A Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões no ano passado em Patos de Minas, cidade que é um pólo da atividade econômica do Alto Paranaíba, no Estado de Minas Gerais. A marca obteve uma participação de mercado de mais de 44%, com destaque para caminhões semipesados Atego e para os extrapesados Axor e Actros.
“Projetamos um crescimento de cerca de 20% nas vendas de caminhões em Patos de Minas em 2018, visando manter e até aumentar a nossa liderança local”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além da retomada do crescimento econômico, que está puxando as vendas de caminhões no País, estamos cada vez mais preparados para atender às novas demandas dos clientes, o que é reforçado agora com a inauguração das novas instalações do concessionário Prodoeste na cidade”.
O Grupo Prodoeste inaugurou no último dia 26 um novo, amplo e moderno concessionário na cidade de Patos de Minas, construído à margem da BR 365. Esta é uma importante via de interligação da cidade com a capital Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e Mato Grosso, por onde circula um grande número de caminhões semipesados e extrapesados.
“Com a nova Prodoeste, ganhamos maior capacidade de atendimento aos clientes de caminhões, tanto os locais, quanto os de outros estados”, destaca Leoncini. “Além disso, prevemos mais negócios em ônibus e em veículos comerciais leves Sprinter e Vito, como também em peças e serviços, especialmente pelo incremento do atendimento aos motoristas e frotistas de outras regiões, que passam a contar com mais esse importante ponto de apoio na BR 365”.
Leoncini informa que o desenvolvimento da Rede de Concessionários está alinhado ao compromisso: As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. “Os investimentos na estrutura de atendimento ao cliente também têm tudo a ver com essa filosofia de atuação no mercado brasileiro. Queremos que nossos clientes se sintam acolhidos em nossos concessionários onde quer que eles estejam. O fato de estarmos presentes em todos os estados do território nacional nos dá esse diferencial de mercado”, diz o executivo.
Localização na BR 365 facilita o acesso aos clientes
A nova Prodoeste em Patos de Minas está localizada à margem da Rodovia BR 365, km 409. O concessionário foi projetado e construído de acordo com o padrão global de identidade visual corporativa da Mercedes-Benz, o New 3-D Brand – Black. O design remete à modernidade da marca associada às evoluções tecnológicas dos produtos, que cada vez mais buscam se adequar às necessidades do mercado e às expectativas dos clientes.
Elementos de identificação da fachada (área de cobertura, colunas, pórtico, letreiro, estrela, totem e outros indicadores) destacam o concessionário pelo formato e apresentação do novo design, que tem predominância da cor preta, atraindo a atenção do público. Esta mudança vem ocorrendo de forma gradativa em toda a Rede Mercedes-Benz.
O novo concessionário da Prodoeste conta com aproximadamente 3.800 metros quadrados de área construída, numa área total de cerca de 21.000 metros quadrados. A estrutura inclui 17 vagas na oficina mecânica, 4 para funilaria e uma cabina de pintura.
As instalações se caracterizam por ambientes amplos e claros, marcados pela iluminação natural. Além de aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento aos clientes, isso proporciona melhores condições de trabalho aos seus colaboradores.
Patos de Minas: o celeiro do Alto Paranaíba
Com 147 mil habitantes, Patos de Minas pertence à mesorregião Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. É conhecida como a Capital Nacional do Milho, ajudando Minas Gerais a ocupar a posição de maior produtor do Brasil. A cidade abriga, há 60 anos, a tradicional Festa Nacional do Milho, que faz parte do calendário dos grandes eventos ligados à produção agrícola.
O agronegócio é bastante diversificado na região. Além do milho, hoje, os principais produtos agrícolas do município são: Feijão, mandioca, soja, café e cana-de-açúcar. A pecuária também tem forte participação neste mercado, especialmente a leiteira. A produção suína de Patos de Minas também é destaque por deter 70% da tecnologia nacional em melhoramento suíno.
A atividade industrial da cidade está diretamente ligada à agroindústria, destacando-se o beneficiamento de leite e derivados, sementes e adubos, defensivos agrícolas, carne suína e alimentos enlatados. Nas cidades da região, a mineração tem destaque com a extração de ouro em Paracatu, fosfato em Patrocínio e areia e pedregulho em João Pinheiro.
A Prodoeste chegou a Patos de Minas em julho de 2013 e seu bom desempenho comercial foi observado desde o início, por meio do expressivo crescimento de participação de mercado da marca, saltando de 19% em 2013 para 44,2% em 2017.
A Prodoeste Patos de Minas faz parte de uma rede composta por outros sete concessionários Mercedes-Benz, localizados em importantes rodovias do País: Fernão Dias, Dutra, MG-050, Anhanguera (BR-050) e agora BR 365.