Conheça alguns dos produtos e serviços apresentados na Intermodal South America 2018

Realizada no período de 13 a 15 de março último no São Paulo Expo, na capital paulista, a 24a edição da Intermodal South America foi um sucesso de público – os visitantes foram apontados pela organizadora, a UBM Brazil, como altamente qualificados – e de expositores.

Cobertura: Bruno Colla, Carol Gonçalves e Vanessa Haddad

O evento, o principal das Américas direcionado aos setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, e que teve a Logweb como mídia e catálogo oficiais, mostrou as últimas tendências em máquinas inteligentes, automação intensiva, sistemas cyberfísicos, inteligência artificial, computação cognitiva, big analytics e blockchain. E contou, ainda, com uma área exclusiva para empresas de TI e startups, com soluções de tecnologia, softwares, segurança para logística, entre outras. Durante o evento, também foi realizada a XXI Conferência Nacional de Logística (CNL), organizada pela Abralog – Associação Brasileira de Logística.
A equipe de redação da Logweb visitou várias empresas durante o evento. Veja a seguir uma pequena amostra do que foi mostrado.
E também nas revistas Logweb Digital e Modal Marítimo o leitor vai conhecer mais um pouco dos expositores. Ambas estão disponíveis no portal Logweb.

Nuno Ferreira pretende chegar ao Paraná e Rio Grande do Sul até o fim de 2018
Integrante atual do grupo suíço Fracht AG, a Nuno Ferreira está no Brasil há 42 anos e tem o apoio da empresa matriz do grupo, a Fracht AG, na Argentina, Colômbia e no Chile, oferecendo operações especiais de transporte e armazenagem. Com sede em São Paulo, tem filiais em Santos, Guarulhos, Viracopos, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. “O objetivo da Nuno Ferreira é obter um crescimento de 10% neste ano, chegando, também, aos estados do Paraná e Rio Grande do Sul”, contou a CEO da empresa, Denise Alves. “Analisamos que nós já batemos a meta que havíamos determinado para este ano. Sendo assim, vamos nos reunir novamente para reavaliar os números e verificar até onde podemos chegar”, complementou.
Para a Intermodal 2018, a empresa levou algumas novidades na área de Pharma & Healthcare, além de equipes especializadas em armazenagem e distribuição de carga via terrestre. “A Intermodal tem sido um ambiente muito favorável para a troca de experiências e apresentação dessas novidades aos nossos clientes, pois este ano a feira esteve com um caráter ainda mais profissional, sem contar as instalações e a estrutura que possibilitaram todo o conforto e organização do evento”, revelou Denise.

MODERN Logistics mostrou sua plataforma logística ampliada
A MODERN Logistics aproveitou a Intermodal para apresentar muitas novidades, entre elas a abertura de quatro Centros de Distribuição e a chegada de mais duas aeronaves cargueiras até o fim de 2018. Com toda a sua estrutura já conhecida, a empresa quer mostrar que está preparada para atender a indústria brasileira em um novo patamar. “É a primeira vez que as empresas brasileiras contam com uma oferta de serviços logísticos integrados altamente confiáveis e seguros, e o momento é ideal, tendo em vista a retomada da produção industrial. Com foco na oferta de novos serviços, a MODERN estará muito bem posicionada para ajudar a alavancar o crescimento da indústria”, afirmou Gerald Blake Lee, CEO da empresa.
Grande parte da capacidade das duas primeiras aeronaves já está tomada pelos contratos acertados neste ano. As perspectivas dos que estão em negociação permitem prever um aumento no número de voos regulares e de cidades atendidas.
O segundo Boeing 737-400F já opera desde fevereiro. A previsão é de que o terceiro e o quarto 737s iniciem suas atividades até o fim do 1º semestre. Com eles, a malha irá abranger uma área maior do Brasil. Hoje a empresa tem voos regulares para Campinas, Manaus e Brasília.
Além disso, a MODERN ampliou o número de Centros de Distribuição com a entrada em operação do CD de Recife, sem contar a construção de mais cinco ainda em 2018. O CD de Jundiaí já conta com cinco clientes e o de Manaus com dois – sendo um deles para artigos mantidos sob refrigeração.

Integração rodoferroviária e terminal alfandegado são diferenciais apresentados pela Tora
Durante a Intermodal 2018, a Tora apresentou suas soluções logísticas, que englobam o transporte rodoviário nacional e internacional, terminais de integração multimodal e terminal alfandegado. A operadora logística destacou sua atuação em integração rodoferroviária e no terminal alfandegado, localizado em Betim, MG.
A Tora possui terminais multimodais que permitem a movimentação, armazenagem e transporte entre as concessionárias ferroviárias do Brasil, bem como a integração com o transporte rodoviário. Entre as operações realizadas nestes terminais estão a recepção, o transbordo e a expedição de caminhões e vagões; a consolidação e desconsolidação da carga; a armazenagem e movimentação da carga; serviços necessários ao correto acondicionamento da carga; e transporte rodoviário para coletas e entregas.
Outro diferencial da empresa é o seu terminal alfandegado, denominado Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia). Sua infraestrutura abrange 75.000 m² de área de armazenagem, espaço adequado para cargas refrigeradas e conteinerizadas, ramal ferroviário de bitola mista e estrutura fiscal, que permite a atuação diária com os órgãos anuentes (Receita Federal e Estadual, Ministério da Agricultura e Anvisa).

Máquina para contêineres vazios foi destaque da Hyster
O visitante que passou pelo estande da Hyster durante a Intermodal se deparou com o novo equipamento da série E214, que já vem com a exclusiva tecnologia de telemetria da empresa. Os participantes puderam conhecer de perto a máquina, que tem como característica principal ser a maior em capacidade de elevação do segmento – pode atingir 20 metros de elevação e suportar até 11 toneladas.
Como a novidade já vem com toda a tecnologia da empresa, o cliente poderá gerenciar toda a sua operação, tendo acesso a informações do tipo: fotografias aéreas que identificam pontos onde ocorreram colisões do equipamento, envio de e-mails de alertas e com base nos dados gerenciados via portal, possibilitando a gestão de parâmetros como produtividade, custos operacionais, manutenções preventivas e certificações dos operadores, informações que são disponibilizadas por meio de um portal customizável. Tudo isso permitirá aos clientes o acesso a uma importante solução de gerenciamento de frotas.
“A solução de telemetria da Hyster foi totalmente projetada para atender clientes que necessitam ter maior controle de sua frota. Por exemplo, com a telemetria é possível ter acesso, por meio do portal, a informações importantes sobre a manutenção dos equipamentos, como dados sobre o nível de óleo do motor. Além disso, é possível ter conhecimento se o operador está necessitando de uma reciclagem, monitorar falhas, verificar quais máquinas estão ociosas e acionar à distância seu desligamento, até evitar acidentes na operação, controlando a velocidade das máquinas”, exemplificou Vagner Araújo, gerente de Treinamento e Serviços, da Hyster-Yale do Brasil.

Aliança Navegação destacou o Portal da Cabotagem 2.0
Juntamente com a Hamburg Süd, a Aliança Navegação e Logística apresentou suas principais novidades para o transporte de cabotagem e longo curso, destacando novos navios incorporados aos serviços, tecnologias e funcionalidades. A empresa ainda aproveitou a feira para fazer o lançamento do Portal da Cabotagem 2.0, criado especialmente para que os usuários tenham acesso mais simples e intuitivo às informações sobre as cargas.
O principal objetivo da iniciativa é dar autonomia aos clientes para que busquem, a qualquer momento, dados referentes às rotas, contratação de serviços, bookings (reservas on-line), programação dos navios – próximas saídas e previsão de chegada ao porto de destino –, documentação e monitoramento da carga. O cliente também pode acompanhar pelo portal uma proposta comercial, o momento em que o booking foi realizado, quando a carga foi coletada, a previsão de chegada, desembarque e agendamento da entrega.
“Tudo para tornar o relacionamento com o cliente mais dinâmico e eficiente”, afirmou Marcus Voloch, gerente geral de Cabotagem e Mercosul da Aliança.
O portal pode ser acessado por qualquer pessoa que queira conhecer os serviços e principais rotas. Porém, é necessário que o cliente crie um login e senha para realizar as operações e tenha acesso aos dados de seu negócio. Toda a interação é feita de forma segura para que as empresas possam responder aos quesitos necessários para que a Aliança possa atender as solicitações.
“Com o crescimento da mobilidade e com a valorização do acesso rápido às informações, o Portal da Cabotagem da Aliança acredita na importância de valorizar a experiência do cliente, oferecendo o que há de mais moderno na comunicação online”, destacou Isabelle Paperini, idealizadora do projeto.
Outra facilidade para quem utiliza o site é receber automaticamente o boleto ou fatura referente ao serviço prestado pela Aliança. Como a tela é responsiva e a interação amigável, o Portal da Cabotagem 2.0 promove mais agilidade ao cliente, além de desafogar o trabalho dos vendedores. “Com este novo projeto, o tempo de resposta às solicitações caiu pela metade e pode ser realizado em até quatro horas”, complementou Isabelle.

TOTVS aposta na logística 4.0 com nova plataforma
Para mostrar que o conceito de logística 4.0 já é uma realidade, a TOTVS lançou durante a feira uma plataforma que reúne todas as suas características. Ao integrar e colocar em sinergia soluções que eram comercializadas separadamente, a TOTVS passa a oferecer um sistema que otimiza as etapas da atividade logística, reduzindo o tempo gasto com rotinas operacionais e melhorando em até 30% a eficiência do processo logístico como um todo – segundo informações da empresa.
A plataforma logística foi desenvolvida em parceria com a Ellece Logística, companhia especializada em movimentação, armazenagem e distribuição de produtos acabados (Veja matéria nesta edição, página 14), que participou como investidora e primeira usuária da nova plataforma.
Os investimentos foram direcionados para melhorias funcionais nos softwares e, principalmente, para sua integração, possibilitando ao cliente uma experiência única, embora utilize sistemas diferentes.
“Criamos sinergia entre as tecnologias para potencializá-las e, com isso, atender às mais importantes necessidades logísticas no controle e gestão da operação, do momento zero à entrega fiscal. Por meio de uma plataforma inovadora como esta, as empresas podem colocar em prática o conceito de logística 4.0 para reduzir custos, aumentar a sua produtividade e ganhar agilidade e eficiência para os seus negócios”, explicou Angela Gheller Telles, diretora dos Segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS. A nova plataforma provê inteligência estratégica para o armazenamento e transporte de cargas. As soluções reunidas são reconhecidas pelo setor: Cockpit Logístico, WMS (Warehouse Management System), TMS (Transportation Management System), GFE (Gestão de Frete Embarcador) e software de gestão especializado (ERP).
É possível compreender a estratégia e colaboração entre os programas considerando o uso destas soluções em uma operação logística completa. No início do processo, o Cockpit Logístico planeja o arranjo mais adequado para as cargas no veículo e as melhores rotas em função das entregas. Os dados gerados são utilizados, em seguida, pelo WMS para determinar, no armazém, os processos de movimentação, separação e conferência.
Na sequência, todas as informações são transmitidas ao TMS, que realiza o controle das notas fiscais de cada pedido a ser entregue. Para empresas que não possuem frota própria, o GFE gerencia a contratação do frete, desde as negociações comerciais até o pagamento das faturas. Para fechar o ciclo, e permeando todas as etapas, está o ERP, que carrega todas as informações geradas durante as operações e garante a retaguarda da empresa, com base em dados reais, seguros e atualizados.
A plataforma é modular, ou seja, pode ser adquirida com todas as suas soluções ou com apenas parte do pacote. Flexível, permite a escolha de diferentes combinações, de acordo com as prioridades da empresa. Há a possibilidade de contratação por meio de assinatura mensal, com utilização das soluções na nuvem.

Transvip e o transporte de cargas especiais com veículos blindados
A Transvip Brasil levou para o pavilhão da Intermodal 2018 uma de suas seis carretas blindadas, juntamente com integrantes das equipes de vigilância que viajam para proteger a carga. O intuito foi mostrar como funciona o transporte e quais são as tecnologias de segurança e os serviços agregados oferecidos pela empresa.
A Transvip transferiu para o transporte de cargas especiais e de alto valor agregado, como eletrônicos, celulares e medicamentos, o seu expertise em transporte de numerários, atividade que realiza desde a sua fundação, em 1998.
Além dos veículos blindados, são disponibilizados planos de gerenciamento de riscos, efetivo de no mínimo quatro vigilantes armados, videomonitoramento, rastreamento via satélite e seguro da carga – que pode chegar até a R$ 12 milhões. Há ainda equipamentos como fechadura randômica, sensores de portas, sirenes e botão de pânico, que envia informações a uma central de operações em caso de perigo.
“A grande vantagem para quem contrata a Transvip é receber todos os serviços de apenas um fornecedor, o que torna a operação mais barata e segura, já que será gerenciada pela mesma equipe”, afirmou Marcos Guilherme Cunha, diretor geral da Transvip Brasil.
Para a empresa, a Intermodal é uma oportunidade de demonstrar um serviço que ainda é pouco conhecido pelo setor de cargas especiais. “Mostramos que os benefícios não envolvem apenas a proteção da carga pelo seu valor, mas, também, pela garantia da entrega do produto na data prometida, evitando prejuízo da imagem da empresa e até cancelamento de contratos”, explicou Marcelo Rangel, superintendente comercial da Transvip Brasil.
Em 2018, a empresa espera investir R$ 5 milhões na compra de novas carretas e de outras tecnologias de segurança. A Transvip também planeja oferecer neste ano serviços de transporte com bitrens, que comportam mais produtos devido a sua maior capacidade de carga. “Estamos crescendo cerca de 50% ao ano no setor de transporte de cargas. A meta para 2018 é que esse crescimento chegue a 120%”, revelou Rangel.

Protege apresentou soluções para transporte de carga de alto valor agregado
A Protege levou à Intermodal 2018 dois de seus quatro modelos de blindados para o transporte de cargas de alto valor agregado. Um deles, um veículo ¾ com capacidade para quatro paletes, ficou no estande da empresa, enquanto a Carreta Segura Titanis, com capacidade para 28 paletes, foi exposta em uma área separada do pavilhão.
Os veículos fazem parte da frota do Carga Segura, um pacote de serviços para o transporte de cargas de diferentes tipos, como produtos de informática, telefonia, eletroeletrônicos, medicamentos, insumos farmoquímicos, joias e documentos. Também integram a frota o Troodon, truck com capacidade para 14 paletes, e o Troodon Pharma, equipado com baú refrigerado que atinge até -20ºC, adaptado para transferências de produtos farmacêuticos ou perecíveis em geral.
O serviço de transporte envolve gerenciamento de risco, cobertura de seguro em todo o território nacional e tecnologias de segurança, como a abertura e o travamento das portas comandados por uma central de monitoramento. Além disso, a carga é monitorada em todo o seu percurso e os veículos são tripulados por uma equipe de quatro vigilantes armados e treinados pertencentes ao quadro de funcionários da Protege.
“O preço é competitivo em comparação aos serviços tradicionais. Se optar por uma transportadora convencional, o embarcador terá de contratar todos os serviços separadamente”, afirmou Rogério Gonçalves de Souza, gerente corporativo de logística de cargas da Protege. “Temos toda tecnologia embarcada, o que também garante mais qualidade, e nosso seguro é um dos melhores do mercado”, completou.

Novo armazém geral do RIOgaleão Cargo permitirá concentração de processos logísticos com redução de custos
O terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim vai inaugurar neste ano um armazém geral de 4.000 m². A área não será alfandegada, o que possibilitará a importadores e exportadores a manipulação da carga no próprio local, sem a necessidade de transporte para outros espaços de armazenagem. A novidade foi um dos destaques apresentados pela concessionária RIOgaleão Cargo durante a Intermodal.
A região destinada ao armazém geral está em processo de desalfandegamento, cuja previsão de conclusão é até o mês de julho próximo. O local será um diferencial oferecido pela administração do aeroporto, que proporcionará otimização de tempo devido à maior agilidade na realização de procedimentos como separação de carga, controle de qualidade, montagem de kits e etiquetagem. “Além da comodidade e da significativa economia de tempo, os benefícios desse armazém serão redução de custos, maior segurança e garantia da integridade da carga, uma vez que, ao evitar o seu transporte para a execução de processos logísticos, são minimizadas as possibilidades de roubos e avarias”, explicou Patrick Fehring, diretor de negócios aéreos do RIOgaleão Cargo.
O armazém geral integra a RIOgaleão General Warehousing, uma das seis categorias do novo portfólio de serviços e soluções customizáveis anunciado na Intermodal, que disponibiliza instalações de armazenagem, equipes especializadas e equipamentos para atender às necessidades específicas de diferentes cargas.
As demais categorias do portfólio são: Temperature Controlled, que visa à manutenção da qualidade de produtos que necessitam de temperatura controlada, como vacinas, medicamentos e materiais biotecnológicos; Heavy & Outsized, movimentação e armazenagem de carga oversize; Valuable, monitoramento, rastreamento e armazenagem com segurança de cargas valiosas, como obras de arte e notas bancárias; Dangerous Goods, movimentação e armazenagem de produtos perigosos, como explosivos, materiais radioativos e/ou corrosivos e líquidos inflamáveis; e Live, transporte de animais vivos em conformidade com seu porte e espécie.

Rentank Macrogalpões divulgou produtos e serviços com workshop
A Rentank Macrogalpões adotou uma nova estratégia para apresentar suas soluções para armazenamento durante a Intermodal 2018. No dia da abertura do evento, 13 de março, realizou um workshop sobre os benefícios da locação de galpões lonados estruturados. Destinado a clientes consolidados e em fase de fechamento de negócios, o evento abordou os três pilares do empreendimento: engenharia, operações e comercial.
O CEO Braulio Steffanelo abriu o workshop contextualizando a Macrogalpões como uma das empresas da holding Rentank, que também engloba a joint venture Tiger Rentank do Brasil (locação de equipamentos para logística offshore), a Rentank Embalagens (locação de embalagens industriais) e a Rentank Ambiental (redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada dos resíduos industriais).
Em seguida, executivos das áreas de engenharia e operações ressaltaram a preocupação da Rentank Macrogalpões em oferecer estruturas seguras, tanto durante sua montagem, quanto no período de uso para armazenamento, respeitando normas técnicas, do corpo de bombeiros e da segurança do trabalho. O setor comercial expôs três cases de sucesso, exibindo as soluções desenvolvidas para desafios encontrados em diferentes segmentos de clientes – automobilístico, indústria de fertilizantes e de celulose.
“O workshop foi uma ação proativa bem recebida pelo nosso público. Pretendemos manter esse modelo de atividade em outras ocasiões”, afirmou Eduardo Gianini, gerente geral de negócios da Rentank Macrogalpões. Participaram do encontro 25 profissionais com perfis variados, o que ilustra a diversidade de mercados atendidos pela empresa, como agroindústria, logística portuária, celulose e papel, açúcar e álcool, mineração, fertilizantes, bebidas, operadores logísticos, indústria automotiva, siderurgia, infraestrutura, equipamentos, energia e eólicos.

Pinça que retira e coloca tampas de caminhões foi destaque da Saur
Especializada em equipamentos para movimentação de cargas e materiais, a Saur apresentou, durante a Intermodal 2018, soluções de suas três linhas: industrial, agrícola e florestal. Entre elas, a recém-lançada “pinça para retirar e colocar tampas laterais de caminhões”, desenvolvida com base em uma necessidade do mercado.
O equipamento, sobreposto aos garfos da empilhadeira, permite a realização da atividade de maneira mais rápida e prática. A pinça beneficia os profissionais responsáveis pela tarefa, garantindo um trabalho mais ergonômico e seguro, uma vez que evita lesões por esforço e previne acidentes.
O “desenlonador de caminhões tipo talha” é outro instrumento da Saur que tem por benefícios a agilidade na tarefa e a segurança do operador. Retirar a lona de um caminhão manualmente exige esforço físico e maior número de trabalhadores, além de haver risco de acidentes. O desenlonador é acionado a distância e pode ser usado em todos os tipos de caminhões.
Com forte atuação na fabricação de equipamentos utilizados em portos, a Saur aproveitou a Intermodal para destacar também suas soluções para o deslocamento de grandes volumes e descarga de granéis. “Participar dessa feira significa tornar-se mais conhecido pelo mercado em um evento com visitantes diferenciados, que são tomadores de decisão”, ressaltou Walter Macedo, gerente comercial da empresa.
Quem visitou o estande pôde conhecer dispositivos que são acoplados a empilhadeiras com finalidades diversas, como o manuseio de contêineres carregados (spreader) e vazios (top spreader). Também há a torre dupla de elevação, que possibilita abastecer ou descarregar, verticalmente, dois paletes ao mesmo tempo, o que reduz o número de manobras da empilhadeira e aumenta a produtividade. Outra solução para otimizar o carregamento de navios é a spreader clamp, garra suspensa para fardos com capacidade para até 32 toneladas por vez.
Para a descarga de granéis, a Saur fornece plataformas de até 30 metros de comprimento e com capacidade para até 80 toneladas. “As plataformas possibilitam que o ciclo completo de descarregamento seja realizado entre 8 e 10 minutos”, explicou Macedo. “Se a descarga for manual, o processo demora cerca de uma hora e podem ser necessários recursos humanos adicionais”, comparou.
Na linha florestal, a Saur oferece gruas para o manuseio de madeira que podem ser instaladas em tratores ou caminhões.

BBP vai entregar 60.000 m² no Complexo Gaia, em Jarinu
A BBP – Brazilian Business Park oferece soluções e projetos inovadores em condomínios logísticos localizados junto a rodovias de grande importância em regiões que oferecem qualidade de vida e recursos como incentivos fiscais, mão de obra básica e qualificada, centros de formação profissional, universidades e escolas técnicas.
Após dois anos sem lançamentos, a empresa voltou a construir no especulativo e vai entregar até setembro deste ano 60.000 m² no Complexo Gaia, localizado na rodovia Dom Pedro I, em Jarinu, São Paulo. O local oferece fácil acesso ao eixo Vale do Paraíba – Rio de Janeiro e sul de Minas – Belo Horizonte. “Também estamos investindo em galpões climatizados nesta mesma unidade”, ressaltou Marco Antonio de Oliveira Moyses, gerente comercial.
Outra novidade da BBP é a ampliação dos serviços oferecidos, como a locação de salas ou grandes salões com estações de trabalho para coworking no Complexo Gaia e no Centro Empresarial Atibaia. Segundo Marco Antonio, as empresas de inovação são as que mais se interessam por esse modelo.
Sobre a feira, ele destacou que a BBP teve a oportunidade de criar parcerias com vários setores do mercado logístico. “Nesse sentido foi muito enriquecedor, ao mesmo tempo muito produtivo, com alguns resultados imediatos e outros para um futuro próximo”, expôs.
Para este ano, as expectativas são muito positivas. “Talvez alcancemos o melhor resultado dos 25 anos da empresa. Esperamos chegar a 200.000 m² em novas locações em 2018”, revelou.

Especializada em tecnologia de gestão, a Senior participou pela primeira vez da Intermodal
Pela primeira vez, a Senior, desenvolvedora especializada em tecnologia para gestão, participou da Intermodal, mostrando para Operadores Logísticos e transportadoras suas soluções para controle da gestão de armazenagem, transporte e frotas. O destaque foi sua plataforma completa voltada para logística, com Gestão de Armazenagem/WMS, Gestão de Transportes/TMS, Gestão de Frotas/FMS, Gestão de Fretes/FIS, Roteirização e Monitoramento/RMS.
Entre as novidades, a solução Roteirização e Monitoramento de Entregas, que complementa o TMS e o WMS, permite planejar e monitorar a distribuição de entregas reduzindo o tempo, a distância e o custo, respeitando regras e restrições pré-definidas de cada atividade, como janela de atendimento, prazo de entrega e prioridade, calculando o tempo necessário para realizá-las. Tudo isso incorporando uma aplicação móvel para uso do entregador, que exibe a rota, lista as atividades na sequência em que devem ser realizadas, a localização exata da entrega e orienta a navegação por GPS para o motorista. Enquanto isso, para o acompanhamento dos gestores, há um painel de monitoramento que exibe as atividades diárias por situação e uma linha de progresso de cada um dos veículos com localização e registro de entrega em tempo real. Com o aplicativo da solução é possível coletar a assinatura digital do recebedor e capturar a imagem de comprovantes e de mercadorias entregues. Essa ferramenta pode reduzir o tempo das entregas em cerca de 18%. Além disso, permite alocar melhor os colaboradores e diminuir quilômetros rodados, dependendo do objetivo desejado.
“Estamos com grandes expectativas com relação aos resultados da Intermodal, por ser o maior evento do segmento no Brasil”, declarou o diretor, Marcelo Franco. Ele ressaltou que a empresa terminou 2017 com indicadores de vendas muito bons, mostrando a retomada do mercado de logística. “No primeiro trimestre de 2018, superamos em 20% as metas de vendas de produtos logísticos – WMS, TMS e embarcador-frete.”

Localizador autônomo para carretas com energia solar foi novidade da Autotrac
Em sua primeira participação na Intermodal, a Autotrac teve como objetivo se aproximar dos embarcadores, oferecendo tecnologias aplicadas ao monitoramento e rastreamento de frotas que permitem total controle dos dados do transporte. “Somos a única empresa do setor a operar sua própria estação terrena de comunicação de dados (hub), utilizando canais exclusivos e redundantes em satélites geoestacionários, além de backbones dedicados com as principais operadoras de telefonia celular do país”, disse Suellen Portilho, da área de marketing.
O lançamento na feira foi o Autotrac Solar, um localizador autônomo multiuso que utiliza uma bateria recarregável por energia solar e é ideal para uso em carretas, contêineres e equipamentos diversos, pois não precisa estar conectado a nenhuma fonte de energia externa para funcionar. Com apenas 15 minutos de luz, ele já é capaz de entrar em operação, mesmo que a bateria esteja descarregada, aumentando a segurança e o controle das carretas.
Possui bateria interna com até 100 horas de autonomia para operação sem incidência luminosa, quando plenamente carregada, e é de fácil instalação, sem cabeamento ou ligação com a parte elétrica do veículo. A transmissão de dados se dá via rede celular (GSM/GPRS), com memória para armazenar os dados em caso de perda do sinal celular para posterior transmissão.

Terminal de Cargas do BH Airport tem nova configuração
A BH Airport Cargo, área de logística de Cargas da BH Airport (concessionária do Aeroporto Internacional de BH), anunciou a nova configuração do Terminal de Cargas, que recebeu uma série de investimentos. As mudanças incluem a expansão em 100% da área de exportação e 40% da área de importação; a instalação de duas novas câmaras refrigeradas além das duas já existentes, que ampliaram a capacidade de armazenagem para 3.350 m³; uma nova área para cargas domésticas, que permite sinergia entre as operações internacionais e nacionais, além de um prédio anexo exclusivo para sediar todos os órgãos anuentes (Anvisa, Receita Federal, Receita Estadual e MAPA/Vigiagro) e duas novas portarias com rigoroso controle de acesso e segurança 24 horas para a movimentação de cargas internacionais e domésticas. Estes investimentos capacitam a BH Airport a obter a certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) com benefícios para todos os envolvidos da cadeia logística.
Segundo Peter Robbe, gestor da BH Airport Cargo, as perspectivas para este ano são muito boas. “Com as obras, oferecemos tempos de liberação mais rápidos, maior segurança, agilidade e vantagens competitivas aos clientes.”
Em sua avaliação, o uso do modal aéreo doméstico, principalmente nos setores de alto valor agregado, tem crescido em razão da segurança e agilidade. “O Aeroporto Internacional de BH tem uma vantagem competitiva muito grande para atender a esses segmentos, em razão da sua localização estratégica em relação aos principais centros consumidores do país”, afirmou, adiantando que a empresa está trabalhando para oferecer mais um voo cargueiro para atender ao aumento da demanda.

EGA é o único Non Terminal Operator do mundo
Atuando no mercado de comércio exterior, logística portuária e recintos alfandegados, o Grupo EGA possui mais de 35 anos de experiência. A empresa detém todo o processo de consultoria e logística integrada, desde o desenho do projeto de importação e exportação de cargas, armazenagem até a entrega.
Através da EGA Solutions, possui parceria nos principais terminais alfandegados, portos secos e operadores portuários do Brasil, com atividades de armazenagem para cargas provenientes dos modais marítimo e aéreo. A partir da criação de um inovador modelo de agrupagem de cargas de qualquer espécie e clientes de qualquer porte, a EGA surge como o único NTO (Non Terminal Operator) do mundo, ou seja, que não tem terminal. Em apenas seis anos de atividade nesta modalidade, já movimenta mais de 60.000 TEUs anuais, gerando economia em escala e reduções de custos expressivos. “Não termos terminal permite buscarmos a melhor solução para o cliente. Conseguimos negociar com nossos parceiros e oferecer o custo logístico ideal para a operação. Para o parceiro, a vantagem é que pagamos antecipadamente”, disse Denise Melo, da área de marketing.
Já a EGA Transport conta com veículos de cavalos trucados, traçados e bitrens para carregar qualquer tipo de carga com até 74 toneladas, além de uma equipe especializada para desenhar projetos logísticos especiais. Todos os veículos são rastreados e protegidos por seguros completos, assim como cargas e contêineres. Por sua vez, a EGA International oferece soluções especializadas em armazenamento e transportes aéreos e marítimos de cargas, com experiência na área de alimentos e bebidas.
Um dos destaques revelados por Denise na Intermodal é o crescimento no Sul, onde a empresa tem unidades. O baixo imposto incentiva a chegada de mercadorias pela região, de onde seguem para outros destinos. Sobre a feira, considera importante para o grupo, pois permite fortalecer parcerias e fazer novos parceiros. “O novo local tem uma ótima infraestrutura”, salientou.
A EGA tem unidades de negócios em Belo Horizonte, MG; São José dos Campos, Campinas, Guarulhos, São Paulo e Santos, SP; Curitiba, PR; Itajaí, SC; e Porto Alegre, RS.

Guard Center se apresenta como “Uber” da segurança em escolta armada
Especializada em gestão de segurança, a Guard Center atua em todo o território nacional com projetos de escolta armada, segurança privada e transportes. Com quase 20 anos de experiência no segmento, a empresa apresentou na Intermodal toda a tecnologia utilizada na gestão de segurança dos seus clientes. Para explicar melhor o trabalho executado pela Guard Center, o diretor executivo, Roberto Roma, chegou a comparar a estrutura oferecida pela sua empresa para fazer a gestão do transporte de seus clientes à da Uber. “Como a Uber, que cadastra seus motoristas, veículos, placas dos carros, passageiros, mapas e outros dados importantes, a Guard Center também faz a gestão para seus clientes, como cadastramento dos caminhões, placas dos veículos, nome dos motoristas, GPS, origem e destino da carga”, revelou.
Alguns dos clientes que operam com a Guard Center são: Carrefour, Wilson Sons, P&G, DHL, Samsung, FedEx, JSL e IBL Logística. Para eles, a empresa oferece uma gama enorme de serviços, como gestão de escolta armada, pronta resposta, projetos de segurança e consultoria em segurança, além de homologações e auditorias. Todas as empresas parceiras são prévia e devidamente homologadas e auditadas.

KM Carregadores de Baterias apresentou inovação para sala de baterias com recarga inteligente
No estande da KM Carregadores de Baterias foram expostas as linhas “Tracionária” e a “Automotiva Profissional”, além do descarregador analisador, do dessulfatador e do alta frequência.
No último ano, com o objetivo de suprir uma necessidade do mercado, a empresa iniciou a produção de suportes de baterias e carros extratores e, com menos de um ano do lançamento, as vendas triplicaram. Para Danilo Macan, engenheiro de Desenvolvimento Técnico-Comercial, participar da feira foi de grande valor para divulgar as novas tecnologias e os novos produtos no mais completo sistema integrado de marketing e vendas voltado para toda cadeia logística da América Latina. “A empresa aproveitou para expor os principais produtos para gerar eficiência nos processos logísticos e otimização dos custos”, afirmou Macan.
O destaque ficou por conta do extrator de baterias magnético, que chega ao mercado com tecnologia de ponta e deve facilitar ainda mais a troca de baterias. “Os projetos são personalizados e desenvolvidos pelo setor de engenharia e inovação para gestão de salas de baterias de empresas multinacionais e, também, de pequeno porte. Os resultados são positivos, já que eles levam eficiência aos processos com menos esforços dos operadores e diminuição no tempo da logística”, complementou o profissional.

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