Há oito anos, a Translobão é reconhecida pela eficiência, agilidade e credibilidade no transporte rodoviário de cargas para todo o Brasil. Sempre comprometida em investir em modernas tecnologias para oferecer o que há de mais inovador a seus clientes, a empresa também aplica essa filosofia internamente. Como prova disso, ela acaba de investir em um novo sistema para melhorar a gestão do negócio.
O ERP escolhido foi o da fornecedora Sankhya. “Escolhemos a Sankhya por sua capacidade tecnológica e de gestão. Além disso, ao analisar os concorrentes, considerei altamente produtiva sua forma de trabalho e fui surpreendido pelo ótimo relacionamento com seus profissionais. Acredito que toda mudança de sistema é um processo difícil, porém, avalio que a metodologia diferenciada da Sankhya, com etapas bem definidas, e a sinergia com sua equipe foram essenciais para lidar com essa dificuldade e conseguir alcançar o objetivo apontado no ato da contratação”, diz Lucas Marques, gerente administrativo da Translobão.
Ele dá detalhes sobre a implantação: “Trabalhei fortemente ao lado dos consultores e da gerente de projetos da Sankhya, e juntos conseguimos encontrar os melhores caminhos para desenvolver e adotar as regras de negócio. Eles entenderam nosso objetivo e souberam moldá-lo dentro dessa solução altamente flexível, e isso foi com certeza um diferencial. Com a tecnologia de ponta oferecida pela Sankhya vamos conseguir corrigir nossos principais pontos fracos, e facilitar a tomada de decisões ao obter indicadores estratégicos do negócio. Consequentemente, esperamos oferecer informações de melhor qualidade aos clientes, trazendo, gradativamente, um diferencial para o nosso segmento de atuação”.
Outro ponto destacado pelo executivo e que contribuiu para o sucesso da implantação foi o auxílio oferecido pela Universidade Sankhya. “Foi extremamente importante contar com os ensinamentos da Universidade para poder, não só manusear melhor o sistema usufruindo de todos os seus benefícios, como também aprender a aplicar melhor os conceitos da administração no dia a dia da empresa”.
Marques comenta que antes não havia um sistema para ajudar a gerir o negócio. “Os controles e indicadores gerenciais eram feitos manualmente e tínhamos apenas os processos de emissão, entrada e saída das notas fiscais de forma automatizada. A partir da Sankhya, determinamos bem os processos e tivemos uma espécie de revolução tecnológica interna”, afirma ele, ressaltando que o sistema está sendo implantado nas áreas financeira, comercial, de distribuição, telemarketing, entre outras.
“Em telemarketing, desenvolvemos em parceria com a Sankhya a funcionalidade acompanhamento de call center. Nela, o sistema aponta onde o usuário deve atuar para prevenir possíveis problemas, trazendo uma dinâmica diferente para o trabalho e uma diretriz do que o usuário deve priorizar em seu acompanhamento”.
O ERP também viabilizará outros acompanhamentos: “Utilizaremos o Gestão de Entregas, para acompanhar a eficiência em prazos, o Gestão de Ineficiências, para setorizar os responsáveis pela ineficiência, o Quantidade de entregas por Cliente, onde apontamos em quais clientes vamos mais de uma vez, o Situação das Entregas, no qual visualizamos o que está em entregue, agendado, dentro do prazo ou atrasado. Alguns desses acompanhamentos são exibidos através do Sankhya TV que traz um dinamismo incrível para a equipe que opera as informações exibidas nesses dashboards”.
A mobilidade oferecida pela solução da Sankhya, que disponibiliza informações dos processos internos via dispositivos móveis, também foi citada pelo gerente da Translobão. “É importantíssimo ter esses dados na palma da mão para ter uma visão geral do desempenho da empresa, em tempo real, em qualquer lugar, e a qualquer momento”.
Lucas Marques enfatiza a importância da parceria. “A Sankhya representa um marco de transformação na Translobão, e nossa parceria aconteceu em um momento em que estamos nos posicionando de uma maneira mais forte no mercado. E, justamente por isso precisávamos evoluir tecnologicamente para ficar ainda mais próximos dos clientes. Em pouco tempo de Sankhya já visualizo muitas evoluções e no nosso planejamento ainda temos melhorias a serem realizadas, que, com certeza, vão contribuir e muito com o a evolução do negócio”.
Atualmente, a Translobão possui cerca de 40 funcionários e está localizada em Uberaba, interior mineiro, onde está localizada a matriz, e também em Guarulhos, na grande São Paulo, onde mantém uma filial. As entregas da empresa são realizadas em todo o Brasil.