A BYD forneceu à dnata, empresa de ground handling que opera no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, 21 tratores 100% elétricos Green Tug. A substituição dos modelos a Diesel pelos elétricos foi iniciada em setembro do ano passado e, hoje, a dnata já conta com uma frota de tratores 100% elétricos.
Os tratores são usados para rebocar carretas de malas, carga e correio e foram selecionados após avaliações técnicas e ambientais. De acordo com Ricardo Morrison, CEO da dnata Brasil, “os tratores elétricos, além de não emitirem poluentes, são mais versáteis nas manobras e deslocamentos em solo, mais seguros e confortáveis e operam silenciosamente, o que contribui para a saúde dos operadores que sofrem diariamente com o ruído intenso dos tratores convencionais.”A ideia da dnata é substituir toda a frota a Diesel por veículos elétricos nos 26 aeroportos que opera no país. “Estamos muito contentes com a frota 100% elétrica e o movimento agora se espalha pelo país, a exemplo do que a dnata vem fazendo em todo o mundo. Fico feliz por estarmos contribuindo para a reduzir a emissão de poluentes em nossas operações em solo”, completa Morrison. A dnata atende mensalmente a 3.180 voos de clientes regulares só no Aeroporto Internacional de Guarulhos e mais de 16 mil voos em todo o país.
Os 21 tratores elétricos BYD em operação deixam de lançar na atmosfera 647 toneladas de CO2 ao ano, além de 294 toneladas de material particulado, reduzindo drasticamente a poluição.
Segundo o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, “hoje, trocar um veículo movido a combustíveis fósseis por um elétrico é um gesto amigo do planeta, das cidades e da população. Quase meio milhão de pessoas morre anualmente em consequência de doenças respiratórias e cardiovasculares provocadas pela má qualidade do ar e a BYD, juntamente com seus parceiros de negócios, estão fazendo sua parte em busca de uma sociedade de mínimo impacto ambiental, para garantir o equilíbrio do nosso planeta.”
O trator 100% elétrico Green Tug — Oferecendo duas opções de capacidade de reboque: 5 toneladas e 25 toneladas, a linha Green Tug possui um sofisticado sistema de gerenciamento de energia, uma expertise da BYD de mais de 20 anos em diversos tipos de equipamentos, o que confere mais produtividade por kWh. O sistema one pedal drive permite a condução com apenas com um pedal, o do acelerador. Cada vez que o motorista desacelera, o sistema de freios regenerativos entra em ação, recuperando 35% da energia envolvida.
O Green Tug vem equipado com a tecnologia de ponta da BYD, as baterias de fosfato de ferro lítio, garantindo uma autonomia de até 16 horas com uma única recarga.