Redes sociais especializadas tornam profissionais mais preparados

As redes sociais fazem parte da vida de grande parte da população. Entretanto, ainda pouco utilizadas no ambiente corporativo, elas podem ser grandes aliadas no momento de se informar, trocar experiências e interagir com outros profissionais da área. Esse tipo de tecnologia, além de trazer um impacto positivo para os profissionais, também resulta em benesse para o mercado de maneira geral.

O Portal Único Brasil é a única rede social especializada em comércio exterior do Brasil. Para André Barros, Diretor de Produtos da NSI, companhia especializada em soluções para a cadeia logística de grandes indústrias importadoras e exportadoras e única com as soluções 100% web, a integração entre os profissionais da área é essencial para que haja o compartilhamento de experiências. “O objetivo da Rede é aproximar esses profissionais para que eles façam seus benckmarkings com outras empresas e encontre soluções para seus problemas ou para tomada de decisões estratégicas de forma mais rápida. É a aceleração da tomada de decisões através do conhecimento colaborativo”, afirma o executivo.

Em diversos segmentos do mercado, é comum que eventos e premiações reúnam profissionais e que se tornem oportunidades para a troca de informações sobre o mercado. Especificamente na área de comércio exterior, as atualizações antes podiam ser feitas pelo site da Receita Federal ou clippings de associações com notícias do setor. Além disso, o site do Procomex também disponibiliza informações de cunho técnico aos associados. Entretanto, nenhum desses meios permitem interação rápida, como a rede social.

Profissionais e estudantes bem informados e que consigam encontrar soluções para impasses do dia a dia de forma ágil, significa ganho de produtividade e agregam valor a companhia em que atuam e/ou somam conhecimento. O ecossistema do comércio exterior, como um todo, só tem a ganhar com profissionais bem informados. Além disso, os usuários dessas redes sociais especializadas também compartilham eventos, muitos deles com palestras e conteúdo que pode servir para atualização profissional.

“Os estudantes também podem tirar um bom proveito de redes como o Portal Único Brasil. Ao exemplo do Fórum de Discussão, que conta com a participação de mais 300 empresas, eles podem entender o que de mais recente acontece no mercado, verificar o impacto de cada notícia e, chegar as próprias conclusões. Ademais, o estudante poderá criar um grande ciclo de networking com profissionais já renomados da área do comércio exterior”, finaliza Barros.

Portal Único Brasil: http://www.portalunicobrasil.com.br/