Empresas devem entrar na Quarta Revolução Industrial para crescer

Nos dias de hoje, os CEO´s precisam estar atentos a tudo que surge no mundo digital. Saber e entender sobre este assunto é primordial para o sucesso das empresas que desejam crescer efetivamente na chamada “Quarta Revolução Industrial”, que envolve análise de dados preditivos, tecnologias com inteligência artificial, fabricação de aditivos que são produzidos em 3D e que estão revolucionando várias indústrias.

O sócio-fundador da Dex Advisors, Bernardo Araújo Giacometti, acredita que os CEO´s das empresas devem investir tempo e recursos para implementação digital nos seus negócios.

“Os CEOs precisam reinventar os negócios, enquanto têm tempo e recursos financeiros, ou deixando claros os motivos pelos quais acreditam que passarão ao longo dessa nova onda de aumento de produtividade”, analisa.

A atualização e contratação de profissionais especializados na questão digital deve fazer parte do planejamento dos comandantes das empresas, como explica Giacometti, da Dex Advisors.

“A tarefa de apoiar o CEO para que a organização entre de cabeça na transformação digital traz altos investimentos, não só em pessoas, mas em terceirizações com especialistas e plataformas com altíssimos retornos, mensuráveis somente a médio e longo prazos. Para você que tem um negócio tradicional e precisa se reinventar, é fundamental o entendimento de toda a cadeia das partes interessadas do seu setor e não se preocupar somente com seus concorrentes diretos”, afirma.

Muitas empresas têm investido maciçamente em tecnologia, como é o caso do Uber. A tecnologia já é uma realidade e quem tomar a iniciativa primeiro ganhará ou manterá sua liderança em seu ramo de atuação.

“As grandes empresas já têm CIO, CMO e CTO, especialistas em vários assuntos, mas os membros do Conselho deveriam ter a capacidade de discutir e analisar as implicações de investimentos, das oportunidades e estratégias de TI como um todo. Os CEO´s das empresas devem, a todo momento, dar ênfase ao risco de ataques cibernéticos e ameaças à proteção de dados, que podem afetar drasticamente o negócio e o valor da empresa. O próprio CEO talvez gere obstáculos por não estar inserido em assuntos de transformação digital e disrupção”, finaliza o sócio-fundador da Dex Advisors.

Inovar é preciso. Fazer encontros sobre transformação digital fora de reuniões das organizações é uma ótima maneira de integrar os colaboradores da empresa ao mundo digital.