Scania lança geração de caminhões com diferenciais em inovação e sustentabilidade

Cobertura: Carol Gonçalves

Melhorar o mundo dos transportes? Desafio aceito”. Este foi o mote do encontro que a Scania (Fone: 11 4344.9333) promoveu com a imprensa de todo o Brasil em sua planta de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, no dia 2 de agosto último.
Durante o evento, que girou em torno dos assuntos inovação e sustentabilidade, a empresa revelou seu compromisso de liderar, juntamente com parceiros e clientes, a transformação para um sistema de transporte sustentável. E como isso será feito?
Gil Giardelli, estudioso de Inovação e Economia Digital, iniciou o encontro mostrando exemplos do avanço da tecnologia em todo o planeta, tendo sempre o ser humano como o centro de tudo. Inclusive, levou um robô com inteligência artificial, que pode ser usado em hospitais e escolas. “O trabalho repetitivo ficará com as máquinas. As profissões serão mais intelectuais”, disse. Chegou o tempo de pensar novo.
Na sequência, Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, anunciou o papel da Scania como protagonista dessa nova era no setor de transportes com a chegada de sua mais recente geração de caminhões ao Brasil. Os novos veículos foram lançados há dois anos na Europa e, diferentemente de lá, aqui toda a gama foi introduzida ao mesmo tempo.
Para produzir a nova geração, a empresa vai investir R$ 2.6 bilhões até 2020. “Sabemos que este lançamento é resultado do maior investimento na história da empresa, ao mesmo tempo que representa um passo à frente da indústria no que se refere à rentabilidade dos negócios de nossos clientes e de sustentabilidade”, salientou Podgorski.
Celso Torii, vice-presidente de Sales & Marketing da Scania Latin America, disse que a nova geração de caminhões foi projetada e planejada para atender às necessidades específicas dos clientes, por aplicação. “Fomos além do que existe no mercado e criamos algo inédito até agora: uma forma de oferta customizada, pois sabemos que quanto mais precisa a especificação, maiores as chances de retorno em relação à rentabilidade”, destacou.
Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil, acrescentou que com a novidade, o vendedor passa a ser praticamente um consultor de negócios. A equipe de vendas terá uma ferramenta que vai escolher a melhor solução de transporte para a necessidade real do cliente. A especificação será baseada na aplicação ideal. Ou seja, o caminhão passará a ser apenas mais um item.” Será possível, no mínimo, montar 500 tipos de caminhões.

Diferenciais
A nova geração foi desenvolvida com uma série de características globais em foco: ambiente de condução, economia de combustível, melhor utilização do espaço interior, segurança e máxima confiabilidade. Esses requisitos também impulsionaram a criação da lateral da cabine e são refletidos nos detalhes e em todo o design geral.
A cabine é totalmente nova por dentro e por fora. Da linha atual P, G e R, a mudança será de 7 opções para 19 tipos de combinações variantes das novas cabines R, S, P e XT. A cabine S é uma das principais novidades para o Brasil, pois traz o piso plano como maior vantagem, que melhora o deslocamento interno do motorista, propiciando mais conforto.
As novas cabines podem ser equipadas com airbags laterais anticapotamento, que são integrados no teto da cabine, uma técnica que nunca havia sido usada antes em caminhões. Junto com o uso do cinto de segurança, a “cortina” de airbags é uma característica crucial na prevenção de acidentes.
O Brasil fará a estreia mundial do novo motor de 540 cavalos. Aliás, a gama de propulsores terá novidades nas potências de: 220, 280, 320, 410 e 500 cavalos. E, no campo da sustentabilidade, o lançamento chega com cinco novos motores, movidos a GNV/Biometano (2 opções) e bioetanol (3 opções). Será a primeira carreta movida a GNV/Biometando do mundo.
Outra novidade é a chegada do motor de 7 litros para o segmento semipesado, para oferecer mais opções ao cliente desta importante faixa do mercado.
Com a economia de até 12%, o lançamento Scania será a solução mais competitiva na relação custo por km rodado, segundo a empresa, quando comparado preço de aquisição versus o que o conjunto entrega em termos de aumento de rentabilidade e disponibilidade.
Outra grande novidade é que a Scania está introduzindo o lay shaft brake, um sistema de freio de eixos como padrão nas caixas Opticruise. Ele não só reduz o tempo de mudança de marcha, como também contribui para que a pressão do turbo seja mantida. Portanto, o veículo irá aumentar a velocidade para a próxima marcha com maior torque, mantendo a suavidade das trocas. Este recurso irá melhorar a dirigibilidade em condições difíceis e levar ao aumento de desempenho em todos os tipos de condução rodoviária, incluindo a partida.

Na prática
Os novos caminhões passaram por três testes: simulações digitais, no laboratório e em campo. Eles foram testados globalmente em mais de 50 clientes e em oito países. No Brasil, cerca de 10 empresas participaram do projeto-piloto, percorrendo mais de 1,5 milhões de quilômetros.
Durante a visita do grupo de jornalistas ao laboratório da Scania, Leonardo Menezes, da área de validação veicular, apresentou Rafael Rich, diretor da Rápido ABC, uma das transportadoras que testaram o caminhão por um ano antes do lançamento. A empresa atua, principalmente, no segmento alimentício e de autopeças.
Na Rápido ABC, o veículo Kenya P280 6×2 fazia a rota Caxias do Sul, RS – Indaiatuba, SP, pela BR 116 totalmente carregado, percorrendo 1.000 km em 13 horas, com autonomia de 4.8 km por litro. “Os resultados em economia de combustível, ergonomia e conforto nos surpreenderam”, disse Rich.

The Journey

A Scania convidou os jornalistas a participarem da largada para a atividade promocional The Journey. Dois caminhões com a nova cabina S e com o novo motor XPI com potência de 500 cavalos deixaram a fábrica de São Bernardo do Campo rumo a uma jornada por quatro países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile e Peru.
Os cerca de 4.000 colaboradores da unidade fizeram parte do evento e seguiram atrás dos veículos por cerca de 600 metros, juntamente com a bateria da escola de samba Vai-Vai, que deu o tom festivo ao acontecimento.
Um caminhão fará paradas em concessionários Scania da América Latina para eventos com clientes, colaboradores, fãs da marca e jornalistas. O segundo veículo será testemunha de histórias latinas de transformação para um mundo mais sustentável, resultando em uma web-serie de cinco capítulos, com estreia marcada para o dia 29 de outubro, data oficial de lançamento na região (as primeiras entregas serão feitas a partir de fevereiro de 2019).
“O desafio de liderar a transformação para um transporte mais sustentável nós já aceitamos. Mas sabemos que mudar o mundo é uma jornada, e não podemos fazer isso sozinhos. Por meio do projeto The Journey, vamos mostrar atitudes de transformação, ou melhor, dar voz e rosto às pessoas que estão de alguma maneira buscando soluções sustentáveis”, explicou Podgorski.
A jornada pode ser acompanhada no site www.scania.com.br/journey.