Maestro capta R$ 80 milhões em debêntures e investe em ampliação e renovação da frota

A Maestro Frotas, uma das principais empresas do País dedicadas exclusivamente à locação de frotas corporativas, acaba de concluir a emissão de R$ 80 milhões em debêntures. Os recursos serão utilizados para ampliação e renovação da frota, e também para o alongamento da dívida.

A operação é a maior emissão já realizada pela Maestro e permitirá à empresa atender toda sua necessidade de financiamento em 2018. “A emissão foi muito bem sucedida, com taxas dentro do intervalo previsto e vencimento em quatro anos, condições que demonstram a confiança do mercado em nossa gestão e governança”, afirma Carlos Alves, CFO (Chief Financial Officer) da Maestro.

A primeira emissão realizada pela empresa ocorreu em 2015, no valor de R$ 62 milhões. Desta vez, a parcela de recursos aplicada no crescimento da empresa será maior – o equivalente a 50% da captação, ou R$ 40 milhões. O plano de investimento destina-se à ampliação e renovação da frota – atualmente de cerca de 2,5 mil veículos –, em um contexto de crescimento contínuo dos negócios e rentabilidade da empresa, a despeito do cenário econômico instável.

De olho em novas oportunidades, a Maestro também avalia o início de uma operação de locação de veículos voltada especificamente ao mercado de aplicativos, prevendo lançar uma operação de teste para atender diretamente motoristas de serviços como Uber, Cabify e 99. A previsão é que o novo serviço seja lançado ainda este ano. “Atualmente já atendemos uma parcela pequena deste mercado, e a proposta agora é ampliar nossa presença nesse mercado, que cresce de forma acelerada”, acrescenta Fabio Lewkowicz, presidente da empresa.

Em 2017, a Maestro teve incremento de 5% no volume de locação de veículos, e a perspectiva segue positiva em 2018. Seu faturamento total, incluindo a venda de veículos, no período foi de R$ 74,5 milhões, 18% superior ao de 2016.

Os bons resultados estão associados, entre outros pontos, à diversificação do perfil da frota, com investimentos em veículos executivos e caminhões, e, principalmente à tendência crescente de terceirização da frota.

“As empresas estão buscando reduzir seu investimento em ativos fixos, movimento este que se acentuou ainda mais com a recessão da economia, e que está dando impulso ao mercado de locação de frotas”, destaca Lewkowicz. Segundo a ABLA – Associação Brasileira de Locação de Automóveis, a frota do setor cresceu 12% em 2017, situando-se em 709.033 veículos, confirmando a tendência à terceirização.

Outro negócio da Maestro é a comercialização dos veículos usados em sua operação. A demanda por carros usados seminovos foi mais acentuada em 2017, na contramão da queda dos veículos novos. Atualmente esta operação representa cerca de 44% do faturamento.