidar presença nos países onde já atuamos. Sempre buscando a liderança, como já temos no Brasil, no Uruguai e em segmentos de veículos comerciais do México e da Argentina”, explica Cortes.