Plataforma transforma smartphone em rádio “Push-to-Talk”. E são várias as aplicações na área de logística

“Conversando com algumas transportadoras percebemos que alguns motoristas chegam a utilizar três aparelhos para se comunicar com as centrais, e muitas vezes têm que pegar o telefone para ligar para a empresa, atrapalhando o trabalho. A nova plataforma BiPTT é uma solução que facilita esse processo, agilizando a comunicação.”
Assim, Edgar Crespo, CEO da BiPTT (Fone: 21 3090.0688), comenta a aplicação da plataforma – que transforma qualquer smartphone, tablet ou computador em um rádio Push-to-talk, utilizando redes mobile comuns – na logística.
Mas, ainda existem outras aplicações: Seja para equipes dentro de um Centro de Distribuição, motoristas com entregas em cursos ou até coordenadores e supervisores, que podem ter uma solução com mais recursos de gestão. A possibilidade de handsfree (mãos livres) é um ponto importante – motoristas não precisam tirar as mãos do volante, por exemplo.
“A plataforma BiPTT traz velocidade à comunicação entre os times, que podem continuar operando máquinas, trabalhando no CD, realizando entregas, sem precisar perder posição”, comenta Crespo.
Um levantamento realizado, em 2016, pelo instituto de pesquisas americano VDC Research, com empresas das verticais de logística, transporte, manufatura, governo, construção e utilities, indica que cerca de 90% das entrevistadas estão buscando soluções que atendam em conjunto as aplicações de voz e dados.

Tecnologia própria
Com tecnologia própria, desenvolvida com segurança a nível militar pela empresa, a plataforma BiPTT traz as funcionalidades de um rádio corporativo com diversas funcionalidades e facilidades adicionais aos usuários, oferecendo uma solução de comunicação corporativa rápida e em tempo real, gerando mais economia, controle e rentabilidade, informa o co-fundador do BiPTT.
Ele também diz que a ferramenta vai além de um comunicador walkie talkie ou qualquer outro rádio PTT. Além de envio e recebimento de chamadas de voz em tempo real, ainda possui muitas outras funcionalidades: Geolocalização, no qual é possível acompanhar em tempo real os colaboradores e o itinerário realizado, pois o administrador visualiza um mapa com a localização de todos os usuários; Comunicação por canais, a empresa pode criar quantos canais achar necessário, distribuindo os usuários pelos diferentes canais para organizar a comunicação via rádio; Utilização com baixa latência e baixo consumo de banda, com tecnologia própria, garantindo canais de comunicação Push-to-Talk operando em 3G e 4G, mesmo que as condições estejam com baixa conectividade – a empresa investiu desde o início no sistema Push-to-Talk over Cellular (PoC), a evolução do Push-to-Talk, que funciona por meio das redes 3G, 4G, LTE e Wi-Fi –; Gravação de chamadas, que podem ser recuperadas para fins de gestão e auditoria, com todos os dados criptografados, o que impede que outras pessoas tenham acesso às informações. Além disto, o BiPTT é um aplicativo leve, de baixo consumo de bateria e de dados. “A sua interface é voltada para a simplicidade do uso e apresenta alta performance de aplicação em sua função principal, que é a transmissão de voz instantânea e de alta qualidade.”
Não é preciso uma operadora de celular específica. Por utilizar as redes de internet móvel, o BiPTT resolve o problema de integração, pois usuários de diferentes operadoras podem comunicar-se entre si, além daqueles que não estão na rede de nenhuma operadora, e sim utilizando o Wi-Fi. Assim, não há limitação geográfica – tendo internet, a equipe pode manter a comunicação. Seja no Brasil ou em qualquer outro país.
“Para operações de abrangência regional ou nacional, é uma grande vantagem poder escolher a melhor operadora em cada região, ou seja, mesmo que os colaboradores tenham operadoras distintas, a comunicação será totalmente integrada. A gestão centralizada é realizada através do Manager, que é o componente da solução no qual o administrador define quem serão os usuários, os canais de comunicação e as permissões de acesso, dentre várias outras opções de administração e configuração existentes”, comenta Crespo.
Com a proposta de não ser apenas um serviço de rádio, a empresa desenvolveu uma solução que auxilia na gestão dos negócios, com uma central de comunicação integrada, onde o gestor pode acompanhar o processo de comunicação, verificar as posições da equipe e controlar as atividades da corporação.
“Queremos oferecer uma solução para empresas que precisam de comunicação instantânea e eficiente, para o controle e coordenação de suas operações. Os desafios que os times operacionais enfrentam diariamente não permitem mais que sistemas de comunicação inadequados sejam utilizados. A simplicidade e a objetividade do uso da voz instantânea é o caminho para tornarmos as comunicações entre as equipes de trabalho mais rápidas e claras”, reforça Paulo Florêncio, diretor comercial do BiPTT.
Crespo, por seu lado, lembra que a BiPTT foi iniciada dentro de outra empresa, a Target, e hoje funciona como uma spin off. “Ainda como Target fomos desafiados a resolver um problema de comunicação interna de um cliente e percebemos um nicho e um projeto em potencial. De olho nessa necessidade, surgiu o BiPTT, com tecnologia própria”, comenta.

Benefícios
Considerando que muitas empresas estão em busca de ferramentas que diminuam seus custos operacionais e aumentem seus ganhos sem perda de qualidade e agilidade na prestação de seus serviços, Crespo cita os benefícios oferecidos pelo BiPTT:
• Maior controle, devido à gestão centralizada e à geolocalização;
• Quebra das barreiras geográficas, devido à abrangência mundial da internet;
• Mais rapidez e praticidade, pelo uso da tecnologia Push-to-Talk, com chamadas privadas ou em canais (grupos);
• Maior economia, pelo aproveitamento de celulares e computadores.