O Porto de Santos firmou, nesta terça-feira, 3, um acordo de cooperação com a Autoridade Portuária do Canal de Suez, Egito. O memorandum of understanding (MoU) foi assinado pelo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, e pelo chefe da delegação egípcia, o Almirante Abd El Kader Darwish. O encontro aconteceu na sede da Codesp, em Santos, e também foi acompanhado pelo diretor de Relações com o Mercado e Comunidade da Codesp, Cleveland Sampaio Lofrano.
O MoU tem como objetivo a troca de informações e conhecimentos técnicos entre as duas autoridades portuárias. “Com este acordo, vamos aumentar a relação irmã entre nossos povos, ajudando no crescimento mútuo”, disse o presidente da Codesp, José Alex Oliva, aos membros da comitiva durante a assinatura do termo. De acordo com Abd El Kader Darwish, do Canal de Suez, o Porto de Santos possui essencial importância no relacionamento bilateral: “sabemos do tamanho gigantesco do Brasil, assim como o Egito é um dos maiores países da África, Oriente Médio e do mundo árabe. É uma excelente oportunidade para discutirmos assuntos de interesse dos dois países”, disse ele, lembrando da recente aprovação pelo Governo Brasileiro do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Egito, aprovada em novembro do ano passado.
A delegação veio composta de oito pessoas, entre representantes comerciais e políticos. Além do acordo, o grupo também apresentou a Suez Canal Economic Zone, um grande empreendimento de livre comércio que está sendo implantado junto ao Canal, combinando infraestrutura logística e portuária com área industrial, comercial e uma nova cidade planejada.
Após a assinatura do MoU, os representantes do Egito fizeram uma visita técnica embarcada ao estuário do Porto de Santos. A delegação veio ao Brasil para participar da Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira que aconteceu na segunda-feira (02/04) na capital paulista.
O Canal de Suez é uma importante via artificial de navegação, que liga os Oceanos Índico e Atlântico, por meio do Mar vermelho e do Mar Mediterrâneo. Inaugurado no final do século 19, possui 193 km de extensão. A Zona Econômica do Canal de Suez tem 406 km2.