Mazzaferro investe R$ 3 milhões em sistema de gestão de resíduos sólidos e logística reversa

A Mazzaferro Monofilamentos, focada em especialidades de alto valor agregado, promoveu uma mudança radical de rumo na cultura da sua controladora Mazzaferro S/A, migrando da economia de escala para a economia de escopo nos últimos 15 anos. Esta mudança estratégica, trouxe também a exigência de produzir produtos ambientalmente sustentáveis, que visassem a otimização do custo variável e, por consequência, do resultado econômico da empresa.

Certificada ISO 9001:2015 desde 1997, e ISO 13485:2003 (dispositivos médicos) desde 2016, a Mazzaferro Monofilamentos investiu 3 milhões de reais nos últimos três anos em um moderno sistema de reciclagem dos resíduos pós industriais gerados dentro do grupo. “Utilizando a competência oriunda de muitos anos na produção de polímeros, hoje a Mazzaferro Monofilamentos transforma 600 toneladas/ano de resíduos, os quais voltam a condição de matéria prima”, afirma a plant manager, Miriam Bastos.

Destas 600 toneladas, mais da metade vem da implementação de uma sofisticada logística reversa, a qual recolhe no território nacional redes de pesca em desuso, as quais demorariam mais de 800 anos para serem absorvidas pelo ambiente. Em 2016, a Mazzaferro Monofilamentos, com a ajuda da Assenas Ambiental, formalizou o seu plano de gestão de resíduos sólidos (PGRS) e logística reversa (RS), o que lhe rendeu a homologação para fornecer a L’Oréal, atual cliente da Mazzaferro Color Charts, divisão que fabrica cartelas de mechas para demonstração de coloração capilar. Os investimentos dedicados à reciclagem e a gestão ambiental nos últimos anos renderam um consistente retorno econômico, reduzindo o custo variável por unidade produzida. Esta otimização da cadeia de transformação foi revertida em participação de mercado, deixando todos felizes: a sociedade, os clientes e os fornecedores.