Andreani apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2017

A companhia líder de logística na Argentina apresentou seu Relatório de Sustentabilidade, pelo nono ano consecutivo.

Este relatório incorpora os standards da Iniciativa do Reporte Global (GRI, pelas suas siglas em inglês), sua conexão com os 10 princípios do Pacto Global das Nações Unidas e o aporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em 2017, com faturamento de $6.841 milhões de pesos argentinos e investimentos de $546 milhões de pesos argentinos, Andreani fortaleceu seu compromisso gerando emprego, incrementando em 381 a quantidade de colaboradores em Argentina e Brasil, em relação ao ano anterior.

A companhia continuou focando nas novas formas de atuação responsável, combinando melhorias nos processos, inovações estratégicas e investimento em tecnologia. Neste sentido incrementou em um 32% os investimentos orientados principalmente à infraestrutura, e desenvolvimento na aplicação de tecnologias.

Em setembro de 2017, com a finalidade de atender o crescimento das cargas dos próximos anos, Andreani inaugurou sua Central Inteligente de Transferência, a primeira de um operador logístico na Argentina. Também implementou Andreani Mobile, seu sistema de distribuição on-line para oferecer informação em tempo real sobre o status do pedido, seguimento e envio, tornando-se o primeiro operador logístico em realizar sua operação sem papel, e assinatura eletrônica nos serviços e processos internos.

Em términos de eficiência ambiental desenvolveu a política do Sistema de Gestão Integrado, consolidando as políticas de Segurança e Saúde Ocupacional, Qualidade e Meio Ambiente, certificou três novas unidades operacionais logísticas sob o standard ISO 14001 e migrou para a versão 2015 da regulamentação, para as 12 unidades que já possuíam certificações. Adicionalmente enviou um 19% menos de containers de resíduos urbanos e recheio sanitário.

Continuando com as iniciativas de mobilidade segura e sustentável, incorporou 20 semirremolques para longa distância na Argentina, que possuem um 20% de capacidade de carga perante um tradicional, traduzindo isto em menos emissões de CO2 por viagem realizada. Participou das provas de ensaio de aerodinamia em transporte junto a vários Ministérios Nacionais e Federação Argentina de Entidades Empresariais do Autotransporte de Cargas (FADEEAC), com a finalidade de criar uma Norma Nacional (IRAM) sobre a economia de combustível. No aprofundamento do seu programa de Trânsito Seguro, realizou 11.926 controles de alcoolemia a seus 119 motoristas de longa distância.

Em términos do seu compromisso social e através da atuação da Fundação Andreani, realizou o Programa #AndreaniXlaEducaciónVial, mediante 35 oficinas que chegaram a 1.100 alunos; celebrou os 10 anos do Prêmio Fundación Andreani Artes Visuais, com um crescimento substancial na quantidade de propostas recebidas (1.953 totais e 41 obras selecionadas), e movimentou 459.770 kg, a través dos seus distintos Programas de Logística Social, Envios Solidários e Respostas a Emergências.

O Relatório 2017 está disponível em http://sustentabilidad.andreani.com/, em espanhol, inglês e português. As versões anteriores em: http://www.andreani.com/seccion/25/sustentabilidad