Mercedes-Benz e Grunner lançam caminhão com direção autônoma que opera 24 horas nas usinas do Brasil
O extrapesado Axor 3131, caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma, está sendo utilizado em uma operação diária regular no Brasil. Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse inédito modelo fora de estrada já opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar na Agro Cana Caiana, localizada na região de Lençóis Paulista, SP. “A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita”, explica Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. O novo Axor 3131 atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da colheita. Terminado o carregamento, o motorista assume o controle do Axor para a etapa de transbordo aos treminhões, ou seja, o descarregamento da carga nos caminhões de maior capacidade, que completam o ciclo de transporte levando a cana às usinas de açúcar e etanol. A central de operações da Agro Cana Caiana cria, em seus computadores, as rotas de produção por meio de georreferenciamento, controlando a colhedora e o caminhão no campo via satélite. “Com alta precisão de centímetros, o caminhão só circula por onde o sistema indica, aumentando assim a produtividade da operação. Com uma bitola maior, até 3 metros, o caminhão opera sem passar por cima das áreas de plantio, preservando o solo e os brotos das futuras plantas”, completa Henrique Belei, sócio-proprietário da Agro Cana Caiana e diretor de engenharia da Grunner Tec. Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a utilização de caminhão, em substituição a tratores, agiliza o processo de transbordo dentro das fazendas, trazendo mais produtividade, menos consumo de combustível e menor custo operacional. Ainda de acordo com o executivo, a solução é tão eficiente e rentável que já começou a conquistar outros clientes do setor canavieiro. “Mais 16 caminhões Axor 3131 de direção autônoma foram negociados neste mês para realizar a operação de colheita de cana, o que já é o primeiro fruto da parceria da Mercedes-Benz com a Grunner.”
Porto Seco Centro Oeste é o novo operador do TECA Belém
O Grupo Porto Seco Centro Oeste (Fone: 62 3310.6100), à frente de um dos maiores portos secos do país em Goiás, é o novo operador logístico do Terminal de Cargas (Teca) do Aeroporto Internacional de Belém. “Chegamos a Belém para trazer nossa experiência de 20 anos à frente do Porto Seco de Anápolis, para somar conhecimentos, realizar grandes e potenciais negócios na região e para fazer do terminal de Belém um dos maiores terminais do modal aéreo do Norte do Brasil”, garante o diretor de Operações do Grupo, Everaldo Fiatkoski Jr. Segundo dados da Infraero, somente no primeiro trimestre deste ano o terminal movimentou 430 toneladas de cargas que, se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram processadas 255 toneladas, representa um aumento de 90%. O Terminal de Cargas do Aeroporto de Belém (Val-de-Cans), a exemplo do acontecido com os aeroportos de Goiânia, GO, Curitiba, PR, Vitória, ES, São José dos Campos, SP, e Recife, PE, segue a partir de então o novo modelo comercial da Infraero, de expansão do portfólio de serviço e de produtos de logística integrada e ampliação da parceria com a iniciativa privada.
Saraiva instala Centro de Distribuição em Extrema, MG
Uma das maiores redes varejistas de educação, cultura e entretenimento, a Saraiva (Fone: 11 3065.7200) conta com um novo Centro de Distribuição em Extrema, MG, com a operação logística a cargo da CEVA Logistics. Esta nova estrutura, juntamente com a dos outros dois CDs em Cajamar, SP, e Salvador, BA, trará maior eficiência à malha logística, agilidade nas entregas e velocidade no abastecimento das mais de 100 lojas da Saraiva, além de concentrar a operação de eletrônicos – telefonia, informática, acessórios e games – para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. E a escolha da cidade se deveu à sua localização, que permite fácil acesso à malha logística daquelas regiões, o que trará uma entrega em menor tempo, de forma mais dinâmica, com ganho de qualidade para a jornada de compra do cliente. “Com este novo CD reforçamos nossa estratégia de aprimorar, cada vez mais, a experiência dos clientes e a omnicanalidade, com a integração entre as lojas físicas e o e-commerce. Resultando não só em maior agilidade nas entregas a nível nacional, mas também em velocidade no abastecimento das lojas físicas da Saraiva”, afirma Alexandre Faria, gerente de logística da empresa.
Kiabi escolhe a ID Logistics para gerenciar as operações logísticas no Brasil
A ID Logistics (Fone: 11 3809.2600) está gerenciando toda a operação logística da Kiabi no Brasil – uma das maiores redes de moda da França, que inaugurou recentemente sua primeira loja no País. A rede fashionista francesa já está em pleno funcionamento em um espaço de 1500 m² no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, SP, com produtos de vestuário, acessórios e calçados para toda a família. Já o Centro de Distribuição da Kiabi fica em Jundiaí, SP. A ID Logistics é responsável pelo recebimento, conferência, armazenagem, separação e entrega (transporte) nas lojas da Kiabi, bem como atividades correlatas: etiquetagem, dobradura das roupas, encabidamento de peças, etiquetagem de preço, fita de marcação de tamanho e lacre antifurto. Rodrigo Bacelar, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da ID Logistics, destaca também a logística do e-commerce. “Em curto espaço de tempo, teremos ainda a operação de e-commerce, na qual haverá a possibilidade, por exemplo, de o cliente solicitar para experimentar a roupa na loja e só comprar efetivamente caso goste”, afirma. A marca Kiabi prevê a abertura de 40 lojas nos próximos cinco anos e aposta no Brasil para iniciar seu processo de expansão. “Iremos acompanhar a expansão da Kiabi por todo o Brasil. A parceria estabelecida tem foco de longo prazo, como já o temos na Europa”, completa Bacelar.
Volvo faz, no Brasil, a primeira entrega comercial de caminhões com tecnologia autônoma do mundo
Pioneira ao apresentar o caminhão modelo VM com tecnologia autônoma numa operação real no Brasil há cerca de um ano, a Volvo anuncia agora a entrega comercial das primeiras unidades do veículo. “Dissemos que esse seria o primeiro caminhão com tecnologia autônoma comercialmente viável do mercado. Agora provamos isso com a entrega de um lote de veículos já para a colheita de cana de açúcar de 2018”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo América Latina. O veículo foi desenvolvido pela área de engenharia avançada no Brasil, com apoio da matriz na Suécia. Segundo Lirmann, com o negócio, a Volvo torna-se a primeira marca a fazer a entrega comercial de um caminhão com tecnologia autônoma no mundo – que está sendo comercializada na forma de prestação de um serviço. “Podemos comparar com os serviços de TV a cabo ou internet que temos em casa. Existe um equipamento, mas não pagamos por ele e sim pelo serviço entregue”, afirma Lirmann. “Estamos muito otimistas com essa nova tecnologia autônoma. Sem ela, a compactação de mudas impacta largamente na vida útil do canavial”, afirma Paulo Meneguetti, diretor financeiro e de suprimentos da Usaçucar, grupo proprietário da Usina Santa Terezinha, para onde os caminhões foram destinados. O VM com tecnologia autônoma é equipado com um avançado sistema que permite a operação em modo autoguiado quando está dentro da lavoura de cana. Durante a colheita, o veículo é capaz de “visualizar” de forma virtual as linhas de plantação e seguir sozinho por elas, sem interferência direta do condutor. “A precisão de 2,5 cm é um número impossível de atingir por um motorista. Com isso, reduzimos drasticamente as perdas por pisoteamento das mudas novas, um dos maiores problemas de produtividade de nosso cliente”, afirma Alan Holzmann, diretor de planejamento estratégico de produto da Volvo na América Latina. Para conseguir tamanha precisão, o caminhão tem um sistema de geolocalização que identifica com exatidão o caminho a ser seguido e aciona o sistema de direção. “Durante a colheita operamos 24 horas por dia, sete dias por semana. À noite temos dificuldade adicional para evitar o pisoteio. Tudo será minimizado com o caminhão de tecnologia autônoma”, afirma Meneguetti. A nova tecnologia não elimina o papel do motorista. Ele continua responsável por conduzir o veículo até as linhas de plantação e depois para o ponto de descarga, reiniciando um novo ciclo.
Blu Logistics anuncia parceria com a ICS Logistics
Já está em operação a mais nova unidade da Blu Logistics (Fone: 11 5671.8382), a Blu Campinas. Estruturada em parceria com a ICS Logistics, a nova filial vai centralizar as operações de carga aérea para a Blu e oferecer serviços como armazenagem e segregação, consolidação de cargas, serviço SEA/AIR, carga expressa/especial com atendimento 24/7 e serviço Door to Door. Com forte expertise no segmento aéreo e já baseada em Campinas, SP, a ICS foi escolhida para centralizar todas as operações da modalidade.