Marcos Isaac, do CSCMP, fala sobre o Omnichannel e seus reflexos no segmento de logística

Marcos Isaac VP de Programas do CSCMP Roundtable Brazil, Entrevista julho 2018

Membro do Council of Supply Chain Management Professionals RoundTable Brazil – CSCMP desde 1988, Marcos Isaac fala com exclusividade para a Logweb sobre o Ominichannel, a sua influência na cadeia logística e como as empresas do setor devem se preparar para esta nova tendência, entre outros assuntos.
Isaac também lidera sua própria empresa de consultoria, a Modus, há mais de 35 anos, e é Coach da Organização de Supply Chain. Participou ativamente da EY Brasil Supply Chain por três anos, na década de 2000. É conselheiro para empresas que buscam estabelecer estratégia, práticas e organização em Supply Chain, e graduado em Engenharia Industrial pela Universidade Mackenzie e é pós-graduado no CEAG da FGV. Acompanhe a entrevista.

Logweb: Estabeleça o conceito de Omnichannel.
Isaac: Omnichannel é modelo de negócios do varejo em que o consumidor pode comprar e receber produtos através de uma combinação de plataformas de compra e de entrega:
1 – compra no site ou app e retira na loja;
2 – compra na loja e retira ou aguarda entrega no endereço escolhido;
3 – compra no site ou aplicativo e recebe no endereço escolhido ou em um “locker”;
4 – em extremo, compra no site/app e recebe em trânsito. Precisamos lembrar que isso se combina com prazos de entrega e/ou retirada (depende da categoria de produto), pois um frasco de perfume não se compara, no aspecto prazo e meio físico, a um produto da linha branca ou marrom: 4 a 5 dias, 2 dias, no mesmo dia, em 2 horas.

Logweb: Ele realmente representa as novas exigências do consumidor? Explique.
Isaac: O consumidor busca cada vez mais conveniência: Sortimento, disponibilidade, acessibilidade, prazos e locais de entrega ou retirada fazem parte da conveniência que tanto se deseja e são materializados em plataformas Omnichannel.

Logweb: Quais as mudanças que o Omnichannel vai provocar na logística?
Isaac: Na Cadeia de Valor como um todo: da cooperação fornecedor/varejo, passando pelo Desenho de Rede Logística (Centralização vs. Descentralização de Estoques) a plataformas de processos e de tecnologia (Order Management, WMS) e, ainda, políticas de estoques e processo de reabastecimento (estoque nos CDs, no “backstage” da loja, na gôndola). A maior mudança está na combinação otimizada e dinâmica desses elementos, que se traduzirá em nível de serviço, conveniência e, claro, custos otimizados.

Logweb: O Omnichannel vai requerer mudanças na intralogística?
Isaac: O simples e-commerce já requer mudanças no “timing”, no tamanho das entregas (drop size), o que implica em mudanças e maior nível de automação, mas, acima de tudo, aumento de visibilidade. CDs Master ou Centrais vão ter que conviver com os requisitos do Omnichannel e serem desenhados para diferentes lesd.

Logweb: Como as empresas que atuam no segmento de logística devem se preparar para esta nova tendência?
Isaac: Há Operadores Logísticos e transportadores de ponta que são focados no e-commerce e Omnichannel. Partindo do reconhecimento das mudanças já mencionadas, devem se antecipar às mesmas desenvolvendo novas competências ou aprimorando as já existentes. Vão prosperar os que forem capazes de se antecipar às necessidades do mercado oferecendo aos clientes inovações no modelo de operação com aporte de tecnologia ou não. A visibilidade é um imperativo.

Logweb: Ainda em se tratando de logística, quais os benefícios trazidos pelo Omnichannel?
Isaac: Para o varejo, a competitividade, a conquista de share e, com inteligência, melhora da margem. Em médio e longo prazos, a sobrevivência e o crescimento.

Logweb: Qual o papel das transportadoras e dos Operadores Logísticos neste novo conceito?
Isaac: Transportadoras e Operadores deverão escolher entre o papel de “líderes” em suas ofertas de serviços, protagonizando e catalisando as mudanças e, com isso, se antecipando às exigências de seus clientes do varejo. Há também o papel de “seguidores”, que precisarão “correr atrás” dos líderes com sacrifício de margem e de share e eventual desaparecimento do mapa desse negócio.

Logweb: Gestão da logística reversa pós-venda, gestão de estoque e gestão do transporte podem ser considerados desafios que o Omnichannel traz para a logística? Como administrar estes três desafios?
Isaac: Sem dúvida são desafios e a melhor maneira de fazer desses desafios oportunidades é antecipação às demandas dos clientes: oferecer inovação em lugar de reagir a novas demandas.

Logweb: Há, no seu parecer, outros desafios para a logística trazidos pelo Omnichannel?
Isaac: Os negócios não são iguais entre si e os distintos setores do varejo enfrentarão nuances e combinações distintas dos mesmos desafios já mencionados.

Logweb: Em termos de custos, quais os reflexos do Omnichannel na logística?
Isaac: Como mencionei acima, a postura e o papel escolhidos e de fato trabalhados trarão diferentes resultados: a comparação em custos com os modelos tradicionais de operação não é linear, pois o Omnichannel praticado plenamente, e com a logística se antecipando, muda o negócio. Volumes e margens serão outros e a inovação deve ser capaz de não tornar a mudança um ônus.

Logweb: A logística pode “derrubar” o Omnichannel? Explique.
Isaac: Pode derrubar e/ou enriquecer o modelo de negócios. Supply Chain, que inclui a logística, contribuirá para o papel de liderança, trazendo inovação para o negócio através de sua oferta de serviços.

Logweb: Dentro da logística para o Omnichannel, qual o papel da tecnologia? Ela é representada por quais plataformas?
Isaac: O papel é de habilitadora e, até mesmo, de direcionadora em alguns casos. Order Management, WMS, GPS, Data Analytics, Otimizadores de Estoques e de Desenho de Redes, Visibilidade, Blockchain, IoT e Colaboração não podem ser tratados como modismos, mas integrarem a visão das empresas no contexto já mencionado amplamente aqui.