Neste sábado (03.02), o navio Santos Express da Hapag-Lloyd atracou no novo terminal de contêineres do Rio de Janeiro, ainda em construção, para testar a capacidade de acomodar embarcações deste porte. Com capacidade para 10.500 TEUs, o Santos Express atracou no Rio de Janeiro na manhã deste sábado com 9.264 TEUs, ou 90 mil toneladas de carga.
De acordo com o capitão Uwe Fiedler, foi solicitado que a Hapag-Lloyd atracasse 13,4 metros de draft (termo usado para medir a distância entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio) exatamente para testar a capacidade máxima do novo terminal de contêineres (calado). “Aproximamos do Pão de Açúcar por volta das 7 horas da manhã e às 8 horas atracamos no terminal. Infelizmente, como a parada foi de apenas quatro horas, não houve tempo para desembarque da tripulação na Cidade Maravilhosa”, disse o capitão.
Do Rio de Janeiro, o navio Santos Express seguiu para o sudoeste para a próxima parada, o Porto de Sepetiba, em Itaguaí (RJ). Antes de chegar ao Rio de Janeiro, o navio da Hapag-Lloyd esteve navegando por 8.800 milhas náuticas, ao longo de 21 dias, a partir do porto Klang, em Kuala Lumpur, na Malásia
Desde abril do ano passado, quando foi entregue pelo estaleiro, o Santos Express está sendo utilizado no serviço entre a Ásia e a América do Sul. O batismo, na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, aconteceu em novembro do ano passado. Como todas as embarcações desta classe, o Santos Express é ideal para a travessia do Canal do Panamá.