Contratada para assumir a diretoria nacional de recursos humanos da Panalpina Brasil, Ana Cláudia Diamantino chegou a uma das principais operadoras logísticas do País, em dezembro de 2017, com um desafio: coordenar um reposicionamento da área de gestão de pessoas da empresa.
Após mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro – com passagens por renomadas instituições, como Banco Fiat e Banco Itaú, somadas às diversas especializações que possui na área de RH, pela Fundação Getúlio Vargas, London Business School e Fundação Dom Cabral – a executiva fez sua estreia no setor logístico disposta a inovar na política de Recursos Humanos da empresa (que atualmente conta com mais de 630 colaboradores em todo o Brasil), enriquecer a experiência dos profissionais e aprimorar a relação entre eles e os demais níveis hierárquicos da companhia.
Hoje, seis meses após o início, Ana Cláudia lembra da apreensão por ingressar em um novo mercado. “O novo, ao mesmo tempo que assusta e gera uma apreensão, também cria um estímulo, pois você percebe que ainda tem muitas coisas para aprender e para conhecer. Claro que há diferenças entre o setor financeiro e o logístico, mas em alguns pontos também há similaridades, como a necessidade da alta eficiência e da entrega de resultados. Além disso, apesar de serem segmentos distintos, os seres humanos, em sua essência, são os mesmos em todos os lugares”, diz.
A executiva recorda também o quanto suas experiências anteriores a ajudaram em seu começo na empresa. “Quando se está dentro do setor financeiro você tem acesso a algumas particularidades, como em questões de inovações, em que se aprende muito e pode levar seu conhecimento para outros setores tranquilamente”. E relembra os primeiros passos no novo cargo. “Assim que cheguei me reuni com o time de recursos humanos e com os gestores e diretores da Panalpina para entender quais eram as necessidades da empresa em termos de RH e construímos juntos um planejamento de ações dedicadas a atender as expectativas, com soluções voltadas aos colaboradores e aos negócios”, afirma.
Inovações – Entre as novas iniciativas implementadas na Panalpina, visando propiciar mais facilidade no cumprimento da jornada de trabalho e maior qualidade de vida aos profissionais, está a adoção de um programa que permite a flexibilização da carga horária. “Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, sempre há imprevistos que podem fazer o colaborador se atrasar. Ou, de repente, ele tem um compromisso particular que faz com que precise chegar mais tarde ou sair mais cedo. A flexibilidade no horário ajudará a harmonizar demandas da empresa e da vida particular de cada um”, destaca.
Flexibilidade, inclusive, é uma das novas regras na Panalpina. “Outra ação implantada que busca dar mais liberdade aos colaboradores é a que possibilita dividir o período de férias ao longo do ano, conforme nova lei trabalhista estabelecida em 2017”, acrescenta. Agora, os profissionais da Panalpina têm a possibilidade de saírem de recesso até três vezes ao ano, desde que respeitados os períodos estabelecidos na legislação trabalhista.
Foram adotados também programas que incentivam o crescimento profissional na companhia. “Estamos elaborando um projeto de desenvolvimento de lideranças, com o intuito de formar novos gestores para os negócios da corporação. Além dele, preparamos uma ação para dar maior visibilidade à estrutura de cargos da empresa e aos planos de carreira que ela oferece”, complementa a executiva.
Outra iniciativa pioneira na operadora logística é a que permite uma maior aproximação entre os colaboradores e o presidente da Panalpina Brasil, Marcelo Caio, por meio de um bate-papo mais informal e descontraído, o Café com o Presidente. “Demos início a essa ação neste ano e vem sendo um sucesso. Este encontro, a princípio, ocorre todos os meses em São Paulo e muitas coisas legais estão surgindo nesse bate-papo, em que os colaboradores podem dar as sugestões e opiniões a respeito de tudo que acontece na empresa. No segundo semestre, levaremos essa iniciativa para outras filiais da companhia ao redor do País”, pontua.
Ana Cláudia salienta ainda que tudo isso só foi possível graças ao empenho de toda a equipe de recursos humanos da empresa, que a recebeu muito bem e que se dedica diariamente para tornar o dia a dia dos colaboradores ainda melhor. “Ter um departamento de RH comprometido com a empresa pode fazer a diferença na rotina de todos, tornando o trabalho ainda melhor e mais confortável para aqueles que fazem o negócio acontecer, os colaboradores”.
“Estes são grandes passos para a Panalpina, que busca aprimorar-se a cada dia mais e oferecer condições de trabalho cada vez melhores aos colaboradores. Todos temos muito a ganhar com isso. Em breve, teremos mais novidades”, completa a diretora de recursos humanos da Panalpina Brasil.