Por Vanessa Haddad
Com atuação na movimentação e transporte de cargas superpesadas e/ou superdimensionadas, o Grupo Superpesa expõe na Feira Intermodal sua ampla gama de serviços, que abrangem os segmentos marítimo, multimodal e industrial. O grupo aproveitou o evento para apresentar duas novas áreas de operação, ativas desde 2017: o descomissionamento de estruturas marítimas e os armazéns gerais localizados no Rio de Janeiro, um na Ilha do Fundão e outro na sede do conglomerado de empresas, em Campo Grande.
“Realizamos a desativação programada de navios, balsas e plataformas petrolíferas obsoletas e seus acessórios, com remoção e destinação final das estruturas”, explica João Alberto Machado Alves, presidente do Grupo Superpesa, sobre as atividades de descomissionamento. Outro trabalho de remoção de estruturas marítimas (destroços), a salvatagem, já era executado pelo grupo.
Atuante há mais de 60 anos, a Superpesa possui um moderno parque de equipamentos de movimentação vertical e horizontal para o transporte de cargas pesadas e de grandes dimensões, como empilhadeiras, guindastes, conjuntos transportadores rodoviários, balsas guindastes offshore e portuárias, sendo a única empresa brasileira com embarcação própria do tipo roll-on roll-off/heavy lift. O segmento industrial é responsável pela fabricação de estruturas metálicas de grande porte sob encomenda e de equipamentos de apoio ao transporte e movimentação de carga, entre outros.