Há 130 anos, Jonh Boyd Dunlop inventou o pneu, e desde então, esse produto não para de se reinventar e transformar a mobilidade. Um novo modelo, já está disponível para o segmento de pneus para caminhões: o Dunlop SP 320 chega ao mercado com a mais alta tecnologia japonesa, contribuindo para redução de custos por quilômetro e ganho de performance. O novo SP 320 foi desenvolvido para equipar caminhões do segmento regional e rodoviário, para aplicação em todas as posições, porém otimizado para utilização em eixos direcionais. Confira, abaixo, os diferenciais que o pneu oferece:
Redução do custo por quilômetro
Desenho inovador da estrutura garante área de contato constante, que prolonga a vida útil média dos pneus.
Aumento da vida útil do pneu
O SP 320 oferece maior resistência a cortes, arrancamentos e picotamentos, graças ao novo composto de sua banda de rodagem e à geometria de seus sulcos (fig. B). Adicionalmente, o modelo é fabricado com reforço de nylon no talão. Além disso a carcaça possui compostos que reduzem significativamente a permeabilidade do ar na borracha. É assim que a tecnologia se traduz em vida útil mais longa e maior recapabilidade.
Redução do consumo de combustível
A banda de rodagem, composta por camada dupla, reduz a geração de calor e, em consequência, a demanda por combustível.
O aumento do portfólio da Dunlop no segmento de pneus de carga está relacionado aos investimentos da marca no Brasil, uma vez que além dos R$ 750 milhões investidos em 2013 para a construção da fábrica brasileira de pneus de passeio, a Dunlop continuou a fazer aportes no país e já anunciou o investimento de R$ 450 milhões para a construção de uma unidade produtiva direcionada ao segmento de pneus de caminhões e ônibus, cuja previsão de inauguração é 2019.
“O Brasil é um mercado de grande relevância para o Grupo Sumitomo. Por isso, investimos nesta ampliação da planta localizada no Paraná, com foco na produção de pneus para veículos de carga, e estamos com este lançamento do SP 320 voltado ao segmento, que é extremamente estratégico para nós”, afirma Rodrigo Alonso, Gerente Sênior de Vendas e Marketing da Dunlop.
O pneu SP 320 estará inicialmente disponível nas medidas 215/75R17.5, 235/75R17.5, 275/80R22.5 e 295/80R22.5 em todos os distribuidores Dunlop do país.