A área de Supply Chain, responsável pelo gerenciamento da cadeia de suprimentos que inclui logística e compras, é fundamental para garantir a satisfação dos clientes finais. Por isso, a Arteb, uma das mais importantes indústrias em sistemas de iluminação para o setor automotivo e líder no mercado nacional, investe constantemente neste setor com o objetivo de controlar e aprimorar, ainda mais, os seus processos, para atender com excelência os clientes e expandir negócios. Para Silvio Tognetti, diretor de Supply Chain da Arteb, os resultados foram significativos com a nova solução. “Além de a empresa ganhar robustez no planejamento, alcançamos melhoria na performance de atendimento aos clientes. Saímos de 95% e chegamos a 99%”, ressalta. Outra evolução foi sentida no estoque de matérias-primas. “Num período de 12 meses, a redução foi de 48%”, diz.
Segundo Tognetti, a Arteb, nos últimos anos, com o mercado retraído, aproveitou para se reestruturar, com projetos de melhoria e elevação de produtividade com redução de custos. “Com isso, percebemos a necessidade de aquisição de uma plataforma com a solução para integração dos diversos elos da Supply Chain, que incluísse componentes para atender o planejamento de demanda, expedição, entrega e as relações com fornecedores”, afirma o diretor.
Ele explica que a nova solução tecnológica trouxe automatização das rotinas tanto na cadeia de fornecedores quanto na de clientes, padronização dos processos, mais agilidade na obtenção de informações e também maior confiabilidade de dados. “Havia excesso de customizações no Sistema Integrado de Gestão Empresarial, no ERP. Agora, todas as regras de negócios estão no sistema para atendimento dos clientes e comunicação com os fornecedores”, comenta.
Agilidade na tomada de decisões e novas oportunidades de negócios – O diretor revela também que, com os investimentos e tantas melhorias na cadeia de suprimentos, as tomadas de decisões ganharam previsibilidade, confiabilidade e agilidade, gerando novas oportunidades de negócios. Ele lembra que, no fim de 2017, a Arteb recebeu o Q1, certificação da Ford conferida aos fornecedores que atingem alto padrão em requisitos técnicos voltados à qualidade, produção, cadeia de suprimentos que inclui logística. “O Q1 conta com requisitos que devem ser cumpridos, como nota A em auditoria de MMOG, guia de operações de gerenciamento de materiais, que envolve a logística, que foram supridos com a entrada da nova solução. Novos negócios deverão surgir”, finaliza.