De locais próprios para o acondicionamento de cargas tão sensíveis como os medicamentos a produtos que garantem a temperatura ideal, o mercado oferece soluções para este segmento que cresce ano a ano, indiferente às crises do mercado.
Emirates SkyCargo oferece solução de controle de temperatura
Como parte dos esforços no sentido de oferecer aos clientes uma ampla gama de soluções inovadoras para a cadeia fria, a Emirates SkyCargo (Fone: 11 4700. 1516) está disponibilizando uma nova solução em white cover desenvolvida em parceria com a DuPont. Fabricada com o material Tyvek® Xtreme™ W50 da DuPont, a nova capa White Cover Xtreme oferece uma proteção a cargas sensíveis a temperatura em ambientes quentes, frios e úmidos. O Tyvek® Xtreme™ W50 foi desenvolvido a partir do polietileno de alta densidade patenteado da DuPont, Tyvek®, e oferece uma proteção mais robusta para condições climáticas extremas ou inconstantes. Sua tripla camada de cobertura extrema branca funciona como um escudo que reflete o calor solar quando a temperatura está alta, e também serve de barreira para evitar a perda de calor em ambientes frios, mantendo a carga na temperatura correta. Além disso, o material permite a eliminação do vapor d’água, prevenindo que o vapor se condense e prejudique a carga. Nos últimos anos, a Emirates SkyCargo esteve trabalhando em parceria com a DuPont para desenvolver uma linha de capas leves e eficientes para proteção de cargas mais sensíveis ao calor e variações climáticas. Assim, introduziu a “White Cover Advanced” em abril de 2016, após o sucesso da “White Cover”. A “White Cover” é usada principalmente para proteger mercadorias perecíveis, como frutas e vegetais, enquanto a “White Cover Advanced” é usada para proteger produtos farmacêuticos sensíveis ao calor. A nova “White Cover Xtreme” protege as encomendas mais sensíveis ao calor, incluindo produtos farmacêuticos, normalmente submetidos a temperaturas extremas e condições climáticas variáveis durante seu transporte desde o local de origem até o destino.
Linx também oferece soluções para o setor
A Linx (Fone: 11 2103.2400), especialista em software de gestão para o varejo, também oferece soluções para o segmento farmacêutico. Como o Linx Farma, sistema completo de automação para gestão de farmácias e drogarias que proporciona integração com os principais programas de benefícios do mercado, controle de estoque, validade de medicamentos, cadastro de cartão fidelidade e gestão tributária e fiscal. “A Linx possui sistemas completos de automação de lojas especialmente desenhados para o varejo farmacêutico. Nossas soluções dão assistência para o momento da venda, suporte a programas de fidelidade, controle de entregas, televendas, gestão de campanhas, promoções e tudo o que farmácias e drogarias de todos os portes precisam para uma boa administração do negócio”, afirma Rogério Vieira, diretor do Segmento de Farmácia da Linx.
Terminais de carga da Infraero também operam com fármacos
A Infraero (Fone: 61 3312.3987) também disponibiliza terminais de carga com capacidade para operar com fármacos.
Por exemplo, o terminal de cargas de Manaus, AM, cuja movimentação, no segmento farmacêutico, pode ser vista no quadro acima.
O Terminal de Cargas de Manaus conta com dois armazéns automáticos. O primeiro inclui transelevador automático (miniload) para caixas de 30 kg e capacidade para 4.988 caixas, bem como seis transelevadores para paletes de 1.000 kg e capacidade para 5.880 caixas.
Já o armazém automático 2 possui um transelevador automático (miniload) para caixas de 30 kg e capacidade para 2.896 caixas, além de três transelevadores para paletes de 1.000 kg e capacidade para 2.112 caixas.
Também para atender ao setor farmacêutico, a Infraero conta com o Terminal de Cargas de Joinville, SC. Lá, a movimentação de todo o setor fármaco/hospitalar nos últimos três anos foi de U$ 67.728.537,00, ou 300 toneladas, incluindo produtos como Spiranza, Canabidiol, Keutruda (Pembrolizumab) – produtos para diagnósticos in-vitro, para tratamentos odontológicos, cosméticos, cabelos humanos e cosméticos. Está sendo realizado um estudo, em parceria com uma empresa de Despacho Aduaneiro especializada na área Médica/Hospitalar, para importações de medicamentos experimentais para utilização de pacientes com HIV.
PAC Log atua como gestora e operadora de terminais de carga aérea
A PAC Log (Fone: 27 3235.6398), pertencente ao Grupo Poly e integrante da divisão de empresas de serviços logísticos 4PLogistics, atua como gestora e operadora de terminais de carga aérea internacional em seis estados brasileiros – incluindo os aeroportos de Curitiba (CWB), Goiânia (GYN), Recife (REC), Navegantes (NVT), São José dos Campos (SJK) e Vitória (VIX). Atualmente cinco dos seis terminais de carga já operam produtos controlados pela ANVISA, porém novos projetos, autorizações e certificações estão em andamento para ampliar a participação no segmento farmacêutico. Afinal, as operações logísticas de insumos fármacos e equipamentos hospitalares nos terminais da rede PAC cresceram 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. No primeiro semestre de 2018 foram movimentadas 5.000 toneladas destes produtos, atendendo as principais indústrias e laboratórios do setor. O business plan da empresa prevê esforços concentrados neste segmento de mercado para aprimorar suas infraestruturas nos próximos dois anos – estão contemplados no plano de investimentos R$ 35.000.000,00 em armazéns com câmaras frias, áreas climatizadas, preparo operacional e técnico.
Grupo Polar lança PCM Super Cold® que mantém produtos até -80°C sem uso de gelo seco
Para atender a indústria farmacêutica e diagnóstica, o Grupo Polar (Fone: 11 4341.8600) está lançando o Super Cold ®, que faz parte da linha Ice Foam®, o qual, segundo a empresa, pode dispensar 100% o uso de gelo seco e é o primeiro 1º PCM em espuma, atóxico e biodegradável do Brasil. Ainda de acordo com a empresa fabricante, o lançamento garante a estabilidade térmica em faixas de temperatura de produtos congelados e tem potencial para atingir temperatura de até 80º C negativos durante os processos de transporte e armazenamento.