Ser mais competitivo no mercado e garantir a longevidade de uma organização atualmente tem muito a ver com: inovar. Isso quer dizer: fazer diferente, buscar soluções até então não pensadas, estar adiante dos concorrentes e melhorar a experiência de clientes e parceiros. A Coopercarga entendeu isso e desde o ano passado vem traçando estratégias para fortalecer seus processos de inovação.
Em 2017, foi dado o primeiro passo com a criação do iCooper. O objetivo do projeto foi abrir, dentro da cooperativa, um ambiente de inovação para agregar valor ao negócio, aumentando receitas, rentabilizando os cooperados e ouvindo todos os colaboradores – independente de cargo ou posição na cooperativa. Desde então, os representantes da Coopercarga têm investido em ações de benchmarking em empresas atuantes no ecossistema de inovação de Santa Catarina, conhecendo organizações e fechando parcerias que ofereçam soluções voltadas à inovação.
Aprofundando-se nos conceitos e na prática da inovação, a Coopercarga decidiu, neste ano, investir na construção do Programa de Criativação, que vem para fundamentar e sustentar o modelo de inovação da cooperativa. A importância dessa abordagem está no entendimento de que a inovação é uma construção feita de maneira plural. Ela se baseia na maior interação com o mercado, buscando soluções sintonizadas em processos de cocriação e estabelecimentos de parcerias que auxiliarão no fortalecimento da Coopercarga. “Nós compreendemos que não se inova sozinho, e nem do dia para a noite. Se trata de um processo que, assim como qualquer outro, depende de pessoas e, por isso, precisa ser gerido e incentivado continuamente”, argumenta Denny Mews, gerente do setor de Tecnologia da Informação e Inovação.
Para dar o start no projeto, o time da Coopercarga conta com o apoio do Senac e vêm trabalhando no sentido de despertar no DNA da cooperativa uma cultura da inovação. Isso significa incutir em cada membro da equipe um mindset criativo frente a problemas e desafios cotidianos e de atitude para a elaboração e execução de projetos inovadores. Para isso, já foram realizados workshops de inovação e cocriação com as lideranças da Coopercarga, que serão os pulverizadores do conhecimento para todos os outros níveis. Com base nessas experiências, profissionais da área com ampla vivência como Maria Augusta Orofino, Igor Drudi e Thiago Marques estão contribuindo para o desenvolvimento de um projeto piloto de inovação, que já deu seus primeiros passos para ser colocado em prática.