Ford Caminhões lança o Cargo Power 2431 6X2, trucado estradeiro com motor de 306 cv

Cobertura: Wanderley Gonelli Gonçalves

A Ford Caminhões (Fone: 0800 703.3673) acaba de lançar o Cargo Power 2431 6×2, trucado estradeiro com novo trem de força que, segundo a empresa, oferece a melhor combinação de desempenho e economia da categoria. O modelo médio, com peso bruto total de 24 toneladas, é equipado com o novo motor Cummins ISB 6.7, de 306 cv e conta com a opção de transmissão manual de nove marchas ou automatizada Torqshift de 10 marchas.
O Cargo Power 2431 traz também aprimoramentos no cardã, no eixo traseiro e na embreagem, reforçados para trabalhar com o torque maior do motor. Ele é resultado de um projeto de engenharia que privilegia não só a durabilidade e versatilidade de aplicações, mas principalmente o custo-benefício para o cliente. “Na prática, suas vantagens se traduzem em maior agilidade nas retomadas e segurança nas ultrapassagens, que aumentam a produtividade das viagens com a mesma eficiência no consumo de combustível”, diz João Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul.
O modelo dispõe, também, de um novo pacote de manutenção Ford Service que oferece três opções de contrato ao cliente, incluindo revisões (Class), revisões e itens de desgaste (Plus) ou assistência completa (Prime).
E também já vem de fábrica com o sistema de telemetria Fordtrac ativado, que inclui funções de monitoramento e segurança, e contará futuramente com uma central de monitoramento para acompanhar o veículo em tempo real com equipe de apoio técnico.

Oferta de lançamento
Como oferta especial de lançamento, que mostra a confiança no sucesso do produto, a Ford vai vender as primeiras 500 unidades do novo trucado de 306 cv pelo mesmo preço do modelo de 290 cv.
Além disso, a marca disponibiliza um programa de financiamento subsidiado para toda a sua linha 6×2, com condições especiais que facilitam a aquisição. Ele é oferecido na modalidade de crédito direto ao consumidor (CDC) com taxa de 0,96% para pagamento em 48 meses, com entrada de 20% e 90 dias de carência.
O segmento de caminhões médios 6×2 é um dos mais importantes do mercado, responsável por 17% das vendas. Os trucados são usados em vários tipos de aplicações, sendo as principais com carroceria fechada tipo baú de alumínio ou frigorífico (43%), carroceria aberta para carga seca e transporte de gás (30%) e tanque (10%). É empregado ainda como basculante, guindauto, caçamba tipo Brooks, coletor de resíduos e prancha, entre outros implementos

Voz do cliente
O caminhão Cargo Power 2431 foi desenvolvido a partir de uma extensa pesquisa com transportadores nas principais rotas do Brasil, aprimorando as características que eles mais buscam no desempenho do veículo.
Seu projeto é resultado de um trabalho de dois anos que envolveu 400.000 km de testes de desenvolvimento e durabilidade, tanto no Brasil como em regiões de altitude da América do Sul, usando a experiência da engenharia da Ford Caminhões para aprimorar o rendimento do veículo.
“O novo motor ISB 6.7 L, com 306 cv (@ 2.100 rpm) e torque de 1.100 Nm, é o mais potente do mercado na faixa de 7 litros e utiliza tecnologia avançada para oferecer torque elevado já em baixa rotação, disponível numa faixa ampla de 1.100 a 1.900 rpm. Com isso, garante maior agilidade nas retomadas e segurança nas ultrapassagens, com consumo igual ou menor que os modelos concorrentes”, afirma o diretor de Operações da empresa.
Outra vantagem do novo motor é o sistema de tratamento de emissões com Arla. Além de favorecer o desempenho e a durabilidade do motor, ele tem maior tolerância à variabilidade do combustível e um custo total menor comparado aos concorrentes com sistema EGR, completa Pimentel.

Mais lançamentos
O Cargo Power 2431 6×2 não é o único lançamento da Ford Caminhões – a linha Cargo Power 2019 é o lançamento mais importante da empresa em 2018, como parte da estratégia de fortalecer sua posição no segmento de médios e pesados. Ela é formada por seis modelos equipados com o novo motor de 306 cv e capacidade de 17 a 31 toneladas de peso bruto total, com tração 4×2, 6×2, 6×4 e o inédito 8×2.
Os modelos que compõem a nova linha são: Cargo Power 1731 rígido, Cargo Power 1731T cavalo-mecânico, Cargo Power 2431 6×2, Cargo Power 2631 6×4, Cargo Power 3131 6×4 e Cargo Power 3031 8×2 com transmissão manual ou automatizada Torqshift.
O Cargo Power 2431 é o carro-chefe da nova linha e, junto com ele, a Ford continuará a oferecer como opção o modelo Cargo 2429 com motor de 290 cv, o terceiro mais vendido do segmento no ano passado, com 1.007 unidades.

Crescimento do mercado
O lançamento da linha Cargo Power faz parte do novo posicionamento do negócio da Ford Caminhões com foco em três pilares: produtos potentes, duráveis e inovadores; serviço ágil, de qualidade e com preço justo; e relacionamento com o cliente, para estar sempre junto onde e quando ele precisar.
“Sabemos das dificuldades que os transportadores, assim como outros setores da economia, têm enfrentado para manter o seu negócio em atividade. Felizmente, os indicadores do setor começam a dar sinais de recuperação e, mais do que nunca, é preciso contar com veículos que tragam o melhor retorno do investimento”, destaca Pimentel.
Segundo o executivo, as mudanças no cenário levaram a uma revisão do crescimento projetado pela marca para a indústria de caminhões em 2018, agora estimado em 43,5%, com um total de 74.000 unidades no ano.
“Esse crescimento está sendo puxado principalmente pelas commodities agrícolas. No segmento de caminhões com chassi rígido, onde a Ford tem atuação mais forte, nossa expectativa é que a indústria tenha um avanço em torno de 22%”, diz Pimentel.
A Ford sempre foi dona de uma posição de liderança nos segmentos de caminhões semileves e leves – nos quais teve uma participação de 34,1% e 31,4%, respectivamente, em 2017. Com o lançamento da linha Cargo Power, a marca quer ampliar sua fatia também nos médios e pesados, em que obteve no ano passado a seguinte participação: médios 4×2: 17,2%; médios 6×2: 16,3%; e pesados 6×4: 15,6%.
“Nosso objetivo com o lançamento da linha Cargo Power é conquistar a liderança do segmento 6×2 e atingir uma participação média de 25% nos caminhões com chassi rígido”, finaliza Guilherme Teles, gerente de Marketing da Ford Caminhões.