A integração digital da indústria, energia e logística está integrando as fronteiras destas atividades. Assim, a Deutsche Messe decidiu combinar as feiras Hannover Messe e CeMAT em um único evento, que acontecerá em Hannover, na Alemanha, no período de 23 a 27 de abril próximo.
Em cada cenário futuro sempre haverá dois pontos a serem considerados: as pessoas e as máquinas. De modo a alcançar o melhor desempenho, contudo, o poder digital precisará da máxima integração. “A integração da tecnologia para automação, plataformas de TI e equipamentos inteligentes conduzirá ao próximo estágio da Indústria 4.0”, comentou, durante a abertura da conferência de imprensa, o Dr. Jochen Köckler, chairman e diretor do Conselho da Deutsche Messe, evento ocorrido em Hannover, no último dia 06 de fevereiro, com a participação exclusiva da Logweb como única revista de intralogística do Brasil a estar presente no evento, representada por Edson Carillo.
Como esta integração da indústria, energia e intralogística, o evento este ano contará com centenas de expositores, divididos nos seguintes segmentos:
Hannover Messe
– Automação Integrada
– Fábrica Digital
– Energia
– Suprimentos para a Indústria
– Tecnologia e Desenvolvimento
CeMAT
– Intralogística e Supply Chain Management
Com esta integração, todos os pavilhões da Deustche Messe em Hannover estarão com expositores, permitindo àqueles que estiverem no evento possam explorar ao máximo as soluções para suas empresas.
A CeMAT 2018 como uma plataforma de conhecimento terá ainda os seguintes eventos associados ao desenvolvimento e formação de profissionais:
– Fórum Logistics 4.0 (Janela para o Futuro), e
– O Fórum de Soluções de Logística, com exemplos de melhores práticas dos vários segmentos industriais
Junto com os principais parceiros, como a VDMA (Associação alemã da indústria de engenharia mecânica), a BVL (Associação de Logística da Alemanha), o Instituto Fraunhofer IML e o EHI Retail Institute, a CeMAT trará as oportunidades apresentadas pelos novos conceitos da Logística 4.0, ao mesmo tempo em que destacará as melhores práticas e soluções.
Fóruns CeMAT em 2018 (lista parcial):
Realidade Aumentada e Virtual na Logística – O Caminho para a Futura Interação Homem-Máquina
O processo de digitalização em constante avanço está colocando altas demandas na interface que liga seres humanos com seu ambiente digitalizado. A informação precisa apoiar as pessoas no seu trabalho, em vez de sobrecarregá-las. O fórum intitulado “Realidade Aumentada e Virtual na Logística – O Caminho para a Futura Interação Homem-Máquina” esboçará novas perspectivas e soluções para a interação homem-máquina. Especialistas da indústria e na pesquisa irão revelar o estado atual da arte e fornecer uma janela sobre o futuro. Isso inclui soluções para suportar processos operacionais, bem como soluções para planejamento e treinamento (palavra-chave: “gamificação”). Este fórum é organizado pelo Instituto Fraunhofer para Fluxo e Logística de Materiais (IML). Ele ocorrerá nos Halls 19/20 na segunda-feira, 23 de abril, das 1:00 às 3:00 da tarde.
Logística em Espaços Urbanos
O crescimento das cidades e das metrópoles representa grandes desafios para a logística – não só em termos de transporte, mas também em termos de capacidade de armazenagem e transbordo. Enquanto isso, o aumento acentuado da população está levando ao desenvolvimento de imóveis residenciais. Este crescimento também está provocando demanda adicional de espaço logístico em locais urbanos centrais. O desenvolvimento da logística imobiliária está entrando em conflito com objetivos sociais, ecológicos e econômicos. Quais são os conceitos tecnológicos, modelos de negócios e modelos de cooperação e operação que seriam adequados para resolver esse conflito? Quais exemplos e experiências de melhores práticas internacionais estão disponíveis? Organizado pela BVL, o fórum acontece na segunda-feira, 23 de abril, das 1:00 às 3:00 p.m. no Logistics Solutions Forum no Hall 21.
Digitalização da Logística de Armazém
Em uma época de digitalização, praticamente todas as empresas estão considerando a estratégia certa e as soluções para o futuro. Mas muitas vezes não está claro onde, exatamente, os benefícios da digitalização são factíveis. Esta questão aplica-se igualmente à evolução tecnológica do armazém. Muitas empresas enfrentam o desafio de identificar quais são as melhores de armazenagem. A gama de tecnologias estabelecidas e novas é ampla, mas muitas vezes é difícil avaliar o valor agregado de usá-las. Este é o lugar onde o fórum BVL intitulado “Digitization of Warehouse Logistics” vem. O grupo de trabalho do mesmo nome passou tempo investigando novas tecnologias e avaliando as vantagens relativas de cada uma. Num diálogo com usuários e provedores de tecnologias inovadoras, o fórum acontecerá na terça-feira, 24 de abril, das 1:00 às 3:00 p.m. no Logistics Solutions Forum no Hall 21.
Startups na indústria de logística
Quando o tópico é a digitalização, você não pode dizer o suficiente sobre o papel das startups. De cinco em cinco dias, uma empresa de logística digital é estabelecida em algum lugar do mundo. Essas empresas jovens e ágeis possuem modelos de negócios inovadores que oferecem soluções orientadas para a tecnologia que afetam toda a cadeia de suprimentos de logística – incluindo a digitalização de expedição de mercadorias, transporte de longa distância, armazenagem, entrega de última milha. Essas empresas estão aproveitando o alto número de transações e grandes quantidades de dados disponíveis para conceber estratégias de crescimento e inovação. Quais são as oportunidades para a indústria e o setor de logística? Qual papel as plataformas de cooperação e plataformas de troca de dados podem desempenhar para empresas estabelecidas e startups? Inspiradores oradores em um ambiente dinâmico convidam os participantes a criarem novas conexões e novas oportunidades. Organizado pela BVL, o fórum ocorre no Fórum Logistics 4.0 nos Halls 19/20 na terça-feira, 24 de abril, das 3:00 às 5:00 p.m.