Alimentos e Bebidas: Embarcadores terceirizam o transporte e até a armazenagem

Um dos argumentos para isto é que preferem se focar no seu core business e deixar a parte da logística para quem realmente entende. Também não querem ter problemas de transporte e arcar com as despesas trabalhistas de motoristas e ajudantes.

WNUTRITIONAL: PROBLEMAS EXISTEM NAS PEQUENAS ENTREGAS
A WNutritional (Fone: 11 3969.1750) é uma empresa do segmento de alimentos e bebidas que terceiriza o Operador Logístico. “Nosso foco é comercial, marketing e desenvolvimento de produtos, por este motivo preferimos ter um parceiro especializado e focado em armazenagem e logística. Desta forma não temos que nos preocupar com o gerenciamento da operação e, também, não precisamos mobilizar capital na operação”, comenta o CEO da empresa, Daniel Feferbaum.
A WNutritional só atua com transporte rodoviário e também utiliza armazéns terceirizados – um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro.
Comentando sobre os maiores desafios logísticos enfrentados pela empresa, Feferbaum diz, a exemplo de outros embarcadores, que é o custo do frete, principalmente para entrega de volumes baixos. “Temos muita dificuldade de atender pequenos pontos de vendas espalhados pelo Brasil e, também, de atender clientes de nossa loja on line com um baixo custo.”
O CEO continua, dizendo que “no Brasil, diferentemente dos Estados Unidos, não encontramos diferentes modais de transportes, como trens, que utilizamos bastante nos Estados Unidos pelo baixo custo. Além disso, faltam custo e eficiência de empresas como FeDex e DHL, que também utilizamos nos Estados Unidos. Desta forma, acredito que o país precisa melhorar muito a infraestrutura e ter mais empresas concorrendo no mercado, principalmente para fazer entregas de pequeno porte”.
A WNutritional possui duas linhas de produtos. A primeira é a bebida funcional “Life Mix”, composta por sucos e chás desenvolvidos por médicos e nutricionistas que ajudam a complementarmos os nutrientes que faltam em nossa alimentação do dia a dia, e a segunda é o chá orgânico “Poder da Terra”.
“Temos um nível de serviço muito alto, porém para reduzirmos o prazo de entrega, o custo logístico aumenta muito e a margem do produto não comporta essa diferença de custo. Para nós, como a operação é terceirizada, deixamos a empresa que nos atende ou os concorrentes dela apresentarem as soluções. Acreditamos que eles conseguem fazer isso melhor do que nossa empresa, cujo foco não é a logística”, finaliza o CEO.

GOURMAND ALIMENTOS: CUSTO DO FRETE É O GRANDE DESAFIO
No caso da Gourmand Alimentos (Fone: 11 3842.5050), empresa que trabalha com mais de 40 marcas em seu portfólio, incluindo linhas e produtos consagrados pelo público no exterior, como Hershey´s, After Eight, Droste, Pepperidge Farm, Cantina Mexicana e Bornier, entre outras, atualmente um dos grandes desafios é manter os custos adequados de frete.
“No cenário atual, devido à alta nos combustíveis, ao péssimo estado das estradas e rodovias, aos custos crescentes de insumos de frota (pneus, peças, etc.) e à dificuldade de locomoção nos grandes centros urbanos, os custos de frete vêm subindo constantemente”, comenta Thiago Monteiro, coordenador de Operações Logísticas da empresa.
Além de ter a sua estrutura de armazém terceirizada, a Gourmand também opta por Operadores Logísticos e transportadoras para a distribuição, pois vê nesse modelo (serviços terceirizados) muitas vantagens, como, por exemplo: redução e maior controle dos custos; custos variáveis de acordo com a demanda; utilização de parceiros que já possuem conhecimento dos processos e do segmento logístico. “Além disso, com a operação terceirizada é possível manter o foco nos principais objetivos da empresa”, afirma Monteiro, destacando que a Gold Logística é o Operador Logístico com o qual atuam, enquanto as principais transportadoras são: Bora Transportes, DPJ Transportes, PTS Transportes, BTL Transportes, Transbono e Transmassa Logística.
O coordenador de Operações Logísticas também afirma que a empresa utiliza em média de 8 a 10 veículos dedicados para São Paulo e Grande São Paulo e dois veículos para o interior. Além disso, a Gourmand Alimentos possui diversas cargas para todo o Brasil, porém vão com a modalidade de transporte fracionado. “E utilizamos transporte aéreo para o Estado do Amazonas em alguns clientes específicos, pois o transporte terrestre para Manaus tem um lead time de 28 dias, enquanto no modal aéreo colocamos nossa carga no cliente em 48 horas. A Gourmand Alimentos está sempre em busca de parcerias com as melhores empresas do mercado no ramo de transportes, as quais nos permitam conciliar KPIs de distribuição satisfatórios e custos competitivos de frete na relação pedido x custo frete.”
Monteiro também afirma que, nos últimos anos, a empresa tem trabalhado para garantir que todos os seus parceiros tenham transporte climatizado, e, atualmente, essa é a realidade da sua operação. “Garantimos o transporte na temperatura adequada para as entregas CIF em todo o Brasil, o que garante a satisfação do nosso cliente e a qualidade do produto ao consumidor final.”
Por outro lado, ele lembra que o seu parceiro logístico possui ERP de ponta e RFID, o que garante uma acuracidade de estoque em 98%, além de agilidade na operação de picking – assim, a Gourmand Alimentos tem expedições ágeis, gerando recebimento pelo cliente e giro da mercadoria no PDV mais rápidos.
“Além disso, nossos parceiros transportadores possuem eficientes sistemas de gerenciamento de entregas, nos permitindo acompanhar os processos e ter informações sobre as ocorrências em tempo real, sendo possível alertar o setor comercial para suporte, evitando, assim, que ocorram devoluções”, finaliza Monteiro.

OBRIGADO (FRYSK INDUSTRIAL): VARIAÇÕES ELEVADAS DE QUANTIDADES TÊM DE SER ADMINISTRADAS
Além da água de coco, famosa pelo sabor natural e disponível também em TetraPak, a Obrigado – Frysk Industrial (Fone: 0800 701.0718) tem duas outras linhas de sucesso. Uma delas, lançada em 2017, é de bebidas à base de leite de coco e que se apresenta como opção para quem aprecia ou prefere leites vegetais. Além da versão natural, está disponível nos sabores chocolate, manga & maracujá, banana, morango & linhaça. A outra linha é de sucos de frutas com água de coco nos sabores jabuticaba, pera & abacaxi. As versões Detox e Capim-santo & Gengibre completam o portfólio de sucos.
“Trabalhamos com Operador Logístico no Centro de Distribuição de São Paulo (Ellece Logística) e para a distribuição de todas as vendas fracionadas na Região Sul (Ter Logistica). Decidimos operar desta forma em razão da viabilidade econômica apresentada para o momento, levando em consideração a variável volume de início de operação”, afirma Raimundo Alves, gerente de Logística da empresa.
Ele também comenta que, para as cargas dedicadas que saem da matriz, localizada em Conde, na Bahia, trabalham hoje com 40 transportadores, pois ainda não têm uma cota fixa de transporte e as variações de quantidades e necessidade são muito elevadas. “Dessa forma, se não tivermos uma grande quantidade de parceiros, não temos condições de atender, além de com isso termos uma concorrência justa que nos traz bons resultados.”
Alves também diz que, em média, usam diariamente seis veículos com expedições saindo da matriz para todo o Brasil e da filial São Paulo saindo para todo o Sudeste. “Usamos o modal rodoviário com cabotagem apenas para Manaus, AM, por ser o meio mais econômico. Estamos em processo de análise da viabilidade de usarmos a cabotagem para as transferências, tanto para a filial São Paulo quanto para a filial Paraná. E somente possuímos armazém na nossa matriz, com dimensões de 3.375 m² e 1.108 posições-palete, com capacidade total de armazenagem para 2.908 posições-palete com projetos já semiaprovados, em caso de ampliação da demanda.”
O gerente de Logística também revela que o maior desafio da empresa é a implantação do WMS, LES e a mudança de endereço das suas filiais, com alteração de Operadores Logísticos – “com essas alterações conseguiremos ter uma redução considerável no custo e um controle muito melhor”. Os sistemas em fase de implantação e os endereçamentos das filiais também estão em processo de regularização fiscal.
Com relação aos diferenciais da logística da sua empresa, levando em conta o tipo de produto transportado, Alves conta que conseguiram aproveitar as cargas que retornam para o Sul e Sudeste, através de parcerias bem realizadas, que proporcionam uma economia considerável. “Outro ponto muito importante foi termos conseguido implantar o modelo de trabalho com os paletes da Chep: além de termos um produto de melhor qualidade, conseguimos ganhar com a economia proporcionada”, diz o gerente de Logística.
Ainda para se adequar ao mercado, a empresa realizou uma estruturação na equipe, com profissionais capacitados e dedicados, e implantou processos e procedimentos que ofereceram mais segurança para o processo e para a empresa.

BEM BRASIL ALIMENTOS: RASTREADORES PROPORCIONAM SEGURANÇA EM TODOS OS VEÍCULOS
São vários os desafios logísticos enfrentados pela Bem Brasil Alimentos (Fone: 34 3669.9000) em suas atividades diárias. Basicamente, os comuns às demais empresas de transporte que operam no país. Quem comenta é Regimara Leite de Faria, supervisora de Logística da empresa – que fornece um mix de produtos, como batatas e anéis de cebola, adequado para cada tipo de consumidor: restaurantes, hotéis, padarias, redes de fast food, lanchonetes e também para os lares brasileiros.
Custeio da operação de transporte, preço do combustível, pedágios e os encargos relativos ao seguro da carga são fatores que oneram significativamente os custos. “Para amenizar esses impactos trabalhamos na captação diária de veículos com as transportadoras já cadastradas, sem ter a necessidade do custo de frota dedicada. Para cargas com mais de uma entrega buscamos a melhor roteirização, que proporcione o menor deslocamento possível entre as entregas.”
Regimara também diz que hoje percebem, também, a importância da informação e do monitoramento constantes para que a carga chegue ao cliente da maneira mais ágil, segura e eficiente possível. “A empresa exige que todos os veículos sejam rastreados e com sensor de temperatura, medidas que fazem com que o índice de cargas que chegam ao cliente e apresentam problemas com temperatura seja quase zero. A maioria dos transportadores fornece informações em tempo real no que diz respeito às cargas. O objetivo é automatizar o processo, para que o cliente receba também esse rastreamento a partir do momento que o veículo for carregado.”
Como já pode ser notado, a Bem Brasil Alimentos trabalha, hoje, com o transporte todo terceirizado, pois o foco principal da empresa é no core business, com aquisição e fidelização de clientes, aperfeiçoamento de novos produtos e, também, devido ao ganho da terceirização em custos, como, por exemplo, não investir em compra de ativos (caminhões), isenção de gestão direta de motoristas e passivo trabalhista e aproveitamento do know-how logístico dos prestadores de serviços. “Trabalhamos hoje com uma média de 40 transportadoras homologadas e, entre elas, podemos destacar: Coopercarga, Afa, Cootravale, Zilli, Damião, Angelim, Renda Mais e Lunardi”, explica a supervisora de Logística da empresa.
Afinal, é carregada na Bem Brasil, contando as duas unidades industriais, Araxá e Perdizes, ambas em Minas Gerais, uma média de 45 veículos por dia. As cargas são fechadas para carretas com 28 paletes, para no máximo duas entregas, e trucks com 12 ou 14 paletes, para até cinco entregas, atendendo todas as regiões do Brasil. Por mês são expedidas aproximadamente 15.000 toneladas de batata pré-frita congelada. E são realizadas vistorias diárias em todos os veículos antes da liberação para carregamento, visando atender todas as normas e para que seja mantida a qualidade do produto até o cliente.
“É utilizado apenas o transporte rodoviário para entrega de produtos, pois, apesar do custo ser mais alto que de alguns outros modais, consideramos algumas vantagens: venda na condição de entrega porta a porta; rapidez na entrega da carga em curta distância; menos manuseio da carga, portanto mais segurança, já que o caminhão é lacrado no local de carregamento e aberto somente no cliente, reduzindo o risco de avarias”, comenta Regimara. Além do mais, ainda segundo ela, são transportadoras parceiras, com as quais a Bem Brasil Alimentos mantém um relacionamento próximo e, com isso, uma flexibilidade maior para atendimento dos clientes.
Regimara também fala sobre o que a sua empresa adotou em termos de logística para se adequar ao mercado, ressaltando que o impacto do transporte no serviço ao cliente é um dos mais significativos, e as principais exigências do mercado estão ligadas à pontualidade dos serviços – além do próprio tempo da viagem. A sensação de urgência parece ser mais intensa, fazendo com que os serviços em geral tenham que ser cumpridos de forma mais rápida, eficientes e com alto grau de exigência.
“A competitividade atual do mercado não permite falhas, e visando melhorar o nível de serviço a Bem Brasil Alimentos está em fase de implantação do indicador OTIF (On Time Full) – entregar ao cliente o produto certo no prazo esperado e com o menor custo. O investimento em tecnologia se fez necessário para solucionar problemas operacionais, otimizar rotinas em diversas áreas, incluindo a gestão de pedidos, monitoramento das entregas e avaliação de transportadoras.”
Finalizando, a supervisora de logística revela a infraestrutura da empresa. A Bem Brasil Alimentos conta com duas câmaras frias na unidade de Araxá, com capacidade para armazenar 14.500 toneladas, sendo uma de 1702 m² e outra de 7519,48 m², enquanto em Perdizes, a capacidade de armazenamento é de 33.000 toneladas de produto acabado, sendo que a câmara fria possui 8664,70 m². Todos eles para operação com as seguintes marcas oferecidas pela empresa: Batata Bem Brasil Tradicional; Batata Bem Brasil Corte Especial 9×18; Mais Batata; Batata Bem Brasil Fast Food; Batata Bem Brasil Fininhas; Batata Bem Brasil Seleção Especial; Batata Bem Brasil Forno; Batata Bem Brasil Carinhas; Batata Bem Brasil Noisettes; e Bem Brasil Anéis de Cebola.

AMOR AOS PEDAÇOS: TRANSPORTADOR TERCEIRIZADO GARANTE TOTAL CONTROLE DE TEMPERATURA
Fabricante de massas de bolos, recheios, coberturas, chocolates e bombons amplamente reconhecida pelos consumidores, com vários pontos de vendas e uma unidade fabril de 1.000 m² de área produtiva e 400 m² de área de escritórios, a Amor aos Pedaços (Fone: 11 4003.5030) terceiriza a logística para as suas unidades fora do Estado de São Paulo. Dentro do município de SP, cada unidade possui veículo próprio e os utiliza para retirada de produtos no Centro de Distribuição da empresa localizado em Cotia, São Paulo, – dotado de câmaras para produtos resfriados e congelados com capacidade de processamento de mais de 120 toneladas/mês – e para realizar entregas de bolos e encomendas aos seus clientes.
“Atuar com o transportador terceirizado garante total controle de temperatura em todo o processo, desde a coleta até a entrega em cada unidade situada fora de São Paulo. Atualmente utilizamos duas empresas distintas: a Aliance Express, que faz transporte rodoviário, e a Foco Cargo, que atua no transporte aéreo para nossas unidades no Amazonas”, explica Vitor Ferreira, gerente de TI, Logística e Materiais da Rede Amor aos Pedaços.
Ele também conta que são organizadas coletas três vezes por semana com um veículo refrigerado. “As cargas entram no processo de despacho das transportadoras conforme a grade de transporte de cada uma: cada carga é processada e entra na respectiva rota de entrega. As cargas são coletadas em nosso CD de Cotia, processadas nos CDs Logísticos situados em Taboão da Serra e na Lapa, SP, e, na sequencia, despachadas para o destino: Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Tocantins e Mato Grosso do Sul”, acrescenta Ferreira que completa: “Até chegarmos ao nosso modelo atual, testamos outros. Nossa maior preocupação sempre foi garantir a qualidade de nossos produtos. O modelo atual nos deu maior segurança neste sentido”.
Além do transporte rodoviário, a empresa utiliza o transporte aéreo para Manaus, de modo a garantir uma entrega mais rápida e segura. De acordo com o gerente, além de envolver questões relacionadas à Zona Franca e rapidez na liberação de cargas, as empresas logísticas precisam ter conhecimento de todos os processos relacionados à cadeia.
Toda esta operação da Amor aos Pedaços envolve vários desafios logísticos, como garantir a qualidade de entrega com redução no tempo, além da redução de custos envolvidos na operação logística. “Acabamos tendo o repasse dos custos de logística como consequência da péssima qualidade da malha rodoviária brasileira e custos operacionais, como de combustível. Investimentos estruturais na malha rodoviária e em segurança ajudariam a reduzir os custos das transportadoras e todos sairiam ganhando”, diz Ferreira.
Ele aproveita para apontar os diferenciais da logística da sua empresa, levando em conta o tipo de produto transportado. “Temos o constante compromisso de garantir as entregas dentro das especificações estabelecidas para cada tipo de produto que fabricamos. Muitas variáveis são controladas para garantir que nosso produto chegue a cada unidade dentro dos padrões, e assim garantir ao nosso consumidor final um produto de qualidade, diferenciado e, acima de tudo, delicioso.”
TIROL: ALÉM DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO, EMPREGO DA CABOTAGEM
A logística da Lacticínios Tirol (Fone: 49 3537.7000) distribui seus produtos para todo o território nacional a partir de suas unidades produtivas, Centros de Distribuição e armazéns utilizando transportadoras terceirizadas, Operadores Logísticos e filiais. O embarque direto de fábrica representa o maior volume de sua distribuição, em função de um menor custo de atendimento em cargas de alto volume (fechadas) e, também, em função do preço baixo dos produtos distribuídos, como o caso do leite UHT.
“A opção por transporte terceirizado foi justamente para que a empresa pudesse trabalhar com um custo adequado para entrega de seus produtos, garantindo nível de serviço e margem de seus produtos, bem como concentrar em seu core business, que é a produção e comercialização de seus produtos”, diz Sandro Galego Salgado, gerente de Logística da empresa.
Atualmente, a Tirol utiliza em torno de 280 veículos/dia para atender toda sua demanda, sendo 80 tanques (rodotrem, Vanderleia, bitrem e carreta) para coleta do leite in natura nos fornecedores com destino às fábricas da Tirol, 150 (rodotrem, carretas, bitrucks e trucks) para atendimento dos clientes via embarques diretos de fábrica e mais 50 veículos (trucks, toco, ¾ e HR) para atendimento dos clientes via centros de distribuição/armazéns.
Os grandes volumes de embarques ocorrem a partir da unidade de Treze Tílias, SC, principal fábrica da Tirol, com principais destinos sendo o litoral de Santa Catarina, que representa em torno de 30% do volume de cargas da empresa, e São Paulo, com mais 25% de participação nos embarques.
Além do transporte rodoviário, a Tirol utiliza o modal aquaviário para transportar suas cargas para o Norte e Nordeste, com a modalidade de cabotagem, onde consegue um custo 30% menor em relação ao custo via modal rodoviário.
Ao todo, a Tirol trabalha com mais de 100 transportadoras, tendo como principais parceiros: Transportadora Bertol, Calfass, Transfoppa, Kremer, BS Transportes, TransAlpina, Rodovida, MXT Transportes, HH Transportes, Nocker, LDR, Transmannes, Tradição, Edelweis, RR DRI, Ouro Verde, Bodinho, Maycon & Aurelio, Genis, Transportes Mari, EJB Transportes, Giro Oeste, Botin, JSA Transportes, Edegar, Katrine, TKA, Carrero, Rodomitre, Via Bela, entre outros.
Além das transportadoras, a empresa conta com a parceria de 10 Operadores Logísticos para atender a distribuição urbana de seus produtos, citados a seguir com suas respectivas regiões de atendimento.

1. Marlog (Fazenda Rio Grande-PR) – Atendimento da Grande Curitiba;
2. Sandi&Wilsen (Londrina-PR) – Atendimento do Norte do Paraná;
3. Milana (Gaspar-SC) – Atendimento do Norte de Santa Catarina e todo o Vale do Itajaí;
4. Negfrios (São José-SC) – Atendimento da Grande Florianópolis;
5. Tvian (Orleans-SC) – Atendimento do Sul de Santa Catarina;
6. AS bebidas (Chapecó-SC) – Atendimento do Oeste de Santa Catarina;
7. Transchelly (Campos Novos-SC) – Atendimento do Centro e Serra de Santa Catarina;
8. JJBender (Erechim-RS) – Atendimento do Centro-Oeste do RS;
9. Leonir Coller (Santa Rosa-RS) – Atendimento do Oeste e Sul do RS;
10. Mateus Modesto (Pederneiras-SP) – Atendimento do interior de SP.

A empresa também opera com três centros de distribuição próprios, estrategicamente localizados, com estrutura de armazenagem para produtos secos e câmaras de resfriados para o estoque de produtos que precisam manter a temperatura entre 0 e 10 graus.

Centros de Distribuição Tirol:
1. Itapecerica da Serra-SP: Possui 5.000 metros de armazenagem, 2.000 posições-paletes e foco no atendimento da Grande São Paulo;
2. Cascavel-PR: Possui 500 metros de armazenagem, 300 posições-paletes e foco no atendimento de todo o Oeste do Paraná;
3. Ivoti-RS: Possui 1.200 metros de armazenagem, 800 posições-paletes e foco no atendimento de todo o Estado do Rio Grande do Sul.
O gerente de Logística da empresa aponta, ainda, que entre os principais desafios enfrentados pela logística da Tirol estão o atendimento crescente da demanda com o menor custo, qualidade de serviço e a um menor prazo de entrega, onde as condições do pais não são favoráveis em função dos aumentos excessivos e constantes dos combustíveis, estradas ruins e sem conservação ou sinalização adequada, política tributária, roubos de cargas, condições do trânsito/congestionamentos, baixa oferta de veículos no mercado e outros, sendo que o objetivo da empresa é preservar os custos logísticos em um patamar que garanta as margens exigidas, mesmo com todas as dificuldades encontradas.
“Todos os desafios enfrentados estão sendo resolvidos pelo time de logística da Tirol, através de parcerias estratégicas, uma boa programação e roteirização das entregas, utilização de veículos maiores e mais econômicos, como doble deck, rodotrem e bitrem, fidelização de transportadoras, centralização e consolidação dos estoques, otimização das cargas transportadas para buscar um menor custo unitário de frete, revisão constante da malha de atendimento para evitar viagens ociosas de um ponto a outro de entrega e, também, pelos projetos de excelência operacional para eliminar todo e qualquer desperdício que possam comprometer o custo total logístico”, enumera Salgado.
Afinal, ainda de acordo com ele, os principais diferenciais da logística da Tirol contemplam a qualificação de seu time, bem como valorização e treinamento da equipe, onde a empresa possui um programa permanente de desenvolvimento chamado Escola de Logistica Tirol, o uso de sistemas de gestão logística específicos, como MultiEmbarcador, SIL (Sistema de Informações Logísticas) e sistema de rastreamento dos tanques (Siga SUL) para ajudar na gestão dos embarques e entregas, e veículos de cargas equipados com sensores e monitoramento de temperatura a distância dos produtos durante o transporte.
“No último ano a empresa reforçou sua equipe, buscando profissionais com vasta experiência de mercado e que possam ajudar no seu crescimento, criou uma equipe especial e dedicada para atender clientes especiais (Key Accout), desenvolveu um projeto chamado “Fortress” para abertura de um novo Centro de Distribuição para otimizar o nível de serviço prestado em Santa Catarina e criou um programa de excelência de entrega chamado “Constelação”, que visa aumentar a parceria, a fidelização e o treinamento das principais transportadoras e que está em fase de construção e deverá ser aplicado a partir do segundo semestre.
Vale destacar que a Tirol possui em seu mix aproximadamente 200 itens, entre as linhas de queijo, iogurte, achocolatado, leite, creme de leite, requeijão, leite condensado, manteiga, leite em pó, cream cheese, creme de ricota, iogurte grego, iogurte natural, iogurte zero açúcar, doce de leite, nata, iogurte bicamadas, iogurte zero lactose, petit suisse e fermentados.

CRS BRANDS: DESAFIOS INCLUEM A ADMINISTRAÇÃO DE UMA LOGÍSTICA DE PRODUTOS SAZONAIS
Bebidas famosas. Esta é a especialidade da CRS Brands Indústria e Comércio (Fone: 0800 702.2517). Por exemplo: Cereser, a famosa linha de sidra nas versões Sidra Cereser tradicional, Cereser Sabores, Cereser Sabores Sem Álcool, Cereser Zero, Cidre Cereser e a nova Frizée Cereser (bebida pronta para consumo à base de sidra); Chuva de Prata, uma das campeãs de vendas da categoria sidra-filtrados nas opções rosé e branco; Vermouth Cortezano, nas opções Bianco e Rosso; Vinho Dom Bosco, nas opções tinto seco, tinto suave, branco seco e branco suave; 88 Old Cesar, aguardente de cana-de-açúcar com composto de carvalho; Chanceler, aperitivo de malte whisky; Roskoff, linha que inclui vodka tridestilada e sete vezes filtrada nas versões tradicional e nos sabores limão e frutas vermelhas, além de coquetéis a base de vodka nos sabores blueberry, morango com limão e limão; Kadov, linha de vodka nas opções clássica e saborizadas Cranberry e Vanilla; Georges Aubert, uma das marcas de espumante pioneiras do Brasil e que inclui espumante Moscatel Brut, Brut Rosé e Demi Sec; Vinhos finos Massimiliano; e Spunch, linha infantil que inclui suco de uva tinta integral e xarope de groselha.
“São usados, em média, oito veículos/dia, partindo da unidade de Jundiaí, SP, para todos os estados do Brasil. Utilizamos, também, nossa unidade de Suape, PE, responsável por abastecer a região Nordeste”, explica Lourenço Filho, diretor comercial e de marketing da CRS Brands. Ele destaca, ainda, que a empresa opera, hoje, com logística própria e transporte terceirizado. “No passado utilizamos in-house do Operador Logístico.”
Além do transporte rodoviário, a empresa também usa o transporte marítimo de cabotagem, por conta da redução do custo de frete. E tem um armazém e Centro de Distribuição na fábrica-matriz de Jundiaí, interior de São Paulo, de 13.000 m², e outro armazém na unidade industrial de Suape, Pernambuco, com 8.000 m².
“Um dos desafios constantes da CRS Brands é administrar a logística dos seus produtos sazonais, como sidras e vinhos, cuja maior parte da demanda se concentra no final do ano. Para manter a cobertura em todo o território nacional, a empresa precisa de soluções que agreguem valor à cadeia de abastecimento, de forma que os produtos cheguem aos pontos de venda dentro do prazo e sem avarias e, ao mesmo tempo, reduza os custos da entrega. Outro desafio foi reestruturar a equipe interna e distribuir as funções, para reduzir os custos operacionais”, explica Lourenço Filho.
Para solucionar estas questões, o diretor conta que redesenharam a malha de distribuição, buscando alternativas de modais como cabotagem, prestadores de serviços de transportes regionais, racionalização das atividades operacionais e enxugamento dos horários de trabalho, concentrando a equipe em um horário que atenda os seus clientes.
“A CRS Brands também encontrou na parceria com clientes e prestadores de serviços de transporte oportunidades na área de logística, que ajudaram a eliminar atividades que não agregam valor ao negócio, como carregamento estivado, e, ao mesmo tempo, tem garantido a entrega das nossas marcas de bebidas aos lojistas no melhor prazo, para que possamos conquistar a sua certificação do nosso nível de serviço. Paralelamente, negociamos com os nossos prestadores de serviços, estabelecendo um patamar de metas e objetivos com base em despesas pré-definidas, que a empresa consiga absorver.”
Com tudo isto, os resultados foram representativos: houve uma redução de 3% nas despesas do setor e 5% no custo de fretes nas negociações com os prestadores de serviço de transportes. “Por outro lado, sabemos da importância da equipe interna para otimizar a nossa logística. Por isso, procuramos manter um ambiente de trabalho favorável e cada vez mais produtivo, que motive os funcionários a atingir objetivos e metas estabelecidas pela empresa.”
Sobre os diferenciais da logística da empresa, o diretor comercial e de marketing explica que o processo de logística da CRS Brands tem como diferencial o pool de paletes, que realiza o carregamento dos produtos desde a linha de produção até o ponto de venda e distribuição, realizada em parceria com a GEE Embalagens. Todas as entregas são feitas com agendamento junto ao cliente, evitando custos desnecessários de reentregas, diárias de serviço, devoluções e outras despesas extras.
Essa solução já representa 70% do total das entregas nos pontos de venda. “Claro que com isso criou mais confiabilidade na operação, com a diminuição das avarias em 50%, além da facilidade de conferência na carga e descarga.”
Ainda para se adequar ao mercado, a empresa abriu uma unidade industrial e CD no Nordeste, a fim de melhor atender e distribuir seus produtos naquela região. E está expandindo as instalações de armazenagem, com a construção de um novo CD, ao lado do já existente, para ampliar a sua capacidade de armazenamento e manter maior inventário de produtos disponível, além de aumentar a oferta e disponibilidade.
“Estamos olhando para as novidades do mercado, com o objetivo de estarmos em linha com as novas tecnologias e tendências do mercado logístico”, finaliza Lourenço Filho.

JBS CARNES: USO DE SATÉLITE PARA ACOMPANHAR A TEMPERATURA DOS BAÚS
Líder de mercado e detentora de marcas reconhecidas, como Friboi, Seara, Swift, Doriana, Bordon, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Plumrose, Primo, Gold’n Plump e, lançada recentemente, a marca premium 1953, a JBS Carnes (Fone: 11 3144.4000) tem um grande desafio na distribuição de seus produtos aos clientes, envolvendo a garantia de integridade e qualidade dos alimentos. É em relação à temperatura no interior dos baús dos caminhões, que deve estar de acordo com o tipo de alimento a ser processado.
“Para garantir a manutenção da temperatura correta para cada tipo de alimento, a empresa trabalha com caminhões baús preparados especificamente para essa função. Para superar esse desafio desenvolvemos um acompanhamento das temperaturas em tempo real, via satélite, que nos permite atuar preventivamente e garantir a temperatura correta exigida para manutenção da qualidade dos nossos produtos”, explica Gilmar Schumacher, diretor de Logística da empresa.
Ele acrescenta que a JBS mantém uma estrutura logística adequada à líder mundial do setor de proteína animal e uma das líderes globais de alimentos. “Tendo como premissa a qualidade dos produtos, todos os processos são cuidadosamente conduzidos, com tecnologia de primeira linha e pessoas treinadas para atender aos compradores mais exigentes em todo o mundo.”
A empresa analisa frequentemente o mercado para atender a demanda crescente por qualidade e nível de serviço aos clientes.
“Ajustamos frequentemente nossa malha logística para atender aos mais diversos tipos de clientes, desde a entrega de uma caixa para um pequeno e não menos importante cliente até um navio para um cliente de grande porte. Temos modernizado frequentemente nossa frota para garantir a qualidade dos nossos produtos, bem como para permitir um atendimento de acordo com a necessidade de cada cliente. Investimos na abertura de novos Centros de Distribuição e um dos mais modernos terminais portuários do Brasil. Estes investimentos em logística têm como objetivo dar mais agilidade e versatilidade às operações da empresa”, diz Schumacher.
A JBS Carnes atua com operadores próprios e terceirizados, que atendem a diversas exigências e passam por treinamentos para garantir a qualidade do serviço.
Por dia, são mais de 1.000 caminhões, que percorrem viagens de curta e longa distância – estas ocorrem com maior quantidade das regiões Centro-Oeste e Norte para o Sul, Sudeste e Nordeste. E, além do transporte rodoviário, utiliza os modais ferroviários e cabotagem. Para clientes no exterior é empregado, majoritariamente, o transporte marítimo.
“Possuímos CDs com operações próprias e, também, CDs operados por Operadores Logísticos. Ao todo são 12 CDs no Brasil”, finaliza o diretor de Logística.

ONEMARKET: MÉTODO DE ENTREGA É O MAIOR DESAFIO
A OneMarket (Fone: 11 2776.2600) é uma startup cuja proposta é inspirada no modelo da americana Thrive Market – um sucesso nos EUA, com mais de 400 mil assinantes. Trata-se de um clube de compras online especializado em produtos saudáveis – alimentos orgânicos, veganos e que não contém glúten, açúcar ou lactose, incluindo bolos, pães, salgadinhos, vitaminas, suplementos, bolachas e sucos. Atualmente, mais de 200 marcas fazem parte do portfólio da OneMarket, sendo enviadas dentro de suas caixas, com entrega para todo o país. Entre as marcas exclusivas da plataforma estão a Farofa-la, a Bio2Organics, a Equilibre e a Wolff Café, que contam com diversos itens essenciais para os adeptos da alimentação saudável e que só podem ser encontrados na OneMarket.
“Hoje trabalhamos com duas formas de entrega: correios e transportadora. Setenta por cento do nosso volume é entregue pela transportadora Total Express, que foi escolhida por entregar no Brasil inteiro. Já buscamos Operadores Logísticos, mas o custo para o nosso volume, que ainda é considerado baixo se comparado ao de outras empresas, fica muito alto.”
O comentário é de Henrique Zanuzzo, CEO da empresa. Ele conta, também, que hoje são feitas duas retiradas por dia, uma pela transportadora e uma pelos correios, todas saindo do seu galpão em São Paulo, de 750 m².
“Podemos dizer que o método de entrega, hoje, é o maior desafio da empresa. Dependemos muito de transportadoras e elas não possuem um serviço nem perto de perfeito. Usamos a melhor transportadora do país e, ainda assim, temos mais de 10% dos pedidos com problemas, como furtos e desalinhamento de quantidade de produtos que saíram do nosso galpão e entraram para transporte. E também falta de aviso e informações sobre eventuais problemas na entrega, falta de atualizações para o cliente acompanhar a entrega e estragos no produto”, comenta Zanuzzo.
Para minimizar estes problemas, o CEO conta que hoje têm ações internas para prever eventuais erros, como acompanhamento diário dos status de todas as entregas, e quando há algum erro, já é feito um novo envio, mesmo antes de o cliente perceber o erro. “Também temos um controle maior de saídas de produtos, assim garantimos uma percentagem de erros menor da saída do nosso galpão à transportadora. Por outro lado, nossa embalagem é pensada para evitar que os produtos sofram com a entrega. São bem embalados para garantir chegada ao destino com o menor número de estragos.”
Zanuzzo finaliza destacando que a OneMarket trabalha com algumas empresas de tecnologia logística que permitem controle de todo o processo da entrega e que intermediam alguns processos com as transportadoras, dando flexibilidade para operar com diversas transportadoras e melhorar o nível de serviço da entrega para o cliente.